Um pouco por todo o país multiplicam-se os festejos de Carnaval. E apesar de haver regiões mais “carnavalescas” do que outras, entre festas e máscaras, pode ser uma altura de mais gastos.
Em 2024, o Carnaval assinala-se na terça-feira de 13 de fevereiro, mas como se costuma dizer: "A vida são dois dias e o Carnaval são três". Porém, é certo que em muitas cidades este período se estende por mais tempo, muitas vezes com o pontapé de saída a acontecer na sexta-feira anterior.
Se faz parte do grupo de pessoas que gosta de brincar ao Carnaval, saiba que há formas de o fazer sem gastar muito dinheiro.
Poupar nos fatos de Carnaval
Há várias formas de poupar nos fatos e máscaras de Carnaval. Se já é hábito festejar esta ocasião, provavelmente terá disfarces de outros anos. Pode sempre reutilizá-los ou até dar-lhes uma nova vida.
Carnaval à porta? Saiba como poupar nos disfarces dos mais novos
Também pode usar roupa que tenha e colar algum acessório ou outros motivos decorativos. Ao trabalhar com o que tem, com alguma criatividade, vai reduzir os gastos com novos artigos.
Por exemplo, uma camisola às riscas brancas e pretas pode ser uma opção para se mascarar de mimo. Ou até um vestido branco pode servir para se vestir de anjo ou gato, com os acessórios certos. Para ter ideias, procure inspirações online.
Use materiais que tenha em casa, como por exemplo, tecidos, jornal, missangas, cartolinas ou lã. Além de estar a poupar no disfarce, esta é, também, uma oportunidade de criar algo com as crianças e estimular o lado criativo. Se não tiver nada destes materiais por casa pode sempre recorrer a lojas de artigos diversos de baixo custo para as obter.
Procure lojas de aluguer de disfarces
Se quer vestir-se a rigor sem gastar muito, pode optar por alugar disfarces de Carnaval. Especialmente nas regiões com tradição desta época festiva, é comum haver lojas de aluguer de máscaras.
É mais barato do que comprar um fato completo e tem a vantagem de poder disfarçar-se todos os anos de coisas diferentes. E dessa forma não ocupa espaço em casa.
Faça uma pesquisa e veja se existem lojas perto de si. Regra geral, o preço vai depender do tipo de fato e da quantidade de dias de aluguer.
Leia ainda: Como poupar em festas e fatos de Carnaval
Faça os seus próprios confetti e serpentinas
Esta é uma época marcada por muita cor e brilho. Os tão conhecidos confetti e serpentinas não podem faltar para decorar espaços ou celebrar na rua.
Porém, se pensar bem, ao comprar enfeites vai estar a gastar dinheiro em algo que vai acabar no lixo. Por isso, porque não optar por fazer os próprios confetti e serpentinas em casa? Certamente que tem jornais e revistas velhos dos quais já não precisa ou até folhas ou cartolinas coloridas que pode reutilizar para este fim. Basta recorrer a um furador ou até uma tesoura para o fazer.
Procure festas de Carnaval gratuitas
É certo que, por todo o país, existem muitas festas e desfiles de Carnaval que requerem a compra de bilhete. No entanto, é muito comum que, na sua programação, estes Carnavais tenham eventos gratuitos também.
É uma questão de se informar da programação, normalmente disponível nas redes sociais ou páginas das Câmaras Municipais.
Junte os amigos em casa
E porque não um Carnaval caseiro? Crie uma playlist, junte os amigos e organize um jantar ou festa temática. Se dividir as despesas e as tarefas entre todos, fica bem mais económico do que ir jantar a um restaurante e, ainda, pagar bebidas em festas.
Recorra às dicas anteriores para a decoração e para os disfarces e verá que diversão não vai faltar.
E, já sabe, planear é a chave da poupança. Anote estas dicas para o futuro. Ao planear com antecedência pode, por exemplo, aproveitar decorações ou confetti do Natal e do Ano Novo para usar na altura do Carnaval.
Leia ainda: Feriados 2024: Quantas pontes e fins de semana alargados temos?
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário