Se tem filhos em idade escolar, pode já ter ouvido falar das plataformas Inovar e SIGA. Graças a elas, os encarregados de educação conseguem fazer um acompanhamento mais próximo da vida escolar do aluno. Mas sabe para que serve cada uma delas e como é que tem acesso? É o que explicamos neste artigo.
Inovar: Das notas à assiduidade
O portal Inovar Consulta serve para que os alunos e os encarregados de educação possam consultar informações sobre a atividade escolar, tais como:
- Horários
- Lista de manuais
- Sumários
- Faltas e registos de comportamento
- Notas obtidas nos vários momentos de avaliação
- Classificações finais
A decisão sobre que informações são visíveis para os utilizadores é da responsabilidade de cada escola.
O que é possível fazer?
Iniciar a renovação de matrícula
Se a escola permitir, os encarregados de educação podem dar início ao processo de renovação de matrícula do aluno no portal. Este processo tem, no máximo, três passos:
- Manifestação de preferências (disciplinas de opção, por exemplo)
- Atualização de informações pessoais
- Resposta a um questionário construído pela escola
Do mesmo modo, pode ser pedida a mudança de curso ou a transferência de escola. Além disso, na área dedicada à matrícula, é também disponibilizada a lista de manuais escolares de cada disciplina.
Leia ainda: Manuais escolares: Vales começam a ser emitidos a 31 de julho
Justificar faltas
Há não muito tempo, os estudantes ainda tinham a famosa caderneta do aluno. Agora, o objeto físico deu lugar a uma caderneta digital disponibilizada no portal Inovar. Assim, os pais e encarregados de educação têm acesso aos registos de comportamento e de assiduidade do aluno, e podem justificar as faltas diretamente na plataforma.
Além disso, também é possível consultar os sumários das várias disciplinas.
Aceder ao calendário do aluno e das reuniões
Os pais podem aceder ao horário do aluno a qualquer momento e saber quais os momentos de avaliação programados. A juntar a isso, têm também acesso ao calendário de reuniões agendadas pelo diretor de turma.
Ver as notas do aluno
Sempre que um professor faz um registo de uma avaliação na plataforma, o encarregado de educação têm acesso a ele. Neste cenário incluem-se as notas obtidas ao longo do ano, as avaliações no final de cada período e a classificação global no final do ano letivo.
Leia ainda: Despesas de educação: Quais são dedutíveis no IRS?
Como é que se tem acesso?
Apenas os alunos e os encarregados de educação têm acesso ao Inovar Consulta. Para entrar no portal, devem inserir os dados pessoais do aluno (número de processo e número do documento de identificação) ou as credenciais de acesso atribuídas pela escola.
SIGA: Das refeições às atividades de apoio à família
O SIGA (Sistema integrado de gestão e aprendizagem) é usado, sobretudo, para que os alunos e encarregados de educação marquem as refeições a consumir na escola e carreguem o cartão escolar. Este cartão pode ser usado nos vários serviços que o município disponibilizar, como refeitório, bar, papelaria, reprografia, piscinas ou museus
Ainda assim, uma vez que a plataforma é implementada e gerida por cada Câmara Municipal, pode haver casos nos quais as funcionalidades são mais alargadas.
Um exemplo disso é a possibilidade de os encarregados de educação inscreverem os alunos nas Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), na Componente de Apoio à Família (CAF) ou nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC). Além disso, a candidatura à Ação Social Escolar, na qual se inclui apoio em relação às refeições, materiais e transporte) também é feita no SIGA.
Por fim, esta plataforma permite que os pais controlem de forma mais eficaz os momentos em que os seus filhos saem e entram na escola.
Como ter acesso?
Para aceder ao SIGA pela primeira vez deve introduzir o nome de utilizador e o código de acesso que lhe forem enviados. Depois disso, deve definir uma palavra-passe e, se quiser, indicar o e-mail que quer associar à conta.
Leia ainda: Calendário escolar 2023/2024
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário