A maioria das pessoas acredita que o imobiliário é uma atividade transacional. Pessoalmente, não concordo. É certo que grande parte da atividade no imobiliário vive de transação: mediação imobiliária, investimento e promoção imobiliária. Até outras atividades estão, ou de alguma forma, podem estar, dependentes da transação.
No entanto, acredito que tal transação não se consubstancia, pelo menos com maior probabilidade, sem uma forte componente relacional.
As relações e a manutenção das mesmas são, pois, peça fundamental para se estar no mercado imobiliário.
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Como construir relações no imobiliário
Naturalmente, há muitas formas e alternativas de construir (boas) relações no mercado imobiliário. Uns optam por estar presentes em muitos eventos, o que é importante, claro está. Outros procuram estar muito ativos no online, com partilhas de conteúdos em redes sociais.
Hoje em dia, tanto o offline como o online desempenham papéis muito importantes, mas complementares. Parece-me quem um não vive sem o outro, e vice-versa.
Tenho para mim, no entanto, que há alguns fatores importantes que contribuem de forma decisiva para a construção e manutenção das relações:
- Conhecimento: a formação é fundamental. Procurar obter novos conhecimentos através dos outros, daqueles que têm muita experiência e sabem muito mais do que nós. A aprendizagem é peça fundamental no crescimento pessoal e profissional e motor para a construção de relações;
- Partilha: depois, partilhe esse conhecimento. Alguém o partilhou consigo? Pass it forward. Mas atenção, não copie. Obtenha conhecimento, adeque-o à sua realidade e áreas de atuação, dê-lhe um toque pessoal e torne-o único. Depois sim, partilhe;
- Genuinidade: no meio de tantas pessoas que vamos conhecendo, ser genuíno marca a diferença. As redes sociais têm o “dom” de esconder muita coisa, muitas vezes algumas características mais pessoais de cada um. Assim, em momentos offline, há que ser genuíno, naquilo que se diz, naquilo que se faz, como se diz e como se faz;
- Consistência: ser capaz de ser consistente naquilo que se transmite aos outros e na forma como se faz, gera memória, mas sobretudo, confiança. E a confiança é a base de qualquer relação.
Procure investir em tudo isto e sobressaia, primeiro, através destes pontos que enunciei. Conjugue o online e offline e mantenha a consistência.
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Porque é que as relações são importantes?
A resposta parece-me óbvia. Por isso, vou procurar responder, fugindo ao óbvio. Prefiro centrar-me no mercado e em como ele está atualmente.
Nos meus últimos artigos aqui no Doutor Finanças, tenho vindo a chamar a atenção para a fase de ajustamento que vivemos, sobretudo no mercado residencial.
No Out of the Box, o Ricardo Pereira chamou a atenção para o ajustamento que se sente no mercado comercial.
Num mercado onde a transação está mais lenta, a angariação mais desafiante e as leads caem, construir relações pode marcar a diferença. Aquilo que enumerei acima, principalmente a consistência com que se faz, destacará o profissional do mercado imobiliário dos restantes.
Por isso, este é o momento de procurar construir, alimentar e manter relações.
Bons negócios (imobiliários)! E boas relações!
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Gonçalo Nascimento Rodrigues é Consultor em Finanças Imobiliárias, tendo trabalhado em empresas como Ernst & Young, Colliers International e Essentia. É Coordenador e Docente numa Pós-Graduação em Investimentos Imobiliários no ISCTE Executive Education. Adicionalmente, exerce atividade de consultoria, prestando serviços de assessoria ao investimento imobiliário. Detém um master em Gestão e Finanças Imobiliárias e um master em Finanças, ambos pelo ISCTE Business School, além de uma licenciatura em Gestão de Empresas na Universidade Católica Portuguesa. É autor do blogue Out of the Box.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
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