São muitas as áreas da nossa vida que nos últimos 10 anos sofreram mudanças significativas. No universo do crédito habitação, as mudanças a beneficiar o consumidor são relevantes. E, orgulhosamente, o Doutor Finanças esteve (e está) sempre um passo à frente do mercado, contribuindo para a transformação.
Recuemos 10 anos. Em 2014, já escrevíamos sobre finanças pessoais. Já explicávamos todos os procedimentos necessários. Já acompanhávamos os clientes de forma próxima. Já tínhamos consciência de que era importante explicarmos primeiro o que fazer, como fazer e quais as consequências, e só depois concluíamos uma transação.
Há 10 anos, os clientes precisavam de se deslocar ao banco para entregar papéis, assinar documentos, confirmar informações e validar propostas.
No Doutor Finanças, a transformação tecnológica começou em 2017. Foi nesse ano que criámos a “Clínica”, o sistema construído de raiz que nos ajuda a fazer toda a comunicação com clientes e parceiros. Foi nesse ano que demos os primeiros passos na digitalização do processo de crédito habitação.
Ao longo dos anos, fomos acrescentando camadas, continuando a inovar e a entregar um serviço diferenciado ao cliente.
Em 2020, quando todos fomos para casa, os bancos foram obrigados a acelerar a transformação. Diria que a evolução que o Covid os obrigou a fazer colocou os bancos ao nível a que o Doutor Finanças estava nessa altura. E isso permitiu-nos continuar a ir mais longe.
Naquela altura, o Doutor Finanças estava já preparado para responder a todo o processo digital. As mudanças permitiram que fossemos mais longe, abriu novas possibilidades. Hoje, imagine-se (!), é possível fazer escrituras de forma remota. Em 2020, tal era impensável.
Um cliente do Doutor Finanças consegue fazer uma comunicação totalmente assíncrona. Recebe e envia informação e documentação e tem acompanhamento no momento e ao ritmo que lhe for mais conveniente.
E isto só é possível porque ao longo do trajeto estivemos sempre focados no que é mais importante: o cliente. O que podemos desenvolver para ser mais fácil? Como podemos tornar os processos mais ágeis? No fundo, como podemos ser o agente facilitador, que retire burocracia, tempo e ansiedade a quem procura a nossa ajuda?
Este foi sempre o nosso foco. E foi isso que nos permitiu fazer os desenvolvimentos antes do resto do mercado. Esta capacidade de ouvir e perceber o que mais importa para os clientes foi o que nos moveu nestes primeiros 10 anos. Foi o que permitiu estarmos à frente de uma indústria tradicionalmente muito burocrática.
E tenho a certeza de que será este mesmo compromisso e foco que nos vão levar mais longe nos próximos 10 anos.
Venham eles!
Rui Bairrada começou a sua vida profissional em 1995 como estafeta no Deutsche Bank. Nos anos seguintes assumiu responsabilidades em diferentes áreas comerciais até sair, 12 anos depois, deixando a função de Partnership Banking Coordinator, para criar o seu próprio negócio em finanças pessoais. Nos anos que se seguiram foi Managing Partner da Personal Finance, Diretor Geral da Dignus Capital e Board Member da Reorganiza, até fundar, em 2014, o Doutor Finanças, com o objetivo de ajudar os portugueses a tomar melhores decisões financeiras para as suas vidas. Atualmente, Rui Bairrada é CEO do Doutor Finanças. Em 2023 contou a sua história de vida no livro “De Estafeta a CEO: as decisões que constroem uma liderança”.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
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