IRS

Qual a coima por mentir no IRS?

Prestar declarações falsas às Finanças na hora do acerto de contas do IRS pode render uma coima até 22.500 euros.

IRS

Qual a coima por mentir no IRS?

Prestar declarações falsas às Finanças na hora do acerto de contas do IRS pode render uma coima até 22.500 euros.

Prestar falsas declarações na hora de acertar contas com o Fisco pode sair caro. Seja deliberado ou por erro, no caso do IRS a coima por mentir pode chegar aos 22.500 euros. Não estamos aqui a falar de fraudes fiscais, atos ainda mais gravosos. Mas segundo o Regime Geral das Infrações Tributárias basta cometer omissões ou inexatidões na declaração de IRS para ser multado pelas Finanças. E o prejuízo pode ser grande.

Coimas entre 375 e 22.500 euros

Se omitir dados ou falsificar informações ao preencher a declaração de IRS prepare-se para desembolsar, no mínimo, 375 euros. Se não se aperceber do erro a tempo de entregar uma declaração de substituição e for apanhado pelo Fisco, esta é a coima mínima a pagar pela infração. Se a mentira implicar uma liquidação do imposto inferior à que lhe era devida, a punição corresponde a três vezes o imposto que deixou de ser liquidado. Poderá ter de pagar até 22.500 euros. Os valores aplicam-se a omissões e falsificações na declaração de IRS mas não só. As mesmas coimas estendem-se a mentiras relativas aos documentos de prova, livros de contabilidade e de escrituração. Em suma, em todos os documentos que o Fisco lhe possa exigir para justificar o que preencheu na declaração.

Possibilidade de redução da coima

No caso de não haver imposto adicional a pagar depois de corrigir o erro, as coimas por mentir no IRS podem ser reduzidas a um quarto. A coima mínima passa a apenas 93,75 euros e o máximo a pagar pelas omissões ou inexatidões corresponderá a 5.625 euros O melhor é estar atento ao que insere na declaração. Antes de a submeter, confirma todas as informações e, se encontrar erros, corrija-os e opte por substituir a declaração de IRS. E se mentir é crime no que toca ao IRS, não declarar os rendimentos também lhe pode sair do bolso. Não entregar a declaração ou fazê-lo fora do prazo são também atos punidos com multas pelo Fisco.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.