Se decidiu que 2023 é o ano em que vai dar um novo rumo à sua vida profissional, este artigo pode ajudá-lo não só a encontrar um novo emprego, como a aferir, alguns exemplos de empresas que estão a contratar e como pode candidatar-se.
Atualmente, as áreas com maior oferta são Turismo, Indústria, Serviços, Tecnologia, Retalho alimentar e não alimentar, entre outras.
Leia ainda: Benefícios flexíveis no trabalho: Dos mais comuns às novas tendências
Quem está a procurar e o quê
Analisámos o mercado e seguem-se alguns exemplos de empresas que estão a recrutar e para que funções procuram encontrar profissionais.
Assim, a seguradora Fidelidade tem atualmente diversas oportunidades de emprego e procura candidatos para reforçar as suas equipas. Especificamente, procura Data analyst; Técnico de produto; Analista de risco operacional; Gestor de negócio corporate; Técnico de Fiscalidade; Especialista de Market Intelligence; Gestor de Processos; e Consultor Comercial.
Também a Sky acaba de abrir um novo hub tecnológico no Funchal. Esta empresa quer contratar mais 15 pessoas para o Funchal. A área com mais vagas é a informática.
A Xpand IT procura mais de 40 profissionais de diferentes áreas para reforçar a sua estrutura, seja para trabalho híbrido ou remoto. Em suma, as oportunidades em aberto são viradas para a tecnologia, nomeadamente, Software Engineer; Java Frontend & Backend Developer; Mobile Developer; CRM Developer; Data Scientist; Fullstack Engineer; e Data Analytics Engineer.
A Securitas Direct espera contratar 70 profissionais um pouco por todo o país. Nesse sentido, são várias as vagas em aberto para as áreas distintas como a Comercial; Manutenção; Atendimento ao Cliente; Administrativa; e Vigilantes de Segurança.
A Infraestruturas de Portugal também está à procura de colaboradores para diversas áreas, como por exemplo: Planeamento e projeto; Construção; Modernização; Conservação; Operação das redes rodoviária e ferroviária; e áreas corporativas e de suporte à gestão.
O Leroy Merlin procura cerca de 200 profissionais em todo o país. Assim, para se candidatar deve ter o seguinte perfil: orientação para o atendimento ao cliente; boa capacidade de comunicação; saber trabalhar em equipa; e ainda, gosto pelo retalho e comércio.
A Bluepharma, grupo farmacêutico português, também procura vários profissionais, como por exemplo: Industrial Affairs; Medical Affairs; Técnico de Assuntos Regulamentares; Process Engineer; Operador de Fabricação; Técnico Analista de Controlo de Qualidade.
A cadeia de hotéis Hilton tem várias vagas nos seus hotéis em toda a Europa. Assim, são mais de 800 vagas em aberto, especialmente para jovens. Só em Portugal, são cerca de 85 vagas.
Da mesma forma, o IKEA procura colaboradores a tempo inteiro e a part-time, para as diferentes lojas do país. Feitas as contas, são mais de 50 vagas em aberto.
Leia ainda: Procurar emprego no Linkedin: 14 erros que deve evitar
Emprego: o que esperar para 2023?
Em primeiro lugar, assistimos atualmente a baixos níveis de desemprego, já que o recrutamento está em alta, sobretudo nas competências tecnológicas e nas competências de comunicação.
Ou seja, dominar as tecnologias e saber comunicar são duas "skills" em que deve apostar se quer ser bem-sucedido no mercado de trabalho, independentemente de estar à procura de emprego ou não.
Por outro lado, torna-se cada vez mais importante dominar várias línguas, principalmente o inglês. Ainda assim, outras línguas como o espanhol, francês ou alemão são igualmente valorizadas.
Quais as tendências no emprego?
Segundo os especialistas, assistimos a algumas mudanças de paradigma no mercado de trabalho. Ou seja, as empresas estão a apostar cada vez na:
- retenção de talentos;
- e no trabalho remoto ou híbrido.
Assim, a concorrência no recrutamento é cada vez mais uma realidade. Dessa forma, as empresas estão cada vez mais a apostar na retenção de talentos. No entanto, para isso é preciso criar condições para que os trabalhadores se mantenham o máximo possível de tempo nas empresas. Para tal, não basta ter um bom salário. Ou seja, é preciso apostar igualmente noutros benefícios cada vez mais valorizados por quem procura emprego, como por exemplo:
- Seguro de saúde;
- Possibilidade de fazer trabalho remoto ou hibrido;
- Formação e educação;
- Seguro de vida;
- Flexibilidade de horários;
- Parcerias com descontos em atividades diversas (farmacêuticas, cabeleireiros, ginásios, etc.)
- Ajudas de custo;
- Subsídio de alimentação;
- Subsídio de transporte;
- Entre outras regalias.
Por fim, o trabalho híbrido ou remoto, impulsionado pela pandemia, é hoje incontornável. Esta modalidade permite ao trabalhador gerir melhor o seu tempo e conciliar a sua vida pessoal com a profissional de uma forma mais equilibrada. A redução de custos tanto para o trabalhador como para a empresa é uma evidência (por exemplo, custos de transporte no caso do trabalhador ou gastos com energia no caso das empresas).
Leia ainda: Anúncios de emprego falsos: 10 sinais de alerta
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário