O investimento direto estrangeiro em Portugal, no mercado imobiliário, mantém a sua tendência de crescimento. Segundo dados do Banco de Portugal, registou-se um aumento de 2,2% no primeiro trimestre de 2024, face ao trimestre anterior.
É uma tendência que (para já) não para. Nem mesmo com o fim dos Golden Visa ou dos Residentes Fiscais não-Habituais, os estrangeiros travaram nas suas intenções de investimento.
No final do primeiro trimestre deste ano, o stock total de investimento imobiliário realizado em Portugal por entidades estrangeiras era de 31.982 milhões de euros, 2,2% acima do montante registado no final de 2023.
Em termos homólogos, regista-se um crescimento no investimento estrangeiro de 13,1%. Apesar disso, os 682 milhões de euros aplicados no nosso mercado imobiliário, durante os três primeiros meses do ano, estão abaixo de qualquer registo trimestral registado nos últimos dois anos.
Leia ainda: Imobiliário: O mercado está mau para comprar
Compra de casas também cresce
O montante investido na aquisição de habitações também tem mantido um registo elevado, apesar de se registar uma certa quebra desde final de 2021. Durante o ano de 2023, os estrangeiros adquiriram habitação em Portugal num montante superior a 3,5 mil milhões de euros, representando 12,7% do volume total de vendas.
O peso das compras por parte de estrangeiros aumentou em 2023, face ao valor registado em 2022, que foi de 11,4%. Este aumento deve-se, sobretudo, à quebra de cerca de 20% na venda de casas, afetando sobretudo a procura nacional, derivado do aumento das taxas de juro e da consequente perda de poder de compra.
Leia ainda: Qual o impacto do aumento dos juros nos preços na habitação?
Analisando o volume de vendas e o número de casas compradas por estrangeiros, concluímos que o valor médio de compra de cada habitação voltou a subir no final de 2023.
Em média, cada cidadão europeu compra uma casa em Portugal por 278.651 euros, enquanto os restantes estrangeiros o fazem por um valor médio de 413.545 euros. Estes valores contrastam com o valor médio de cada aquisição feita por compradores nacionais, que se fixou nos 198.580 euros no final de 2023.
Bons negócios (imobiliários)!
Leia ainda: Estrangeiros: Documentos necessários para comprar casa em Portugal
Gonçalo Nascimento Rodrigues é Consultor em Finanças Imobiliárias, tendo trabalhado em empresas como Ernst & Young, Colliers International e Essentia. É Coordenador e Docente numa Pós-Graduação em Investimentos Imobiliários no ISCTE Executive Education. Adicionalmente, exerce atividade de consultoria, prestando serviços de assessoria ao investimento imobiliário. Detém um master em Gestão e Finanças Imobiliárias e um master em Finanças, ambos pelo ISCTE Business School, além de uma licenciatura em Gestão de Empresas na Universidade Católica Portuguesa. É autor do blogue Out of the Box.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário