O mês de outubro antecipa-se muito desafiante para as famílias que têm empréstimo da casa com taxa variável: as subidas podem superar os 60%. São centenas de euros a mais, que ameaçam a sustentabilidade financeira. O Doutor Finanças pode ajudar na análise de alternativas e facilitar todo o processo de transferência de crédito para um banco que ofereça melhores condições. Analise o seu caso, sem qualquer compromisso ou custo associado.
Aumentos variam entre 19% e 62% dependendo da maturidade da Euribor
A média mensal da Euribor, em agosto, que se reflete nas prestações pagas em outubro, situou-se entre os 3,78%, no caso da Euribor a 3 meses, e os 4,07%, a 12 meses.
Se considerarmos um empréstimo de 200 mil euros a 30 anos, com um spread de 1%, a prestação agrava 18,5% (de 883,21 euros para 1.046,91 euros), se o crédito estiver indexado à Euribor a 3 meses. Com a Euribor a 6 meses, a mensalidade sobe 24,4% (dos 857,85 euros para 1.066,81 euros). O pior cenário é para os créditos indexados à Euribor a 12 meses, em que a prestação sobe 62% (dos 666,51 euros para 1.082,58 euros).
De juros negativos a mais de metade da prestação em pouco mais de um ano
A Euribor voltou a terreno positivo em meados de 2022. Estava há cerca de 6 anos em terreno negativo, o que fez com que as prestações fossem compostas quase em exclusivo pela amortização de capital (+ spread). Mas com esta inversão, as prestações dispararam e, atualmente, os juros cobrados devido ao agravamento da Euribor já representam mais de metade da prestação. Ou seja: todos os meses, as famílias estão a pagar mais juros do que capital em dívida.
Isto levou a uma espécie de guerra de spreads nos bancos, com os clientes a procurarem melhores condições, para conter esta subida galopante dos encargos com a casa. São várias as opções: taxa fixa, taxa mista, negociação de seguros associados. Mas cada caso deve ser analisado com as suas especificidades.
No Doutor Finanças temos ajudado mensalmente milhares de famílias a encontrar a solução para equilibrar o orçamento neste momento tão desafiante para as finanças familiares. Se procura melhores condições para o seu crédito habitação, poupe tempo e burocracia com o nosso serviço de intermediação de crédito. Não há qualquer custo associado. Entre e contacto e esclareça todas as suas dúvidas:
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário