Vida e família

Subida do IAS em 2025: Que apoios vão aumentar e para quanto?

Com a subida do IAS em 2025 para 522,50 euros, várias prestações sociais vão sofrer alterações. Conheça algumas das principais mudanças.

Vida e família

Subida do IAS em 2025: Que apoios vão aumentar e para quanto?

Com a subida do IAS em 2025 para 522,50 euros, várias prestações sociais vão sofrer alterações. Conheça algumas das principais mudanças.

Tal como era previsto, o Indexante de Apoios Sociais (IAS) vai aumentar em 2025, influenciando as prestações pagas pela Segurança Social, o valor das pensões e do subsídio de desemprego. O valor do IAS em 2025 é de 522,50 euros,, o que corresponde a um aumento de 13,24 euros (em 2024 o IAS é de 509,26 euros).

Com este novo valor, vários apoios vão sofrer alterações, aumentando a receita que muitos portugueses vão auferir no próximo ano. A seguir, indicamos os aumentos mais relevantes.

Leia ainda: O que propõe o Orçamento do Estado para as famílias?

Limite máximo do subsídio de desemprego sobe para 1.306 euros

Um dos primeiros apoios que vai aumentar à boleia da subida do IAS é o subsídio de desemprego. Embora o valor deste subsídio seja influenciado por vários fatores (rendimentos de referência, dimensão do agregado familiar e número de titulares com rendimentos), o teto máximo do subsídio de desemprego é de 2,5 IAS. Ou seja, em 2025 o valor máximo é de 1.306 euros.

Quanto ao valor mínimo do subsídio de desemprego, este continua a corresponder a 1 IAS, isto é 522,50 euros em 2025. Contudo, é preciso salientar que os cálculos do patamar mínimo podem ser diferentes. Por exemplo, os valores diferem quando os trabalhadores tiverem uma remuneração líquida de referência inferior a 1 IAS, se receberem o salário mínimo nacional e no caso em que um casal tenha ambos os elementos desempregados e dependentes a seu cargo.

Leia ainda: Como pedir o subsídio de desemprego?

Subida do IAS em 2025 e aumento extraordinário pode aumentar o valor das pensões em até 3,85%

O Orçamento do Estado 2025 traz boas notícias para uma grande parte dos pensionistas. A partir de dia 1 de janeiro de 2025, os pensionistas com reformas até 1.045 euros (2 IAS) vão ter um aumento total de 3,85% nas suas pensões. Este acréscimo resulta do aumento de 2,6% previsto por lei, acrescido de 1,25% do aumento extraordinário permanente aprovado no Orçamento do Estado.

Caso as pensões se situem entre 1.045 euros e 1.567,50 euros, o aumento por lei corresponde a 2,1% ao qual acresce ainda o aumento extraordinário permanente de 1,25%. Feitas as contas, a subida é de 3,35%.

Quanto às restantes pensões deixa-se de aplicar o aumento extraordinário permanente. Contudo, existem subidas a todas as reformas cujo valor seja até aos 6.270 euros (12 IAS).

Nas pensões a partir de 1.567,50 euros (3 IAS) e até aos 3.135 euros (6 IAS), o aumento é de 2,1%. Já as pensões acima dos 3.135 euros (6 IAS) até aos 6.270 euros (12 IAS) a subida é de 1,85%. Acima de 6.270 euros, não há direito a qualquer aumento.

Ainda em relação a este tema, importa reforçar que os escalões do IRS em 2025 vão ser atualizados em 4,6%. Desta forma, os aumentos nas pensões não implicam uma subida de escalão para os pensionistas.

Leia ainda: Pensão unificada: Como funciona?

Alterações nos apoios sociais concedidos pela Segurança Social

Dado que o IAS é o Indexante de Apoios Sociais, é natural que algumas prestações pagas pela Segurança Social sofram aumentos ou alterem certas condições perante a subida do IAS em 2025.

Alguns dos principais destaques vão para:

  • O abono de família;
  • Subsídio social parental: pode ir de 64% do IAS a 80% do IAS. Ou seja, passa de um mínimo de 325,93 euros para 334,40 euros, e o valor máximo de 407,41 euros para 418 euros.
  • Subsídio por morte: valor limite sobe de 1.527,78 euros para 1.567,50 euros (3 IAS).
  • Subsídio social por risco clínico durante a gravidez; subsídio social por interrupção da gravidez e subsídio social por riscos específicos: passa de 13,58 euros ao dia para 13,93 (80% de 1/30 do IAS);

Também vão existir mudanças no rendimento social de inserção e na prestação social para a inclusão, pois o IAS serve de referência para determinados cálculos e condições de acesso. Além destas prestações, existem outros apoios que podem subir, se tiverem como valor mínimo o IAS.

Outro caso em que o IAS em 2025 pode ter um ligeiro impacto, é se estiver a receber o subsídio de apoio ao cuidador informal principal. Isto acontece porque o valor do apoio é igual à diferença entre a soma dos rendimentos do cuidador informal principal e o valor de referência do subsídio (1 IAS).

Leia ainda: Cuidador informal: Deveres, direitos e apoios a que pode recorrer

Porque é que o IAS em 2025 voltou a subir?

A subida do IAS em 2025 resulta da atualização anual, tendo em conta a fórmula de cálculo definida na legislação (Lei 53-B/2006), que utiliza a inflação (inflação média dos últimos 12 meses, sem habitação, de novembro) e o crescimento da economia (crescimento médio anual do Produto Interno Bruto nos últimos dois anos terminados no terceiro trimestre de 2024) como referência.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de inflação média anual sem habitação ficou nos 2,1%. E em anos que a taxa de crescimento da economia oscila entre 2% e 3%, acresce à taxa de inflação 0,5 pontos percentuais. Logo, de acordo com a lei, o IAS é atualizado em 2,6%.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.