Aprender sobre finanças pessoais não tem de ser uma tarefa aborrecida. Muito pelo contrário. O dinheiro faz parte do nosso dia a dia e, por isso, este é um tema que não deve ser tabu, incluindo para os mais novos. Ao longo dos últimos anos, o Doutor Finanças tem ajudado inúmeros portugueses a aumentar a sua literacia financeira, dando ferramentas para melhorarem as suas finanças pessoais. No entanto, não é só aos adultos que o Doutor Finanças ensina a gerir melhor o seu dinheiro e a ter finanças saudáveis. Os mais pequenos também podem desfrutar de vários ensinamentos financeiros, e de uma forma divertida.
Fique a conhecer como é que o Doutor Finanças ensina os mais novos a lidar com o dinheiro de forma lúdica e descontraída.
O seu filho gosta de ler? O livro Doutor Finanças e a Bata Mágica ajuda a perceber como gerir melhor o dinheiro
Lançado em 2019, o livro infantil “Doutor Finanças e a Bata Mágica” tem como objetivo ensinar as crianças a poupar através do método “Spend, Save, Share” que, em português, significa "Gastar, Guardar, Ajudar". O livro conta a história dos irmãos Miguel e João que foram ver o circo da Aldeia da Prosperidade e acabaram numa verdadeira aventura, onde tiveram que aprender a poupar com ajuda da bata mágica e de um bichinho especial.
Além da história de mistério e magia, é um livro que cria momentos de diversão entre pais e filhos uma vez que os mais novos vão ter de resolver vários enigmas ao longo da história. Assim, esta leitura pode proporcionar uma excelente tarde em família.
Embora o livro "Doutor Finanças e a bata mágica" seja um livro infantil abrangente, é direcionado para crianças dos 6 aos 10 anos. Contudo, os exercícios são mais apropriados para crianças entre 6 e os 8 anos e a leitura do livro para crianças um pouco mais velhas.
Uma breve curiosidade é que o livro infantil “Doutor Finanças e a Bata Mágica” ganhou vida em 2022 e subiu aos palcos em forma de teatro musical.
Aprender com o jogo Doutor Finanças e a Bata Mágica
Se os seus filhos gostam mais de jogos, pode ter acesso de forma completamente gratuita ao jogo Doutor Finanças e a Bata Mágica. O objetivo deste jogo de tabuleiro, que tem de imprimir, é que os seus filhos explorem várias questões financeiras, como é o caso da poupança. Assim, de uma forma divertida, podem aprender hábitos que vão melhorar a sua vida financeira quando chegarem à idade adulta.
Este jogo pode ser jogado por quatro jogadores ou quatro equipas. Tem várias cartas de sorte e de azar, mas também muitos desafios para cumprir.
Um jogo de memória onde aprende sobre literacia financeira
Tal como no jogo anterior, o Doutor Finanças ensina literacia financeira através de um jogo de memória de forma gratuita. Neste jogo, além de ter de memorizar onde se encontram os pares, tem de conseguir acertar às perguntas que vão surgindo sobre literacia financeira.
Para jogar, apenas tem de imprimir e recortar todas as cartas do jogo que está em formato pdf. As regras passam por colocar as cartas com as perguntas num monte. Já as cartas com ilustrações devem ser baralhadas. Depois, deve virar as ilustrações para baixo numa superfície.
Quando tudo estiver preparado, cada jogador deve virar duas cartas com ilustrações, sendo que o objetivo é encontrar os pares. Caso estes não sejam iguais, deve dar a vez a outro jogador. Se acertar, terá de responder a uma pergunta do monte. E se esta for a correta, então continua a jogar. O jogo termina quando forem descobertos todos os pares e as respostas forem respondidas corretamente.
Tem filhos pequenos que gostam de pintar? Porque não pintar moedas e brincar aos orçamentos?
A relação positiva com o dinheiro deve ser criada desde cedo com as crianças. Assim, se o seu filho gosta de pintar, pode aproveitar os desenhos disponibilizados pelo Doutor Finanças de moedas de 20 cêntimos, 50 cêntimos e 1 euro. Além de o seu filho poder pintar as moedas, estas podem ser coladas ou até servirem para brincar aos orçamentos, mostrando à criança o que pode comprar com cada uma e que quantia poderia poupar.
Descarregue os mealheiros para ensinar a técnica do gastar, poupar e ajudar
Se quiser implementar o método “Spend, Save, Share”, ("Gastar, Guardar, Ajudar") não precisa de gastar dinheiro a comprar três mealheiros. Na página de Literacia Financeira Infantil do Doutor Finanças encontra três mealheiros, um para o seu filho guardar o dinheiro para gastar, o segundo para poupar e o terceiro mealheiro para ajudar.
Caso queira ter acesso a todos estes jogos e ferramentas, basta aceder à pagina de Literacia Financeira Infantil no site do Doutor Finanças.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário