Se vai comprar casa com recurso a financiamento bancário, pode ter dúvidas de quanto tempo demora fazer um crédito habitação. Neste artigo, explicamos o que influencia o tempo médio de um processo de crédito habitação, quais as fases principais e que documentos precisa de apresentar.
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Quanto tempo demora fazer um crédito habitação?
O tempo que demora a fazer um crédito habitação varia bastante de entidade para entidade, mas também do próprio tempo que leva a reunir a informação necessária para concluir a aprovação do empréstimo.
Caso consiga reunir as informações e documentos pedidos antecipadamente, em algumas instituições financeiras o processo pode ser concluído em menos de dois meses.
Contudo, tenha em conta que o tempo estimado para a aprovação do seu crédito habitação é meramente indicativo. Dependendo das circunstâncias e eventuais atrasos em algumas fases, há processos que são mais demorados e a sua conclusão pode levar alguns meses.
Quais as fases de um processo de crédito habitação?
No caso de estar a pensar contratar um crédito habitação, saiba que este empréstimo é composto por quatro fases até conseguir celebrar a escritura do seu imóvel.
A primeira consiste na fase de simulação do crédito e análise das condições apresentadas. Basicamente, esta fase serve para os clientes ficarem com uma ideia de quais as condições que podem ter ao contratar um crédito habitação numa determinada instituição financeira. Por outro lado, nesta fase, a instituição de crédito reúne algumas informações para apresentar uma simulação. Mas tenha em conta que uma simulação não é uma proposta definitiva.
A segunda fase consiste na pré-aprovação e, posteriormente, aprovação do seu crédito habitação. Para concluir esta fase, os clientes devem apresentar documentos adicionais que permitam à instituição de crédito medir o risco de concederem o crédito habitação. Ou seja, o banco vai avaliar melhor os seus rendimentos, situação financeira, profissional e medir a sua taxa de esforço.
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Embora na pré-aprovação a proposta das condições não seja definitiva, já será mais próxima da realidade final. Contudo, as condições podem sofrer pequenas alterações mediante a diferença entre o valor de avaliação e aquisição do imóvel. Isto porque o banco financia, no máximo, 90% do valor mais baixo entre o montante de aquisição e da avaliação, de acordo com as regras impostas pelo Banco de Portugal.
Quanto à terceira fase, esta destina-se à avaliação do imóvel. Aqui os clientes precisam de apresentar os documentos relativos ao imóvel. No fundo, estes documentos vão servir para que a instituição possa enviar um perito independente para determinar o valor da avaliação da casa. Só depois deste procedimento é que a instituição financeira determina o valor final do crédito habitação.
Por fim, a última fase envolve a adjudicação e marcação da escritura do imóvel. Este último passo consiste na apresentação de documentos que são da responsabilidade do atual proprietário do imóvel. No entanto, sem estes, não é possível terminar o processo de crédito habitação e, por sua vez, celebrar a escritura do imóvel.
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Crédito habitação: De que documentos preciso?
Como referido, um processo de crédito habitação é dividido em quatro fases. E em cada uma delas os clientes precisam de entregar documentos distintos. Para acelerar o processo e ter disponíveis os documentos que precisa de apresentar, dividimos a informação por fases do processo.
Análise e simulação:
- Documento de identificação legível e atualizado;
- Recibos de Vencimento dos 3 últimos meses;
- Recibos verdes (quando aplicável)
- Última declaração de IRS;
- Nota de Liquidação de IRS;
- Mapa de Responsabilidades do Mapa de Portugal.
Pré-aprovação e aprovação:
- Extratos bancários dos 3 últimos meses;
- Declaração de vínculo contratual;
- Declaração de rendimentos;
- Declaração de início de atividade (quando aplicável).
Avaliação do imóvel:
- Caderneta Predial;
- Certidão de Teor do Imóvel;
- Plantas do Imóvel.
Adjudicação e marcação de escritura:
- Declaração de não dívida do condomínio (imóveis usados)
- Certificado energético
- Licença de utilização
- Escritura de hipoteca (no caso de se tratar de uma transferência de hipoteca)
- Licença de Construção/Obras (quando aplicável)
- Projeto de construção aprovado (quando aplicável)
- Orçamento das obras com descrição dos trabalhos a realizar (quando aplicável)
Nota: Caso queira ter uma check-list de todos estes documentos à mão, pode descarregar de forma gratuita a check-list do crédito habitação do Doutor Finanças.
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A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
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