Escolher um nome para uma empresa exige algum tempo e esforço, pois é uma decisão fulcral que pode ajudar na construção de um negócio. Para encontrar um bom nome para a sua empresa, deixamos ficar algumas dicas.
7 dicas para encontrar um nome para a sua empresa
- Invista na criação da marca. Pesquise se existem outras marcas ou ideias no mercado que sejam semelhantes. A criação do nome deve fundamentar-se no posicionamento de marketing da empresa e o nome nunca deverá ser igual a um já existente. Algumas pesquisas no Google AdWords com o nome que pretende utilizar, podem dar-lhe indícios sobre a concorrência.
- O nome deve soar bem. Jogue com palavras que comecem com a mesma consoante (Coca-Cola por exemplo), ou com letras que soem bem ao ouvido. Esqueça o significado por um momento (sabe o que significa Adidas?) e cinja-se a uma boa sonoridade. A ideia é que o nome passe de boca em boca, então escolha um nome fácil de pronunciar.
- O nome deve ser curto. Para ficar na memória das pessoas e se tornar fácil assimilar a mensagem da empresa, opte por um nome curto para a sua empresa.
- Não escolha um nome comum. Casa da Moda pode parecer um bom nome, mas não garante exclusividade. Uma pesquisa no Google garante milhares de resultados iguais à sua empresa.
- Fuja a nomes regionais. O ideal é expandir o negócio o máximo possível, e não limitá-lo a uma região.
- Tenha cuidado com as iniciais. As iniciais devem significar algo que seja conhecido pelo público.
- Encontre um nome que transmita um benefício. Se as pessoas perceberem qual o seu negócio mal ouçam o nome da sua empresa, estará a passar uma imagem prestável e profissional para a sua empresa.
Teste
Já encontrou um nome para a sua empresa? Submeta esse nome ao teste Sorria e Separe. O nome deve ser:
- Simples - de conceito evidente
- Original - sem registo de homónimos
- Revelador – facilmente assimilado pelo cliente
- Reação – deve provocar entusiasmo
- Instintivo - lembrar o meio em que está inserido
- Aparente - criar uma imagem mental.
Por outro lado, deve desistir dele se este:
- Soletrar – se for necessário soletrar às pessoas como se escreve
- Especializado – se for apenas compreensível por profissionais da área
- Pronúncia complicada - se depende de pontuação ou de caracteres especiais
- Apelativo – se possui significados ocultos
- Randómico – se for aleatório, desligado da marca
- Enjoado – se for insípido.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário