1. Formalizar as questões do estudo
O estudo deve estar focado para a obtenção das respostas às principais dúvidas do empreendedor, como por exemplo:- Quem será o público-alvo do negócio e qual o tamanho deste público?
- Que informações devo saber sobre o público?
- O quanto estará o público disposto a gastar nestes produtos?
- Que preços colocar nos produtos ou serviços?
- Qual a concorrência neste ramo?
- Quais são os ganhos da concorrência?
- Quais são os pontos fortes e fracos da concorrência?
- Como se comporta o mercado nesta área?
- Quais são os elementos diferenciadores dos produtos ou serviços?
- O que pode melhorar e distinguir uma empresa na área?
2. Pesquisar dados sobre o público e a área
Uma vez identificada a informação desejada, é altura de passar à sua procura e recolha. Nesta fase pode-se consultar indicadores demográficos, dados de consumo interno e externo, analisar serviços existentes num determinado raio geográfico, etc. Muita desta informação pode ser obtida gratuitamente online, em sites como o INE, por exemplo. Os ministérios, as juntas de freguesia, as associações comerciais e industriais, estudos de mercado já existentes e a imprensa podem também ajudar à pesquisa. Investigue os sites da concorrência e o feedback atribuído pelos clientes aos produtos comprados para descobrir lacunas e possíveis elementos diferenciadores.3. Fazer inquéritos
Para além de obter dados gerais de modo indireto interessa saber concretamente o que os potenciais consumidores pensam de um novo negócio. Para isso é necessário realizar inquéritos a uma amostra cuidadosamente escolhida. Pessoas conhecidas não devem ser entrevistadas, pois podem enviesar os resultados. Trace um questionário tendo em conta as perguntas colocadas inicialmente para medir a abertura do mercado a um novo negócio. Depois escolha um vasto público alvo para aplicar esse mesmo questionário. Pode realizar questionários online de forma a abranger uma amostra significativa de pessoas.4. Analisar os dados recolhidos
Uma vez recolhido um número considerável de estudos e de inquéritos está na hora de compilar e analisar os dados. Pode estabelecer uma estrutura para quantificar e esquematizar os resultados obtidos nos inquéritos. Consoante estes resultados conseguirá deliberar sobre o potencial do mercado, a recetividade do consumidor e viabilidade de um negócio. Em caso positivo é importante traçar um plano de negócios.A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
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