Objetivos de poupança e gestão do orçamento são dois dos conceitos de literacia financeira que as crianças até aos 12 anos devem conhecer. No podcast "No final de contas", com Sara Antunes, diretora de Comunicação e Conteúdos do Doutor Finanças, Ana Elisa Santiago, professora e investigadora na área de educação financeira, defende que "os professores e os educadores vão já desenvolvendo algum trabalho."
Salientando que existem alguns projetos, "tanto ligados a entidades financeiras como a fundações que dão algum suporte aos professores para que a temática seja abordada", a convidada reforça que este é um trabalho que deve ser contínuo.
Ainda assim, a professora e investigadora refere que "as escolas não precisam de muitas ferramentas", apontando antes para a importância do trabalho em equipa dos professoras "para que possam pensar de uma forma articulada, porque a educação financeira pode naturalmente ser trabalhada na aula de matemática, mas com todas as outras áreas".
Ana Elisa Santiago é professora, licenciada em Matemática e doutorada em Didática da Matemática. Leciona atualmente na Escola Superior de Educação de Coimbra e ainda desenvolve investigação nas áreas da História da Matemática, Educação Financeira e ensino da Matemática nos primeiros anos.
Ouça a versão integral do podcast nas plataformas habituais e veja o vídeo dos momentos mais marcantes desta conversa.
Leia ainda: Literacia financeira infantil: Como falar de dinheiro com crianças?
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário