O Dia da Criança é celebrado a 1 de junho, mas tendo em conta a importância que as crianças têm na nosa vida, bem podia ser assinalado todos os dias.
Para quem quer fazer algo diferente neste dia e ainda não tem ideias, reunimos algumas sugestões, de forma a contribuir para a celebraçao de um dia especial.
13 sugestões para aproveitar o Dia da Criança
Pratique desporto em família
O desporto é saudável e uma ótima forma de ocupar os tempos livres. No Dia da Criança, porque não promover a prática de um desporto, e assim fazer com que as suas crianças gastem um pouco de energia, fora de casa? Por exemplo, podem praticar canoagem em família e respire ar puro, enquanto aproveita uma bela paisagem.
Se não é amante de água, então pense numa partida de paintball. Também pode passar uns bons momentos em família e que deixará boas memórias, nem que seja na roupa com umas boas manchas de tinta!
Faça uma corrida colorida
Já pensou em correr, mas de uma forma diferente? Pois bem, e que tal uma corrida colorida? Crie um pequeno parque em papel, use umas tintas e deixe-se escorregar. Permita uma pequena “bagunça” por alguns momentos na sua vida e na das crianças. Afinal de contas, dias não são dias e vai ver que “rir” vai ser a palavra de ordem.
Recorde os jogos da sua infância no Dia da Criança
Ensine ao seu pequenino como eram os seus tempos de criança e as brincadeiras da sua altura. Lembre-se de como eram os tempos sem telemóveis, videojogos ou a quantidade de canais de televisão que agira temos.
Ensine-lhes, por exemplo, alguns jogos tradicionais: quem se lembra do “jogo da macaca” ou do famoso “lá vai alho”? Ou então, ensine o seu pequeno a construir um carrinho de rolamentos.
Dependendo do jogo a que se dedicarem, a brincadeira pode durar horas a fio.
Faça malabarismo com os seus pequeninos
Quantos pais, hoje, se queixam que as crianças só querem estar "agarradas" às novas tecnologias? Então, que tal uma sessão de malabarismo? Esta atividade para o Dia da Criança é uma forma de os fazer mexer ao mesmo tempo que brincam. Arranje três bolas leves (podem ser das anti-stress) e desafie as crianças a fazer arte com as mãos.
Aquela que, no final do dia, tiver o melhor desempenho (por exemplo, aguentar mais segundos sem deixar cair nenhuma bola) merece uma lembrança do Dia Mundial da Criança.
Faça uma sessão fotográfica em família
Gosta de fotografias? Porque não fazer uma sessão fotográfica? Assim, ficará com um Dia da Criança para mais tarde recordar.
Mas, inove. Desafie as crianças a representarem uma personagem. Aproveite e usem roupas e acessórios que estejam esquecidos lá por casa. Qual é a criança que não gosta de se mascarar de um boneco animado ou de um super herói? Também podem construir cenários de fundo com o que houver à volta.
Fazer um bolo
Fazer um bolo é uma atividade simples, uma das mais comuns, para fazer em família, mas que resulta sempre em bons momentos. É barata, dá para fazer sem sair de casa e toda a família pode participar.
Se a sua família não é "amante" de bolos, pode trocar o menu e fazer pizza ou salgados (por exemplo, rissóis, croquetes ou uns pasteis de bacalhau).
Leia ainda: 15 formas de ocupar o tempo livre sem gastar dinheiro
Correio da amizade
Outra atividade que pode fazer em casa é cada elemento da família escrever uma carta para cada um dos outros. Nessa carta pode explicar o que mais gosta e até o que menos gosta em cada familiar. Deixe alguns desejos para o futuro.
Depois um “distribuidor de correio” entrega as cartas aos destinatários que terão de ler as mensagens de carinho de cada um dos seus familiares. Vai ver que é simples e divertido, e basta ter uma caneta e papel.
Passe o Dia da Criança no "Portugal do Pequenitos"
Se gosta de passear e visitar novos sítios, já pensou em visitar o “Portugal dos Pequenitos”? Situa-se em Coimbra e é um parque em miniatura com diversão, mas que ensina às crianças o património português.
As esculturas e a arquitetura, e todo o detalhe e pormenores, encantam tanto as crianças como os adultos.
Dino Parque
As crianças adoram animais e natureza. Pondere visitar o Dino Parque, considerado o maior museu ao ar livre de Portugal. Com uma área de 10 hectares, tem quatro percursos que simbolizam algumas das mais importantes épocas da história da terra:
- Fim do Paleozóico;
- Triásico;
- Jurássico;
- Cretácico.
Aqui as crianças e não só, podem ver mais de 120 modelos de dinossauros e outros animais à escala real. O Parque foi especialmente criado para ser uma experiência que junta a Educação ao Entretenimento, aliando a parte de conhecimento da evolução da Terra e também a parte de diversão para toda a família.
Pode ainda encontrar no edifício central do Dino Parque a exposição do Museu da Lourinhã, exibindo um espólio de descobertas paleontológicas. No laboratório é também possível observar, ao vivo, a preparação de fósseis.
Vai ainda encontrar um Pavilhão das Atividades, onde os visitantes podem experimentar atividades relacionadas com a paleontologia.
Diversão no Dia da Criança no Zoomarine
O Zoomarine apresenta-se como o maior parque temático familiar do Algarve, onde vai encontrar um mundo de magia e diversão. Desde a sua fundação que o seu foco é a conservação da vida dos oceanos, das suas espécies e dos seus habitats.
Aqui encontra várias atividades e atrações para animar as suas crianças. Por exemplo:
- Um espetáculo de Golfinhos com várias acrobacias destes animais;
- Apresentação de Focas e Leões-Marinhos junto ao barco pirata numa ilha tropical;
- Um desfile de Aves Tropicais (Araras, Papagaios e Catatuas);
- Apresentação com Aves de Rapina como falcões, bufos e águias que mostram toda a sua beleza e agilidade;
- A Baía dos Piratas, um desfile de acrobacias e diversão;
- O Aquário onde poderá conhecer mais de 20 ecossistemas marinhos;
- O Espaço Américas - um imenso habitat emersivo, Cinema 4D, habitat de pinípedes (focas e leões marinhos);
- Um centro de exposições - "ConsCiência";
- Zoomarine Beach - uma praia de ondas rodeada de areia fina e branca, escorregas aquáticos piscinas e playground aquático.
Por fim, pode ter ainda mais adrenalina e:
- disfrutar da vista panorâmica na Roda Gigante;
- dar um passeio no Zoomarine Express;
- dar uma volta no Carrossel Atlântida;
- fazer a famosa descida na mini-montanha russa;
- por fim, ainda pode embarcar numa lendária barca pirata.
Parque Diverlanhoso
O Parque Aventura DiverLanhoso é um mundo de cheio de aventura e diversão. Tem diversas atividades incluídas, como por exemplo:
- DiverKids (mini-pontes suspensas, casa na árvore, escorregas, caixa de rede, trampolins, insufláveis);
- Mina labirinto subterrânea;
- Escalada;
- Slide
- Ou discoteca.
Quinta Pedagógica Armando Villa
Ao visitar a Quinta Pedagógica Armando Villar pode usufruir da companhia de diversos animais “amigos” e fazer assim as delícias das crianças.
Ao longo desta quinta tradicional portuguesa, os pequeninos podem interagir e conviver com:
- galinhas;
- patos;
- perus;
- gansos;
- o simpático “burro de Miranda, que se chama Elétrico;
- a ovelha Merino;
- os coelhos;
- a mini pig “Minnie”;
- e ainda as famosas cabrinhas!
Pode ainda lidar com os afazeres de uma horta biológica e do sistema de rega tradicional, e pPara quem prefere um passeio mais animado pode optar por testar o seu conhecimento e criatividade num divertido “Peddy Paper”.
Leia ainda: Como ter um animal de estimação sem sobrecarregar o orçamento familiar
No Dia da Criança rume a um piquenique
Já pensou juntar a natureza ao prazer de comer? Pois bem, um piquenique é sempre uma boa opção. Junte a família, escolha um parque, prepare uns snacks deliciosos e passe uma tarde bem passada com muita brincadeira e uma boa dose de conversa.
Além de promover uma vida mais saudável ao ar livre, este tipo de atividades em família também ajuda a reforçar laços familiares.
Leia ainda: Dinheiro e crianças: 12 lições financeiras para cada mês do ano
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário