AliExpress
O AliExpress é o gigante chinês das compras online internacionais. Dentro do site vai encontrar uma grande variedade de produtos, mas não é o AliExpress que os vende. O AliExpress liga os comerciantes dos artigos divulgados no site, aos consumidores. Pode fazer pesquisa por artigo ou por loja, se já sabe a que vendedor quer comprar. Alguns vendedores do AliExpress são mais confiáveis do que outros, razão pela qual deve estar muito atento às críticas dos produtos que pesquisar. No AliExpress os consumidores têm por hábito comentar o artigo adquirido, carregando fotos do produto recebido.DealExtreme
O DealExtreme, também conhecido como DX, conquistou a confiança dos compradores de tecnologia e gadgets, a área em que se destaca. Também comercializa artigos desportivos, bricolage e jardim, acessórios para veículos, vestuário, entre outros. Tem como grandes vantagens o facto de estar disponível em português, ter portes grátis para Portugal, oferecer várias opções de pagamento e ter um serviço de acompanhamento da encomenda.
DHgate
Com milhares de produtos distribuídos por dezenas de categorias, o DHgate é o portal ideal para fazer negócios da China. É um agregador de vendedores, tal como o AliExpress, o que significa que atua como uma plataforma intermediária, que dá publicidade aos vendedores que vendem ao consumidor. Ao pesquisar um produto, aparece uma lista de vários vendedores e o comprador é que escolhe qual prefere. No separador "Superior Suppliers" encontra uma seleção de fornecedores de confiança, que oferecem garantias no que respeita ao prazo máximo de entrega e política de devolução.
Gearbest
Mais um site chinês a dar cartas no campo das compras online. Se procura um gadget a bom preço, o Gearbest é o site a explorar, uma vez que atua no mesmo nicho de mercado do DealExtreme, ou seja, na venda de produtos tecnológicos. Artigos de vestuário, relógios, casa, jardim e desporto são outras secções em destaque. Na secção de "Venda Flash" encontra artigos a metade do preço de mercado, apenas disponíveis durante um curto período de tempo.
Banggood
O Banggood está no top 5 dos sites de compras chineses e vende artigos de todas as categorias. Pode pesquisar por categoria ou através da barra da pesquisa, e ao identificar o produto pretendido pode ver produtos semelhantes se clicar em "See Similar Items", o que lhe permite conhecer outras marcas e comparar preços entre artigos. Ao escolher o método de pagamento pode, também, optar por adquirir um seguro (por um valor simbólico) que lhe garante ser reembolsado em caso de extravio ou dano no produto.
Alibaba
No Alibaba encontra alguns produtos que não vê noutros sites, como materiais de construção e maquinaria pesada. À semelhança do AliExpress, o Alibaba é um agregador de vendedores. Significa que o nível de confiança que pode ter no site depende apenas do fornecedor a quem pensa comprar artigos.
LightIntheBox
Mais um site chinês em que pode comprar em português. O LightInTheBox dá especial destaque ao vestuário, acessórios de moda e artigos pra a casa, disponíveis a preços da China. O LightInTheBox tem um separador de "Pré-venda", que permite ao consumidor comprar um artigo, com grandes descontos, antes de ser disponibilizado no site. No separador "Flash Sales" vai encontrar artigos com descontos até 95%.
MiniInTheBox
Mais um site com artigos para todos os gostos e com preços de deixar os olhos em bico. O MiniInTheBox é um site do mesmo grupo do LightInTheBox, mas mais direcionado para produtos tecnológicos e acessórios. À semelhança dos outros sites de compras chineses, permite escolher diferentes modos de entrega da encomenda e métodos de pagamento, desde Paypal a cartão de crédito.
Encomendas da China retidas na alfândega
Quando uma encomenda vem de um país fora da Europa, é sujeita a um controlo alfandegário mais apertado e pode ter que ser taxada. É o que acontece com os produtos mandados vir de países asiáticos, entre eles, a China. A sua encomenda pode ou não ficar retida, é uma questão de sorte, uma vez que a triagem é aleatória. Todas as encomendas acima dos 22 euros com origem fora da UE deviam pagar IVA, mas nem todas ficam retidas para esse efeito. Outra razão para a sua encomenda da China ficar retida na alfândega é o facto de o produto ser uma falsificação. Ao comprar "réplicas" em sites chineses, pode estar a colaborar com o negócio da contrafação.A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário