Por norma, cada trabalhador tem direito a gozar 22 dias úteis de férias, tendo estes de ser marcados até ao dia 15 de abril. No entanto, se souber com antecedência quais os feriados e pontes em 2025, no próximo ano, tem a possibilidade de usufruir de mais dias de descanso, com os mesmos dias de férias.
Em 2025, há 13 feriados obrigatórios, mas apenas 11 em dias úteis. Olhando para o calendário do próximo ano, consegue usufruir de cinco fins de semana prolongados. Mas se quiser usar dias de férias, no mínimo, tem a possibilidade de desfrutar de quatro pontes.
Dito isto, antes de marcar as suas férias, saiba quais são as datas mais benéficas para ter dias de descanso extra.
Leia ainda: Seis perguntas e respostas sobre o direito a férias
Conheça os feriados em 2025
Como referido, existem 13 feriados obrigatórios em 2025. Além destes, há ainda feriados municipais e o Carnaval. Mesmo não sendo um feriado, algumas empresas e autarquias concedem este dia, devido à importância que esta celebração tem em certas zonas do país.
Independentemente da zona onde vive em Portugal, saiba que os feriados obrigatórios em 2025 são os seguintes:
- Ano Novo (1 de janeiro) - quarta-feira
- Sexta-feira Santa (18 de abril) - sexta-feira
- Páscoa (20 de abril) - domingo
- Dia da Liberdade (25 de abril) - sexta-feira
- Dia do Trabalhador (1 de maio) - quinta-feira
- Dia de Portugal (10 de junho) - terça-feira
- Corpo de Deus (19 de junho) - quinta-feira
- Dia da Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto) - sexta-feira
- Dia da Implantação da República (5 de outubro) - domingo
- Dia de Todos os Santos (1 de novembro) - sábado
- Dia da Restauração da Independência (1 de dezembro) - segunda-feira
- Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro) - segunda-feira
- Natal (25 de dezembro) - quinta-feira.
Quanto aos feriados municipais, a lista é bastante longa, pois cada localidade e região assinala as suas comemorações religiosas ou não. Por isso, destacamos apenas três dias que abrangem algumas zonas do país:
- Santo António (13 de junho) - sexta-feira (feriado municipal em Lisboa)
- São João (24 de junho) - terça-feira (feriado municipal no Porto, Braga, Almada, Tavira, entre outras localidades)
- E o S. Pedro (29 de junho) - domingo (feriado, por exemplo, em Sintra, Montijo, Seixal, Bombarral, Felgueiras, Macedo de Cavaleiros, Castro Verde, Póvoa de Varzim e Évora).
Já o Carnaval, em 2025, é celebrado no dia 4 de março, terça-feira.
Aumente os seus dias de descanso com os feriados e pontes em 2025
Ao olhar para as datas e os dias úteis em que calham os feriados em 2025, pode começar a preparar a marcação das suas férias, tentando usufruir de algumas pontes. Esta é uma forma de beneficiar de alguns fins de semana prolongados, podendo aumentar os seus dias de descanso ou repartir as suas férias por vários meses.
Veja em que datas pode aumentar os seus dias de descanso com feriados e pontos em 2025:
Janeiro e fevereiro
Em 2025, janeiro e fevereiro não são meses muito benéficos para aumentar as suas férias. Afinal, apenas tem o dia 1 de janeiro, o Ano Novo, como feriado. Mas se quiser entrar relaxado em 2025, como o dia 1 calha numa quarta (a meio da semana), pode colocar dois dias de férias, antes ou depois, para tirar partido de cinco dias. Embora consiga celebrar o réveillon com tranquilidade, tenha em consideração que se quiser viajar (dentro ou fora do país), as viagens e alojamentos estão mais caras. Quanto a fevereiro, não existe nenhum feriado no próximo ano.
Março
No terceiro mês do ano, não existem feriados obrigatórios. Porém, se gosta de celebrar o Carnaval, e caso a sua empresa conceda o dia 4 de março, terça-feira, pode colocar um dia de férias na segunda-feira e desfrutar desta festa durante quatro dias.
Abril e maio
Como é normal, abril e maio são dois meses que contam sempre com feriados fixos, mas este ano juntam-se ainda mais dois. Tem a Sexta-feira Santa, no dia 18 de março, e o domingo de Páscoa, que calha a 20 de março. Logo aqui tem a possibilidade de ter um fim de semana prolongado (3 dias), sem ter de colocar nenhum dia de férias.
Caso pretenda aumentar este período, pode olhar para a semana depois da Páscoa, onde tem quatro dias úteis em que pode colocar férias. Isto porque o Dia da Liberdade, o 25 de abril, celebra-se numa sexta-feira, possibilitando mais um fim de semana prolongado. Ou seja, a contar com os fins de semana, com apenas quatro dias de férias, fica a descansar 10 dias.
Se quiser gozar mais uns dias, no mês de maio, tem o dia 1 (o Dia do Trabalhador) que calha numa quinta-feira. Assim, se colocar oito dias de férias, pode desfrutar de 17 dias sem trabalhar (18 de abril a 4 de maio).
Junho é um bom mês para aproveitar os feriados e pontes em 2025
Falando de feriados e pontes em 2025, é impossível não destacar o mês de junho, dado os seus feriados obrigatórios e municipais:
- Dia de Portugal (10 de junho) - terça-feira
- Santo António (13 de junho) - sexta (feriado municipal em Lisboa)
- Corpo de Deus (19 de junho) - quinta-feira
- São João (24 de junho) - terça-feira (feriado municipal no Porto, Braga, Almada, Tavira, entre outras localidades)
- E o S. Pedro (29 de junho) - que calha num domingo.
Embora os benefícios variem conforme a zona onde trabalha, se a sua empresa conceder o dia 13 de junho, pode marcar três dias de férias e, com os fins de semana, aproveitar nove dias. Mas se quiser fazer umas férias mais longas, marque férias de 9 a 20 de junho. Isto porque vai gastar sete dias de férias, mas terá um período de descanso de 16 dias.
Caso trabalhe na zona do Porto ou de Braga, com oito dias de férias, pode também aproveitar 16 dias para relaxar ou viajar.
Ou seja, em 2025, este será um mês muito disputado para marcar férias.
Julho, agosto e setembro
Estes três meses são, por norma, os períodos em que muitos portugueses tiram férias, seja devido às temperaturas mais altas ou às férias escolares dos filhos. No entanto, ao longo destes três meses, saiba que existe apenas um feriado, o dia da Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto), numa sexta-feira. Isto significa que, pelo menos, tem um fim de semana prolongado. Contudo, se quiser beneficiar de uma ou duas semanas de férias de junho a setembro, só tem hipóteses de poupar um dia em agosto.
Leia ainda: Como usar o subsídio de férias com inteligência
Outubro e novembro
Em 2025, o único feriado de outubro, a Implantação da República (dia 5), calha a um domingo, não permitindo beneficiar de dias extras de descanso, a menos que trabalhe ao fim de semana. O mesmo se aplica ao único feriado de novembro, o dia de Todos os Santos (dia 1), que será celebrado a um sábado.
Leia ainda: Subsídio de Natal no ano de admissão: Quanto se recebe?
Dezembro: Outro mês de eleição para aproveitar os feriados e as pontes em 2025
Por último, tem o mês de dezembro, em que se destacam três feriados obrigatórios:
- Dia da Restauração da Independência (1 de dezembro) - segunda-feira;
- Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro) - segunda-feira;
- Natal (25 de dezembro) - quinta-feira.
Olhando para o calendário, este é um excelente mês para maximizar as suas férias e recarregar baterias para entrar em 2026. Por exemplo, se quiser tirar um período mais curto, com quatro dias de férias, consegue desfrutar de 10 dias (29 de novembro a 8 de dezembro). Já com oito dias de férias, pode aproveitar 16 dias para descansar (29 de novembro a 14 de dezembro). Para terminar o ano, se quiser prolongar o espírito natalício, pode colocar um dia de férias a 26 de dezembro, ficando assim quatro dias em casa.
Ler ainda: Precisa de alterar as férias? Saiba o que deve fazer
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário