Pode aprender inglês online gratuitamente através de sites, apps, vídeos do YouTube, livros e muitos outros materiais que pode descarregar para o seu computador.
Sites e aplicações com exercícios, jogos e materiais para download
Conheça 10 sites úteis para quem quer aprender inglês online grátis e escolha o mais adequado às suas necessidades de aprendizagem:
1. British Council
O British Council disponibiliza, no seu site, atividades, jogos, vídeos e áudios, que pode utilizar para aprender ou praticar o seu inglês. Existe uma categoria de inglês comercial e categorias específicas para adolescentes e crianças.
O British Council é uma reputada instituição que atua em Portugal há mais de 80 anos. É através do British Council que pode realizar testes de inglês com reconhecimento internacional como o IELTS ou o Cambridge English Language Assessment, utilizados para estudar, trabalhar ou viver no estrangeiro.
2. Duolingo
No Duolingo é possível aprender inglês e outras línguas de forma divertida, como se de um jogo se tratasse, de tal forma que quando erra, perde uma vida. Cada exercício permite aceder a uma sala de chat onde são discutidas questões gramaticais ou ortográficas. Pode, ainda, consultar um resumo dos conceitos a desenvolver em cada unidade.
Alguns utilizadores consideram que a repetição dos mesmos exercícios torna a aplicação aborrecida, mas a prática leva à perfeição.
3. Babbel
No Babbel pode tirar um curso interativo de inglês gratuito para iniciantes, para conhecedores de nível intermédio ou avançado, ou então para quem deseja simplesmente reavivar a memória, na secção “Extras”. Pode treinar a pronúncia, através de um sistema de reconhecimento de voz e expandir o seu vocabulário com exercícios interativos e divertidos.
4. Busuu
E que tal aprender inglês com apenas 10 minutos por dia? O Busuu compromete-se a tal, caso decida juntar-se a esta comunidade que conta já com 60 milhões de utilizadores. É recomendado pela Google e pela BBC. O Busuu conta com mais de mil lições criadas por linguistas profissionais e tem planos de estudos personalizados.
Ser membro de nível básico é gratuito. A partir daí há preços variáveis.
5. Voxy
Pode aprender inglês real através das notícias do Financial Times ou dos últimos hits da música. O Voxy dá lições de quotidiano, mediante os interesses e atividades do aluno.
6. Forvo
Para treinar a pronúncia inglesa pode aceder ao Forvo, um útil dicionário de pronunciação que ajuda a que não se cometam erros ao falar inglês.
7. Memrise
O Memrise destina-se a pessoas que já falam inglês, mas que desejam melhorar o seu vocabulário, de forma divertida.
8. USA Learns
Se deseja aprender inglês americano pode registar-se no site USA Learns, do Sacramento County Office of Education, tal como 7 milhões de pessoas por todo o mundo.
9. EngVid
As aulas vídeo do site engVid são lecionadas por professores nativos, o que permite aperfeiçoar a gramática e o conhecimento da cultura inglesa.
10. American & British Academy
Na American & British Academy consegue aprender inglês online através de filmes e da interpretação de personagens. São 144 aulas de vídeo gratuitas para dominar a gramática inglesa passo a passo.
11. LanguageGuide.Org
Em LanguageGuide.Org pode aprender inglês de forma gratuita. Parece-nos bastante recomendável, desde os níveis mais básicos.
Está sobretudo dividido em 2 áreas: compreensão áudio e vocabulário. É interativo, muito "friendly" e "clean" (pouca publicidade).
12. Dave´s ESL Cafe
Entre em Dave´s ESL Cafe e, no menu "Resources", escolha uma das opções. Tem 6 escolhas possíveis e muito material onde se pode entreter, por horas, em cada uma das categorias (como gramática, quizzs, idiomas, planos de lições, entre outras).
13. Leo Network
Aqui, em Leo Network, pode também aprender inglês gratuitamente. É uma plataforma sem fins lucrativos, registada no Reino Unido, que ajuda os estudantes ESL desde 1999.
Pareceu-nos um site muito completo e bastante friendly e com pouca publicidade. Explore o menu de "Gramática" e "Vocabulário" e explore também o menu "Improve", com muitas dicas e sugestões sobre como pode melhorar o seu inglês.
14. Learn English Team
Uma outra proposta é o site Learn English Team, onde pode encontrar uma extensa variedade de material gratuito, que pode descarregar e gravar.
É um site de navegação difícil, devido à quantidade de publicidade. No entanto, pensamos que, mesmo assim, compensa a "viagem difícil".
Deixamos alguns links diretos para determinados materiais "for free", com exemplos do que pode obter:
- Conversation Practice e-books (audio+pdf): Daily English Conversations PDF; English Conversation Practice PDF; Everyday English Conversations Sound File; Daily English Conversation Practice Video, entre outros.
- Audio Books to Improve your English: Short Stories of Oscar Wilde; Bram Stoker – Dracula, The Blue Diamond – Sherlock Holmes; The Stranger – Norman Whitney, entre outros.
- Story Books - por níveis (pdf): por exemplo, Moby Dick (nível 2), Robin Hood (nível 2); Gulliver’s Travels (nível 4).
- Vocabulary: lições específicas sobre vocabulário.
- Vocabulary Books for English Learners: exemplos Picture Dictionary, English Vocabulary Builder Dictionary, Work on Your Vocabulary ou Opposite Words A-Z.
- Books: página que condensa todos os tipos de livros que podem ser descarregados e várias sugestões.
15. Cursos online gratuitos com emissão de certificados (pagos)
Existem muitos sites de "cursos online", com a possibilidade de emissão de certificado, caso se sujeite a uma avaliação. A emissão de eventual certificado é paga. Alguns exemplos:
- Future Learn (acesso limitado; necessária subscrição para acesso a certificado)
- Alison (gratuito, pagamento necessário para certificados)
- EDX (pagamento necessário para certificado oficial)
- Coursera (pagamento necessário para certificado oficial)
Canais do YouTube para aprender inglês
No YouTube consegue encontrar vídeos adaptados às suas necessidades de aprendizagem. Algumas pessoas querem começar do zero, mas outras pretendem enriquecer o seu vocabulário ou esclarecer dúvidas gramaticais. Sugerimos alguns desses canais:
- Ask Jackie ou Mais Língua Concept
- Para níveis intermédios e avançados (só em inglês):
Outros canais com aulas variadas de gramática, conversação ou vocabulário:
- ENGLISHPIX
- ESL: People and Culture Playlist (lista dos 99 vídeos disponíveis / 99 temas para aprendizagem de inglês, ideal para níveis iniciais; muito abrangente)
- Oxford Book Warms (clássicos da literatura para diferentes níveis de inglês)
- mmm-English
Nos exemplos acima em que não temos o link direto (3. e 4.), coloque no motor de busca as palavras que lhe sugerimos (seguidas de "YouTube") e siga o respetivo link para o YouTube, a partir do Google.
Também vai encontrar, no YouTube, conteúdos mais insólitos, como vídeos para aprender inglês enquanto dorme, ou vídeos com centenas de expressões em português e inglês, para ouvir enquanto trabalha, relaxa ou faz tarefas domésticas.
Livros, e-books, audio books ou gramáticas para descarregar grátis
Outra forma de aprender inglês online é acedendo a bibliotecas online que disponibilizam livros em inglês grátis, que pode descarregar e ler à medida que o seu nível de inglês evolui.
- Para livros de todos os géneros literários Many Books ou Project Gutenberg.
- Se estiver a dar os primeiros passos na aprendizagem da língua, pode ser interessante explorar livros infantis ou juvenis, com vocabulário e gramática mais simples, que pode encontrar em:
Blog para aprender inglês como um nativo
Deixamos uma última recomendação: a de explorar FluentU - Speak English like a Native. Trata-se de um blog, com muitas dicas úteis e muito material que pode descarregar de forma gratuita, incluindo exercícios, vídeos ou livros, adaptados ao nível de iniciante ou mais avançado.
Explore os "Popular Posts" no menu da direita.
A FluentU é também um site de aprendizagem de inglês pago, através de subscrição mensal ou anual, com sete dias gratuitos para experimentar. Aqui, sugerimos apenas o blog, por onde pode navegar de forma gratuita, aprender muita coisa e tomar nota de muitas dicas que podem ajudar.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário