A despesa mensal com as telecomunicações é uma das fatias do nosso orçamento familiar que pode sempre ser melhorada, no sentido de pesar um pouco menos nas nossas contas. Sempre com a poupança em vista, caso tenha um contrato a decorrer, pode, regularmente, analisar e perceber se usa, de facto, todas as subscrições, de forma a anular as que já não lhe interessam.
Mas, nos casos em que a fidelização está a chegar ao fim ou nos preparamos para fazer um novo contrato, é igualmente essencial que dedique algum tempo a analisar de que forma pode conseguir o melhor contrato de telecomunicações. Isto é, o contrato que melhor responde às suas necessidades específicas e com os melhores preços, entre os que atualmente são praticados no mercado nacional.
Lembre-se, o mercado das comunicações, telefone ou internet, em Portugal é liberalizado, por isso, pode escolher livremente que operador vai contratar.
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Como conseguir o melhor contrato de telecomunicações?
Definir consumo
Como primeiro passo, sugerimos que comece por definir as necessidades de consumo da sua família. As necessidades identificadas precisam de ser asseguradas e vão ditar os requisitos do serviço que vai procurar.
Além da vantagem que já referimos anteriormente, a de poder verificar se usa, de facto, todos os canais subscritos, pode ainda definir se pretende aceitar todos os serviços que o operador está a disponibilizar. Falamos, por exemplo, do telefone fixo que ficou para segundo plano na casa de muitos portugueses, mas que, regra geral, é incluído no pacote dos serviços. Mesmo que a sua inclusão não faça diferença no valor final, pode sempre colocar a questão.
Por outro lado, face à atual implementação do trabalho remoto, se for o seu caso ou de algum dos membros da família, deve procurar assegurar um serviço de internet rápido e seguro.
Analisar e comparar propostas dos operadores do mercado
Ainda que venha a considerar que a oferta dos operadores é algo semelhante, se reunir o máximo de informação possível, pode encontrar detalhes diferenciadores que, de alguma forma, possam fazer a diferença na sua situação e ajudá-lo a tomar uma decisão.
Atualmente, na esfera digital, existem algumas ferramentas de comparação, de utilização gratuita, como é o caso do simulador do Regulador deste setor – a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, que dão uma ajuda preciosa ao reunir muita informação, tantas vezes dispersa e difícil de cruzar.
De entre a atual oferta, existem alguns pontos sobre os quais deve mesmo ficar esclarecido. Por exemplo, no que diz respeito ao tráfego ilimitado, deve perceber, diretamente, com a operadora, se esta tem alguma política de utilização. A necessidade de gerir ofertas ‘bastante generosas’ passa também pelas chamadas de voz, já que em alguns casos, acaba por existir limites.
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Atenção à fidelização e promoções (e não se esqueça de negociar)
O contrato de telecomunicações que está à procura, independentemente da operadora, vai apresentar-lhe um período de fidelização, sendo que na maioria dos casos é de 24 meses. Esta é uma das condições que tem de pesar, pois se quiser terminar o contrato durante este período, apenas algumas exceções vão permitir que o faça sem ter de pagar o tempo restante. Entre estas exceções, estão, por exemplo, o incumprimento técnico e condições dos serviços contratados.
Quanto a promoções, deve ter muita atenção e fazer contas. Muitas vezes, os valores são muito atrativos, mas com uma curta duração e com um valor superior quando termina a dita oferta especial.
Assim, a pensar no que pode poupar, mensalmente, deve estudar as opções dos pacotes (voz, internet, telemóvel e televisão), pois os valores praticados são, tendencialmente, mais vantajosos.
Por último, e porque falamos de um setor bastante competitivo, recorra às suas ‘capacidades comerciais’ e encontre formas, subtis e adequadas, de negociar os serviços que vai contratar, jogando sempre com as ofertas concorrentes.
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A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
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