Crianças com menos de 12 anos ou que tenham menos de 135 cm de altura têm de ser transportadas em cadeiras auto adequadas à sua estatura (art. 55.º do Código da Estrada). As cadeirinhas dividem-se por grupos em função do peso/idade ou da altura/peso.
A não utilização da cadeira auto implica o pagamento de uma coima de 120 a 600 euros por cada criança transportada.
Que cadeira é mais segura
As cadeirinhas são mais ou menos seguras em função do modo de fixação no carro ou dos requisitos de segurança a que obedecem. Esteja atento a estas questões:
1. Cadeira auto presa com o cinto ou isofix?
As cadeiras auto podem ser presas ao carro com os cintos de segurança do veículo ou com isofix, um sistema de fixação da cadeira que dispensa a utilização dos cintos. Se forem bem instaladas ambas são seguras. No entanto, as cadeiras auto com isofix diminuem o risco de falha humana na sua instalação, sendo, por essa razão, potencialmente mais seguras.
2. Cumpre os requisitos de segurança?
Todos os sistemas de retenção têm de obedecer a um conjunto de requisitos fixados pela União Europeia. Atualmente há dois regulamentos em vigor: o R44 e o R129.
Apesar de o R129 ter como objetivo atualizar o R44, as cadeiras que cumpram os requisitos do R44 não têm de ser substituídas e continuam a ser seguras.
Considera-se que as cadeiras auto do R129 são mais seguras porque passam por testes de colisão mais exigentes, protegem melhor o pescoço e a cabeça da criança e estão aptas ao transporte contra a marcha até aos 15 meses.
3. Está homologada? Marca de segurança: a etiqueta E
Para saber se a cadeira auto é segura, procure a etiqueta E e verifique o número de homologação, que tem de começar por 04 (R44) ou 00 (R129). A marca de homologação também dá informações sobre o tipo de cadeira auto, modo de instalação e estatura da criança.
Tipos de cadeiras
Os sistemas de retenção recebem o nome de ovos (recém-nascido), cadeiras (1 a 4 anos), bancos elevatórios com costas (4 a 8 anos) e bancos elevatórios (9 a 12 anos). Embora exista esta separação, é hábito usar apenas o termo cadeira.
As cadeiras auto estão divididas por grupos, em função do peso ou altura da criança e da sua idade aproximada:
1. Grupos por peso e idade
O R44 prevê a existência de cadeiras auto de cinto e cadeiras auto com isofix, divide-as entre cadeiras auto universais, semi-universais e especificas para alguns veículos e agrupa-as por peso (critério essencial) e idade aproximada da criança:
- Grupo 0, até 10 kg (em casos especiais);
- Grupo 0+, até 13 kg (até 15 meses);
- Grupo I, para crianças de peso compreendido entre 9 kg e 18 kg (desde 12 meses até 3/4 anos);
- Grupo II, para crianças de peso compreendido entre 15 kg e 25 kg (desde 3 até 7 anos);
- Grupo III, para crianças de peso compreendido entre 22 kg e 36 kg (desde 6 até 12 anos).
2. Grupos por altura e idade
O R129 só prevê a existência de cadeiras auto com isofix e divide-as por grupos consoante a altura (critério essencial) e idade aproximada da criança:
- Até 60 cm (em casos especiais);
- Até 75 cm (até 15 meses);
- Até 105 cm (desde 12 meses até 3/4 anos).
Estas cadeiras auto recebem o nome de i-Size.
Que cadeira comprar
Na hora de decidir que cadeira auto comprar lembre-se que existem cadeiras para todos os gostos. Fique atento à compatibilidade da cadeira auto com o carro, ao preço, à comodidade para si e para a criança e ao espaço que a cadeira ocupa no seu veículo. Deixamos algumas dicas:
1. Compatibilidade com o carro
Se o seu carro não tem pontos de fixação isofix, não pode escolher uma cadeira auto com isofix. Nas cadeiras de cinto, que se dividem em universal, semiuniversal ou específica, verifique se o modelo que quer comprar é compatível com o seu veículo.
2. Preço (cadeiras em 2ª mão e cadeiras multigrupo)
Se procura a cadeira auto mais barata, lembre-se que as cadeiras em 2ª mão podem ter estado envolvidas em acidentes e já não serem seguras.
Se quer poupar a longo prazo opte por cadeiras multigrupo que dão para várias faixas etárias e "crescem" com a criança. Apesar de serem mais caras, evitam a compra de várias cadeiras auto.
As cadeiras com isofix são geralmente mais caras, pela necessidade de compra da base isofix, equipamento onde assenta a cadeira auto.
3. Comodidade: qual a cadeira mais fácil de usar?
No que respeita à solução mais cómoda, as cadeiras auto com isofix são mais práticas se tiver de tirar e colocar a cadeira com frequência do/no carro (como no caso do ovo).
Porém, caso tenha uma só cadeira auto para vários carros, saiba que a mudança de carro implica mover também a base isofix, ao passo que nas cadeiras auto sem isofix basta prender a cadeira diretamente com o cinto.
Cadeiras auto giratórias permitem a rotação do assento para que a criança se sente facilmente.
4. Espaço que a cadeira ocupa
Se está a pensar adquirir uma cadeira auto giratória, verifique se a rotação é impossibilitada pela dimensão do veiculo. Estaria a pagar mais por uma funcionalidade que não pode usar.
Há cadeiras auto que permitem a circulação da criança na posição de costas para o sentido da marcha até aos 4 anos. Confirme se existe largura suficiente no banco traseiro, para que as pernas da criança não fiquem apertadas à medida que crescem.
Onde colocar a cadeirinha
As cadeiras auto têm de ser colocadas no banco de trás do automóvel (art. 55.º do Código da Estrada).
Há apenas duas situações em que a lei admite o transporte no banco da frente:
- Criança tem até 3 anos, a cadeira está colocada no sentido contrário ao da marcha e o airbag frontal está desligado;
- Criança com mais de 3 anos, o carro não tem banco traseiro ou não tem cintos de segurança no banco traseiro.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário