Patrícia Barão, responsável do departamento residencial da JLL Portugal, foi a convidada do último episódio do podcast No final de contas. À conversa com Sara Antunes, diretora de Comunicação e Conteúdos do Doutor Finanças, a convidada falou sobre o estado atual do mercado imobiliário, o investimento estrangeiro no país, os desafios da medicação imobiliária e ainda deu dicas para quem quer comprar e vender casa.
Sobre o atual contexto de inflação e subida dos juros, Patrícia Barão defende que "o imobiliário tem mostrado uma resiliência a toda a prova".
A convidada acrescentou ainda que "das 168 mil unidades vendidas, 82% são imóveis usados. E quem dita o preço de um imóvel usado é o proprietário, que na maioria são famílias, são particulares", referindo-se à falta de oferta de imóveis novos.
"A curto prazo, a única forma de nós trazermos produto novo para o mercado é entrar na questão fiscal", adiantou.
Sobre o investimento estrangeiro em Portugal, Patrícia Barão revelou que "o valor médio da transação de um cliente internacional ronda os 540 mil euros". Porém, é o "cliente doméstico" quem agita o mercado.
Patrícia Barão é responsável do departamento residencial da JLL Portugal. É vice-presidente da Associação Portuguesa de Profissionais e Agências Imobiliárias (APEMIP) e fundadora e diretora da WIRE - Women in Real Estate Portugal. Paralelamente, coordena o curso Executivo de Consultoria Imobiliária no ISEG, onde é também professora no Curso de Gestão Imobiliária de Luxo.
Ouça também o podcast nas plataformas habituais e veja o vídeo desta conversa.
Leia ainda: 3 etapas para escolher o seu Agente Imobiliário Profissional
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário