Sabe se tem dívidas à Segurança Social? Neste artigo iremos mostrar como pode consultar a sua situação junto da Segurança Social e saber se tem dívidas de forma a evitar encargos adicionais com multas.
Graças à polémica envolvendo as dívidas do primeiro-ministro à Segurança Social muitas pessoas ficaram mais alerta para a sua própria situação. Independentemente de não ter recebido carta de cobrança ou de acreditar que as dívidas prescreverem, não se esqueça de que a responsabilidade de ter a “folha limpa” é sempre do próprio.
Consulte o Portal da Segurança Social
Hoje em dia é relativamente fácil saber como está a sua situação contributiva.
A primeira etapa que deverá efetuar é o registo no portal da Segurança Social Direta. Se é a primeira vez que utiliza terá de solicitar a senha de acesso que será enviada via CTT para a sua morada. A senha poderá demorar alguns dias, mas a partir daí terá a liberdade de utilizar as ferramentas do portal sempre que precisar.
Quando estiver registado no portal, após login deverá seguir os seguintes passos:
- Pedidos;
- Declaração;
- Situação contributiva;
- Iniciar Pedido.
De notar que o documento relativo à situação contributiva poderá demorar até 10 dias a ser emitido, embora regra geral seja mais rápido.
E se tiver dúvidas?
Se ficar com alguma dúvida sobre o documento emitido não deixe de procurar a resposta. O desconhecimento não serve de justificação para manter situações irregulares. Se não conseguir deslocar-se a um departamento da Segurança Social, poderá recorrer à linha de acesso à Segurança Social (808 266 266).
Utilize os meios que estão ao seu dispôr. E não deixe para amanhã o esclarecimento de qualquer dúvida, pois muitas vezes o tempo só vai agravar a infração. Por muito confuso que possa ser o sistema é da nossa responsabilidade garantir que não estamos em dívida com ninguém.
Também é possível ver as dívidas aos bancos
Ao nível dos créditos existe uma ferramenta muito útil, disponibilizada pelo Banco de Portugal, que nos dá o ponto de situação de todos os créditos: se está tudo regular, se há incumprimento e como está o crédito de quem fomos fiadores. Veja neste artigo como obter o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito.
Sugerimos que verifique com alguma regularidade a sua situação contributiva e o total dos seus créditos. Pode acontecer vir a ter surpresas desagradáveis que deverá corrigir rapidamente para evitar que se agravem. Aliás, temos visto o aumento progressivo das penhoras com os consequentes impactos graves na vida financeira dos portugueses.
Se prevê que venha a ter dificuldades financeiras em breve ou se quer apenas ter uma opinião sobre o estado atual das suas finanças, saiba que o Doutor Finanças pode ajudá-lo gratuitamente a diminuir as despesas financeiras com os seus créditos.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #ajuda endividamento,
- #dívidas ao fisco,
- #dívidas fiscais,
- #dívidas segurança social,
- #mapa de créditos,
- #segurança social,
- #segurança social direta
Deixe o seu comentário
2 comentários em “Como saber se tenho uma dívida à Segurança Social?”