Quer equilibrar o seu orçamento familiar e não consegue? Veja três simples passos para equilibrar o seu orçamento.
1 - Construa um orçamento familiar realista e exigente
O orçamento familiar é a principal ferramenta de gestão de dinheiro ao dispor das famílias portuguesas. Sendo uma ferramenta cada vez mais utilizada não deixa de ter um potencial ainda desconhecido. Se quer ter o controlo sobre o seu dinheiro não pode deixar de fazer o seu orçamento, tendo em conta:
- Receitas, na sua vertente fixa e variável;
- Despesas, nas suas vertentes essencial e variável.
A construção do orçamento familiar deverá ser realizada todos os meses. Não sendo possível, faça-o pelo menos uma vez por trimestre de modo a permitir controlar o seu dinheiro e definir objetivos de poupança e de corte de custos.
Para o ajudar recolher a informação rapidamente e de forma mais eficiente sugerimos que utilize o Boonzi, aquela que é provavelmente a melhor ferramenta de gestão de finanças pessoais em português.
2 - Defina objetivos de poupança e de corte de custos
Após a construção do orçamento familiar irá ser muito fácil definir objetivos de poupança e identificar onde será possível cortar custos. Estude o seu Boonzi com cuidado e irá constatar que as pequenas despesas do dia-a-dia são responsáveis por lhe levar uma parcela muito significativa do seu dinheiro.
Tendo feito esta definição estará em condições de começar a cortar custos através de rever a sua prestação do crédito habitação, renegociar os valores de água, electricidade ou até telecomunicações. Deve também eliminar o desperdício, da redução dos custos com os seus seguros e de despesas que simplesmente percebe que não fazem sentido.
3 - Pague primeiro a si próprio
Diz-nos a experiência que para aumentar a probabilidade de poupar todos os meses e de forma consistente é necessário criar automatismos. Para poupar de forma inconsciente deverá conseguir:
- Poupar no início do mês, altura em que tem dinheiro disponível na sua conta;
- Poupar de forma automática, bastando para tal programar uma transferência automática de uma determinada quantia para uma conta autónoma.
Três pequenos passos que podem fazer toda a diferença na gestão do seu dinheiro. A sua aplicação não irá mudar a sua vida de um dia para o outro mas será fundamental para reforçar hábitos saudáveis de gestão do seu dinheiro. Se as suas mensalidades com créditos são muito altas e não consegue poupar poderá entrar em contacto com o Doutor Finanças e fazer um check-up ao seu plano financeiro.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #como poupar dinheiro,
- #finanças penhoras,
- #orçamento familiar,
- #penhoras,
- #poupar dinheiro,
- #renegociação de créditos
Deixe o seu comentário
10 comentários em “3 passos para equilibrar o seu orçamento familiar”