Habitação

Não consigo vender a minha casa por causa dos bancos

Com as taxas de juro em alta, muitos olham para uma retração na procura. Mas é na oferta que reside o atual ajustamento.

Com a subida das taxas de juro, o recurso ao crédito para aquisição de habitação própria e permanente torna-se mais difícil. De forma natural, a procura retrai-se por incapacidade de recorrer a tanto crédito como há um ano.

Por isso, muitos são aqueles que olham para os efeitos na procura derivados do aumento dos juros. Esquecem que existe o outro lado do mercado: a oferta.

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Não consigo vender a minha casa

Creio que muitos proprietários que pretendem vender as suas casas estão a passar por esta experiência. Aquilo que há tão pouco tempo parecia relativamente simples, hoje torna-se, no mínimo, mais desafiante. E não conseguem vender por causa dos bancos que não concedem crédito.

Confuso? É simples.

Para haver transação no mercado imobiliário, é necessário haver um comprador e um vendedor. Ora, se os compradores estão hoje com menor poder de compra, por incapacidade de levantar tanto crédito quanto antes, a venda torna-se igualmente mais complicada. Ou o vendedor aceita baixar o preço até ao valor que o comprador está capaz de pagar (em função do montante e condições do crédito) ou a venda não se concretiza.

Uma vez que o mercado imobiliário é, por natureza, lento a reagir, e numa conjuntura onde a oferta ainda é escassa, é natural que haja ainda bastante rigidez no preço. Logo, a tendência de queda de preços não se verifica ainda, pelo que o mais natural será o imóvel não se vender ou, pura e simplesmente, o proprietário retirar o imóvel do mercado.

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Impacto nas vendas

A subida das taxas de juro não tem só impacto na compra. Obviamente, tem também importante impacto nas vendas.

Tudo isto leva a um mercado mais lento na absorção de unidades imobiliárias, a um potencial decréscimo da oferta no curto prazo e a uma quebra nas transações. E isso traz desafios, quer a investidores, como a agentes imobiliários:

  • Para os investidores, que concentraram os seus capitais em house flipping nos últimos anos, deparam-se com mais dificuldade em realizar as suas mais-valias;
  • Para os agentes imobiliários, menos oferta significa menos leads, menos angariações. No final, menos transações e uma quebra no comissionamento.

Bons negócios (imobiliários)!

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Gonçalo Nascimento Rodrigues é Consultor em Finanças Imobiliárias, tendo trabalhado em empresas como Ernst & Young, Colliers International e Essentia. É Coordenador e Docente numa Pós-Graduação em Investimentos Imobiliários no ISCTE Executive Education. Adicionalmente, exerce atividade de consultoria, prestando serviços de assessoria ao investimento imobiliário. Detém um master em Gestão e Finanças Imobiliárias e um master em Finanças, ambos pelo ISCTE Business School, além de uma licenciatura em Gestão de Empresas na Universidade Católica Portuguesa. É autor do blogue Out of the Box.

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