Já perdeu a conta às vezes que lhe tentaram vender serviços ou produtos por telefone? Este artigo é para si. Saiba como as compras por telefone podem afetar as suas finanças pessoais.Certamente já lhe aconteceu receber um chamada de alguma operadora de telecomunicações ou de uma instituição bancária a tentar vender-lhe um serviço. Disse que não e no dia seguinte voltaram a ligar-lhe. E no dia a seguir ao dia seguinte e assim sucessivamente.
Quando decidiu atender, porque está sujeito a pressão de ter de decidir no momento, porque não percebeu todas as cláusulas apresentadas ou porque não lhe foram explicadas as coisas corretamente acaba por comprar ou dar continuidade a serviços que não pretendia.
Saiba como estas decisões podem afetar as suas finanças pessoais.
1. Compras por impulso
O discurso do comercial que faz vendas por telefone é um discurso geralmente treinado e repleto de técnicas para o convencer de que aquele é um serviço ou produto ideal para si e que aquela é uma oportunidade imperdível. Pressionado pelo tempo limitado que tem para pensar, muitas vezes,acaba por comprar ou dar continuidade a um serviço, que lhe foi apresentado em cinco minutos, por telefone, e que que certamente não compraria se tivesse tido o tempo necessário para pensar sobre o assunto.
Assim, não tome decisões no momento! Peça para lhe voltarem a ligar em outro momento. Pense se realmente precisa daquele produto e investigue e compare com produtos semelhantes e veja onde pode encaixar determinada despesa nas suas finanças pessoais.
Leia ainda: Como controlar as compras por impulso com o Boonzi
2. Fidelizações
Quando lhe apresentam um serviço ou lhe ligam para renovar o seu contrato certifique-se que conhece todos os termos do contrato. Se pretende comprar ou dar continuidade pergunte de quanto tempo é a fidelização e faça as suas contas e certifique-se que está dentro do seu orçamento pessoal. Não corra o risco de subscrever um serviço durante vários meses que depois vai acabar por não utilizar e que vai ter de pagar.
3. Falta de informação
Pode parecer paradoxal, mas esta falta de informação ocorre por estar a receber muita informação ao mesmo tempo e através do telefone.
Ainda a tentar assimilar tudo o que ouviu o e pressionado para uma tomada de decisão certamente vai acabar por não fazer algumas perguntas essenciais e/ou não ser informado sobre todas taxas, impostos ou atualizações que mensalidades ou anuidades possa sofrer, sendo depois confrontado com contas que não faziam parte do seu orçamento.
Certifique-se que os valores que são apresentados são aqueles que irá pagar e que não vai ter nenhuma surpresa menos agradável.
Leia ainda: Como cancelar um contrato feito por telefone
É fundamental...
Evitar tomar decisões sob pressão e sem ter investigado e comparado o produto ou serviço que lhe é apresentado com outros. Se necessário anote num papel o que todos os serviços no mercado oferecem. Assim, vai ter uma”fotografia” clara do que cada um oferece e de qual é mais vantajoso, evitando que compre algo que não se adequa ao seu perfil e às suas finanças.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #artigos de finanças pessoais,
- #como evitar compras por telefone,
- #compras por telefone,
- #dicas de finanças pessoais,
- #finanças pessoais,
- #telemarketing
A pressão exercida pelo vendedor leva em muitos casos as compras por impulso e consequentemente afetam as finanças pessoais.