Está prevista a colocação de 37 novos radares de velocidade, sendo que alguns já que entraram em funcionamento em setembro. No entanto, este processo decorrerá de uma forma faseada. Esta medida não seria tão “notícia” se não houvesse uma novidade: desses 37, 12 serão radares de velocidade média.
Estas medida insere-se na campanha em curso, “Os radares salvam vidas”, criada pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e pretende promover a segurança rodoviária. Nesse sentido é da máxima importância dar a conhecer aos condutores os locais onde estarão colocados os novos radares para que estes possam cumprir com os limites de velocidade aí indicados.
Como o próprio nome da campanha sugere, o objetivo passa por salvar vidas: seja dos condutores ou peões.
Mas a colocação destes equipamentos não fica por aqui! Ou seja, para além destes 37 novos radares, estão previstos mais 25 radares em data ainda por definir. Assim, brevemente, teremos 62 novos locais com controlo de velocidade. Na prática, a capacidade atual do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) vai duplicar.
O que é o SINCRO?
Segundo a referida autoridade, este projeto visa a "promoção do cumprimento dos limites de velocidade legalmente estabelecidos e, consequentemente, o combate à prática de velocidades excessivas através da fiscalização contínua e automática da velocidade de cada veículo em cada local de controlo”.
Por conseguinte, fazem parte da rede SINCRO vários tipos de radares de controlo de velocidade que iremos explicar em seguida.
Novos radares de velocidade: tipologias
Independentemente do tipo de radar de velocidade, todos têm o mesmo objetivo: controlar a velocidade dos veículos. Ainda assim, existem diferenças que importa salientar.
Radares de velocidade fixos
Estes tipos de radares emitem ondas eletromagnéticas através das quais é possível calcular a velocidade a que os veículos circulam. Assim, cada radar é programado para o limite de velocidade da estrada em que irá estar localizado. Por exemplo, um radar que hoje se encontra no centro da cidade programado para os 50 km/h, pode amanhã ou depois, estar numa autoestrada programado para os 120 km/h.
Radares de velocidade móveis
Os radares de velocidade fixos têm estruturas próprias, enquanto os móveis podem estar em diferentes locais. Assim, é normal que, muitas vezes possam passar despercebidos aos condutores, por não se encontrarem devidamente identificados.
Novos radares de velocidade média
Este tipo de radares já está em uso na Espanha desde o final de 2021 mas, só agora chegou a Portugal. Estes radares calculam a velocidade média num determinado trajeto. Se a mesma for superior ao legalmente permitido, pode contar com uma multa. Em seguida, explicamos mais ao detalhe como funciona esta novidade no sistema de controlo de velocidade.
De acordo com a ANSR, a localização destes equipamentos não é fixa. Ou sejam podem estar localizados num dos 20 locais predefinidos. À data, sabe-se que os 14 dispositivos experimentais estão localizados em:
- Beja (IC1);
- Coimbra (A1 e EN109);
- Évora (A6 e IP2);
- Lisboa (EN10, EN6-7 e IC19);
- Porto (A3);
- Santarém (A1);
- Por fim, Setúbal (EN10, EN378, EN4 e IC1).
Desta forma, o condutor, apesar de alertado pela sinalética para a presença deste tipo de radar, não saberá exatamente se o mesmo estará na cabine ou não
Importa salientar que, oportunamente, a ANSR divulgará os novos locais onde serão instalados radares, nomeadamente através de um site, onde pode consultar a localização” de todos estes mecanismos de controlo e alerta
.De acordo com a ANSR, a escolha dos locais tem em conta “os troços onde o nível de sinistralidade é considerado elevado e a principal causa é o excesso de velocidade”.
Como funcionam os novos radares de velocidade média?
Estes radares medem a velocidade média de um veículo entre dois pontos, e não a velocidade instantânea de um veículo num local específico, como os radares habituais. Para mais fácil compreensão, tome nota do seguinte exemplo:
Num determinado troço de estrada, um veículo é controlado pela primeira vez por um radar de velocidade média ao km “X”. Depois, mais à frente, um outro radar de velocidade média controla uma segunda vez o mesmo veículo ao km “X+Y”. Este último, calcula o tempo que esse veículo demorou a fazer o percurso.
Assim, tendo em conta o número de kms percorridos e a velocidade média registada, com este equipamento é possível verificar se o condutor ultrapassou a velocidade máxima permitida por lei nesse mesmo troço. Mas caso aconteça, o radar irá registar como circula em excesso de velocidade. Infelizmente, nesse caso, o mais provável é receber mais tarde uma multa em casa!
Onde estão os novos radares de velocidade?
Os radares de velocidade média vão estar nas seguintes vias:
- Em autoestradas;
- Em itinerários principais (IPs);
- E ainda em estradas nacionais.
Considerando todo o tipo de radares, existiam até à data 61 radares e agora estão previstos mais 62. Ou seja, no total passam a existir 123 locais de controlo de velocidade.
Para saber os locais onde se situam todos estes radares, pode aceder ao radaresavista.pt. Neste site pode perceber melhor como funcionam os diferentes tipos de radares e ainda ver a campanha em curso "salvar vidas".
Como identifico um radar?
Todos os radares da rede SINCRO estão sempre sinalizados. Isto porque, a ANSR pretende que todos os condutores conheçam estes locais e cumpram assim os limites de velocidade. O lema é: “salvar vidas”. Ou seja, protege a sua vida e de quem o rodeia.
Assim, para identificar os radares num determinado local, existem dois tipos de sinalização:
- Radares de velocidade instantânea;
- Radares de velocidade média.
Ambos os sinais constam do Regulamento de Sinalização do Trânsito. Quer isto dizer que, apenas os radares de velocidade móveis não são sinalizados, pois não é obrigatório por lei.
Leia ainda: Novas regras na Via Verde: O que muda e quais os novos custos
Novos radares de velocidade: quais os limites e margem de erro?
A velocidade a que disparam os radares, depende da via onde se encontram localizados. Por exemplo, um radar numa autoestrada não terá o mesmo limite de velocidade do que um radar localizado no centro da cidade. Ainda assim, todo o tipo de radares (fixos, móveis ou de velocidade média) trabalham com a mesma margem de erro ou tolerância do radar: "Regra dos 7”.
O que é a "Regra dos 7"?
Por exemplo, um radar com limite de velocidade de 90 km/h não dispara exatamente a esta velocidade. Conforme já referido, existe uma tolerância ou margem de erro! Em outras palavras, a “regra dos 7” é o limite de velocidade que o condutor pode exceder para cada radar de velocidade.
Como funciona esta regra?
De acordo com esta regra, os radares têm uma margem de erro que varia de acordo com a velocidade a que o condutor circula. Ou seja:
- de 7kms/hora – quando a velocidade é inferior a 100km/h.
- até 7 por cento – se a velocidade for superior a 100km/h
No caso dos radares móveis, onde a velocidade permitida é inferior a 100km/h, os radares delimitam uma margem de erro de 7Kms/hora.
Exemplos práticos: Se circular numa estrada onde não é permitido andar a uma velocidade superior a 50km/h, o radar móvel vai acusar uma infração e “disparar” aos 58km/h; por outro lado, se o condutor atingir os 100km/h, já se aplica uma margem de erro de 7%. Ou seja, um condutor que circule a uma velocidade de 110km/hora, o radar de velocidade vai disparar aos 117,8Km/hora.
Leia ainda: Novas regras de segurança automóvel: O que muda?
Apps para radares de velocidade
Ninguém gosta de "apanhar" multas de trânsito por excesso de velocidade em lugares que nem sabíamos que havia radares. Sendo importante respeitar os limites de velocidade das vias, "dá sempre jeito" saber os locais e receber alertas sobre os mesmos.
Nesse sentido, existem no mercado várias apps gratuitas que avisam para a existência de radares nas vias onde circula. Assim, estas podem ser uma ótima ajuda para não se distrair e passar num local a uma velocidade superior à permitida. Em seguida indicamos algumas das apps mais conhecidas.
Waze
Talvez a mais conhecida, “Waze”, utilizada por grande parte dos motoristas. Apesar de ser uma app de mapas e navegação, inclui igualmente a opção de “detecção de radares”. Com o "Waze" pode saber como "fugir ao trânsito", existência de polícia nas proximidades ou ainda várias opções para tornar a sua condução o mais segura e cómoda possível.
Radares TomTom
O aplicativo “Radares TomTom” pode ser o seu "companheiro de condução". Mostra-lhe:
- os melhores percursos com base em informações de trânsito em tempo real;
- os locais onde existem radares de velocidade;
- Avisos sobre a velocidade média a que circula;
- outros perigos que a app detecte (por exemplo, "carro avariada na berma").
Toda a informação é atualizada pela vasta comunidade de utilizadores e verificada pela equipa da Tom Tom para que nada falhe. Com esta app, prepare-se para uma condução mais segura e confortável.
TomTom GPS Navigation
Outra app que lhe pode dar jeito é o “TomTom GPS Navigation”. Apesar de ser também da TomTom, apresenta mais semelhanças ao Waze, pois trata-se de um aplicativo de navegação que alerta para a existência de radares.
Assim, se procura uma alternativa ao Waze, esta app pode ser a solução.
Radarbot
O “Radarbot” tem como única missão detectar onde estão os radares. Além disso, informa sobre:
- a velocidade máxima;
- e a que velocidade está a conduzir.
Por outro lado, este aplicativo avisa ainda sobre a existência de possíveis:
- radares fixos;
- ou radares móveis informados pelos utilizadores em túneis, trechos e até câmeras em semáforos.
Ou seja, é um aplicativo muito completo.
Unidade Social
A app “Unidade Social” é uma rede social de motoristas à qual pode aceder (sem precisar de se registar) e de forma anónima. Não tem custos. Neste aplicativo pode avisar se foi multado, ver os radares e notificá-los. Ou seja,é uma ajuda entre condutores para serem informados sobre o que se passa na estrada.
Todas as informações de tráfego recebidas dos utilizadores são verificadas pelos administradores da App.
CamScan
Por último falamos, no CamScan. Esta app serve igualmente detectar radares. Permite aceder a vários relatórios de câmaras de segurança, acidentes, congestionamentos de trânsito, perigos e obras na sua região.
Indica ainda como colocar o telefone em paisagem para colocá-lo da forma mais confortável para si no carro, inclui um widget próprio para tê-lo em mãos rapidamente e alguns dos radares são verificados.
Leia ainda: Portagens: O que vai mudar nas coimas e nos prazos?
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário