Miguel Ferreira, coordenador do Finanças para Todos, foi o convidado do último episódio do podcast "No final de contas". À conversa com Sara Antunes, diretora de Comunicação e Conteúdos do Doutor Finanças, falou sobre o programa e ainda sobre os desafios que as famílias enfrentam atualmente devido ao contexto económico.
Admitindo que a literacia financeira é uma lacuna do país, Miguel Ferreira defende que "a longo prazo, e de forma sustentável, a melhor estratégia é, tal como temos um plano nacional de leitura, haver um plano nacional de literacia financeira".
Sobre o contexto económico atual, o convidado considera que as famílias que se vejam em dificuldades financeiras devem adaptar o seu padrão de consumo ao nível de preços, mas também rever os seus encargos e não ter receio de renegociarem os seus créditos.
"Os bancos têm bastante abertura a renegociar as condições, porque querem evitar ficar com crédito malparado", afirma.
Miguel Ferreira é coordenador do Finanças para Todos, um programa de literacia financeira criado pelo Centro de Conhecimento especializado em Finanças da Nova SBE. O convidado é professor catedrático e presidente do Conselho Científico da Nova SBE. É também investigador com várias publicações em revistas académicas na área de finanças.
Ouça também o podcast nas plataformas habituais e veja o vídeo desta conversa.
Leia ainda: Literacia financeira: Pequenos empresários lideram ranking da OCDE
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário