Pensões

É pensionista? Saiba o valor da sua pensão em 2023

Quer saber quanto vai receber de pensão em 2023? Veja, neste artigo, tudo o que muda no próximo ano.

Pensões

É pensionista? Saiba o valor da sua pensão em 2023

Quer saber quanto vai receber de pensão em 2023? Veja, neste artigo, tudo o que muda no próximo ano.

Se é pensionista, é normal que esteja com muitas dúvidas sobre o valor da sua pensão em 2023. É que, este ano, devido à subida acelerada da inflação, o Governo decidiu limitar a subida das pensões no próximo ano, pelo que a atualização não terá por base a fórmula de cálculo prevista na legislação.

Assim, a partir de 1 de janeiro de 2023, as pensões vão subir entre 3,89% e 4,83%, ligeiramente acima do previsto no Orçamento do Estado para o próximo ano, por causa do valor final da inflação de novembro.

Também o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), que define os intervalos das atualizações, vai aumentar mais que o inicialmente previsto pelo Governo.

A partir de janeiro, o IAS vai aumentar 8,4%, passando de 443,20 euros para 480,43 euros, o que compara com os 478,70 euros avançados anteriormente.

De seguida, explicamos melhor qual será o aumento da sua pensão em 2023 e como descobrir a sua taxa de retenção na fonte.

Ler mais: Salário mínimo sobe 55 euros em 2023

Aumento da pensão depende dos rendimentos

No caso de ter uma pensão até 2 IAS (960,86 euros), esta será atualizada em 4,83%.

Já se a sua pensão se situar entre 960,86 euros e os 2.882,58 euros (entre 2 e 6 vezes o IAS) o aumento nos rendimentos é de 4,49%. Por fim, as pensões acima dos 2.882,58 euros e até aos 5.765,12 euros (entre 6 e 12 IAS) vão ter um aumento de 3,89%.

Mas na prática, quanto aumenta a sua pensão em 2023? Mais uma vez, o valor em euros depende da sua pensão. Por exemplo, se a sua pensão em 2022 for de 500 euros, em 2023 vai receber 524,15 euros. Já se for de 600 euros, o aumento é de 28,98 euros. Caso a sua pensão fosse de 850 euros, o aumento é de 41,06 euros.

Se a sua pensão se situar no escalão com um aumento de 4,49%, então uma pensão de, por exemplo, 1.500 euros o aumento é de 67,35 euros. Caso receba atualmente uma pensão de 2.800 euros, o aumento é de 125,72 euros.

Embora poucos pensionistas atinjam o escalão mais elevado, onde se aplica a subida de 3,89%, se recebe uma pensão de 4.500 euros, tem um aumento mensal de 175,05 euros.

Retenção na fonte de IRS: O que muda?

Após a publicação em Diário da República das novas tabelas de retenção na fonte para 2023, já é possível saber quanto vai descontar de acordo com o valor da sua pensão. Isto se mora em Portugal Continental. Para já, ainda não são conhecidas as tabelas de retenção na fonte de IRS para as Regiões Autónomas.

Mas antes de ficar a conhecer as novas taxas de retenção na fonte de IRS para os pensionistas, primeiro deve saber que existem duas tabelas previstas para 2023. E o que é que isto significa? Que há um modelo de cálculo previsto para o primeiro semestre (até ao final de junho) e outro que entra em vigor a de julho.

No primeiro semestre de 2023, um pensionista que receba até 762 euros fica isento de retenção na fonte. A partir desse valor, a taxa varia consoante o valor da sua pensão e a sua situação pessoal, profissional e conjugal.

Por exemplo, uma pensão até 899 euros, pode ter uma taxa de 5,8% ou de 2,8%. A mais elevada aplica-se a pessoas casadas (2 titulares com rendimentos) e a pensionistas não casados. Já a mais baixa, aplica-se apenas a um pensionista casado que seja o único titular de rendimentos.

Dentro da mesma lógica, uma pensão de 1.200 euros é taxada em 11,8% ou 8,5%. Já uma pensão de 1.800 euros tem uma taxa de retenção na fonte de 17,5% ou de 14%. Logo, quanto mais elevada for a sua pensão, maior será a sua taxa de retenção na fonte.

No segundo semestre de 2023, o valor a pagar de retenção na fonte de IRS pode ser diferente. Afinal, no dia 1 de julho de 2023 entra em vigor um novo modelo de tabelas de retenção na fonte. No entanto, a fórmula de calculo dos descontos é um pouco mais complexa. Isto porque neste modelo segue uma lógica de taxa marginal, em linha com os escalões de IRS considerados para a liquidação anual do imposto.

Ler mais: Novas tabelas de retenção na fonte de IRS: Saiba quanto vai descontar em 2023

Tem dificuldades em calcular o valor da sua pensão em 2023? Use um simulador

Caso tenha dificuldades em calcular o valor da sua pensão em 2023, saiba que não precisa de fazer contas a todas as taxas para apurar quanto vai receber ao longo do próximo ano. Para ajudá-lo com estas contas, basta recorrer ao Simulador de Pensão Líquida 2023.

O simulador de Pensão Líquida é uma ferramenta simples, onde basta indicar o tipo de pensão que aufere, se vive em Portugal Continental ou numa Região Autónoma, o seu estado civil e se tem ou não dependentes. Se o seu cônjuge ou dependentes forem portadores de necessidades especiais com um grau incapacidade permanente igual ou superior a 60%, deve indicá-lo.

Assim, com estes dados, sabe antecipadamente o valor real da sua pensão em 2023. E desta forma, consegue gerir melhor o seu orçamento familiar e as suas poupanças.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.