Perceber todo o mundo dos investimentos pode não ser fácil ou imediato para quem está a começar. E mesmo quem já investe tem sempre algo a aprender e possibilidades de melhorar e fazer ajustes. Uma das questões que lhe podem surgir quando estiver a escolher o intermediário financeiro é se é melhor investir através do banco ou de uma corretora.
Fique a conhecer alguns pontos que pode querer considerar na hora de decidir.
Oferta de produtos
Quando decide investir, é importante que compare a oferta do banco e da corretora. É que não vai querer abrir conta junto de um intermediário financeiro para depois perceber que não tem os produtos que quer.
Neste campo, é provável que a corretora tenha um portefólio mais diversificado, uma vez que se foca exclusivamente na atividade de investimento. Isto se compararmos com um banco tradicional.
No entanto, também pode optar por um banco de investimentos, no qual a oferta é maior do que na banca tradicional e se pode aproximar mais daquilo que é disponibilizado pelas corretoras. Além disso, este tipo de intermediário financeiro tem outra característica interessante: se houver algum produto que não faz parte da oferta, o cliente pode tentar que o banco lhe dê acesso.
Pelo contrário, é improvável que as corretoras e os bancos tradicionais tenham este nível de acompanhamento e personalização.
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Custos e comissões
Na comparação entre banco e corretora também é importante olhar para os custos e comissões. Se tiver de pagar muito por cada ordem ou transação, o investimento acaba a render menos do que podia esperar.
E se até há uns anos era difícil ao cidadão comum ter acesso a corretoras, hoje já não é assim. Na verdade, as corretoras low cost (como a Degiro ou a XTB, por exemplo) vieram tornar os investimentos mais acessíveis a mais pessoas.
Aqui, os bancos têm, geralmente, custos mais altos. No entanto, deve sempre ler os preçários, fazer a sua análise e perceber qual é a melhor opção para si, tendo em conta a estratégia de investimento e o número de transações que planeia fazer por mês, por exemplo.
Algumas comissões que pode comparar são as que se relacionam com a transação, a guarda de títulos, o processamento de dividendos e o câmbio.
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Acompanhamento ao cliente
As corretoras online a atuar em Portugal já oferecem, geralmente, um serviço de apoio ao cliente por telefone ou email. No entanto, esse acompanhamento será mais limitado do que aquele que um banco, sobretudo de investimentos, conseguirá oferecer.
É que, neste último caso, tem um gestor com o qual pode esclarecer dúvidas por telefone ou presencialmente.
Além disso, esse gestor pode ajudar a encontrar o produto que vai ao encontro dos seus objetivos. E como vimos, essa ajuda não fica apenas pelos instrumentos que fazem parte do portefólio do banco. Pode ir mais além e dar-lhe acesso a produtos que, em condições normais, não estão disponíveis.
Plataforma de negociação
A plataforma de negociação é o sítio onde vai poder dar as suas ordens de compra e venda e gerir a sua carteira. Embora já vários bancos tradicionais tenham plataformas próprias, estas podem não ser tão desenvolvidas nem com tantas soluções como as das corretoras ou dos bancos de investimento.
Se acha que ainda não está à vontade para começar a investir desta forma, saiba que há vários intermediários que permitem criar uma conta demo para testar a plataforma. Desta forma, pode começar a perceber como é que funciona, quais as soluções, e o que acontece quando dá alguma ordem. E isto tudo sem arriscar perder o seu dinheiro.
Por outro lado, também há quem prefira ter tudo concentrado num único lugar e se sinta mais à vontade a investir com o banco no qual tem a conta à ordem, mesmo que a plataforma não seja tão desenvolvida e a oferta de produtos seja menor.
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