O último episódio do podcast "No final de contas" contou com a presença de António Henriques, presidente executivo do Bison Bank, com mais de 25 anos de experiência na banca de investimento e na gestão de ativos. À conversa com Sara Antunes, diretora de Comunicação e Conteúdos, abordaram temas como a confiança dos portugueses no sistema financeiro, o cenário de juros elevados, poupança e investimentos.
O convidado acredita que a subida dos juros nos créditos, e consequente aumento dos encargos das famílias, tornou mais frágil a confiança na banca. E apesar de reconhecer que esta confiança está a ser reposta, o presidente executivo do Bison Bank acredita que se houvesse "desde o início uma vontade de toda a banca em acomodar uma taxa de depósito a prazo da mesma forma que acomodou as taxas do crédito habitação, esta recuperação de confiança ainda se teria dado de uma forma mais exemplar."
António Henriques deu ainda conselhos para quem quer começar a investir e salientou a importância da poupança. "A poupança tem de continuar a ser o primeiro caminho. Se eu souber poupar e se eu entender a importância da poupança, a seguir vou saber investir muito melhor", afirmou.
A par disso, o convidado alertou também para a importância de diversificar. "Muita gente opta por ter a sua riqueza toda num único banco. É um erro mesmo muito grave", referiu, defendendo que as pessoas devem "diversificar tudo o que conseguirem."
Ouça também o podcast nas plataformas habituais e veja o vídeo desta conversa.
Leia ainda: As taxas de juro vão continuar a subir?
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário