Como vão as suas resoluções de ano novo? Se fazer exercício de forma regular faz parte delas, saiba que "voltar ao ginásio" não é a única opção para atingir o objetivo. Conheça neste artigo algumas sugestões para ficar em forma e melhorar a sua saúde sem gastar um cêntimo.
Confie o seu exercício a uma app
Se é uma espécie de “lobo solitário” a fazer exercício e tem facilidade em motivar-se sozinho, então porque não experimenta algumas aplicações para telemóvel que funcionam como uma espécie de personal trainer?
A lista de aplicações gratuitas para fazer exercício físico são imensas, mas deixamos algumas sugestões abaixo:
Junte-se a um grupo ou clube
Se não gostar de fazer exercício sozinho e sente que precisa da motivação de um grupo que estará lá para o apoiar e desafiar durante a sua jornada de fitness, então procure, por exemplo, um grupo de caminhada ou de outros exercícios ao ar livre numa aplicação como a Meetup, que promove os encontros cara-a-cara de pessoas com os mesmos interesses.
Espreite aqui os grupos de desporto ao ar livre e aqui os grupos de desporto e bem-estar.
Pode ainda aderir à Massa Crítica, que organiza passeios de bicicleta em grupo por Lisboa de uma forma segura, saudável e até divertida. Os passeios da Massa Crítica acontecem na última sexta-feira de cada mês.
Procure por eventos de fitness gratuitos na sua cidade
Existem vários eventos nas cidades que promovem o exercício e o bem-estar ao ar livre. No Porto, por exemplo, existem ocasionalmente sessões de Yoga, Pilates e Tai Chi no Palácio de Cristal.
Visitando o site Viral Agenda e pesquisando pela categoria Bem-Estar facilmente conseguirá elaborar todo um plano de exercício gratuito e - melhor ainda - acompanhado.
Por exemplo, nos próximos dias, em Lisboa, encontramos os seguintes eventos:
Aproveite os aparelhos de exercício grátis
Também em grande parte das cidades um pouco por todo o país já existem aparelhos com os quais qualquer pessoa se pode exercitar. É muito comum encontrá-los em parques e jardins. Procure no site da Câmara Municipal da sua cidade onde encontrá-los. Aqui poderá encontrar uma lista extensa de todos os aparelhos espalhados pela cidade de Lisboa.
Torne a sua deslocação casa-trabalho-casa no seu exercício do dia
São cada vez mais as pessoas a recorrer à bicicleta para se deslocar. Aqui em Lisboa estão a aparecer cada vez mais ciclovias, o que facilita imenso a deslocação via bicicleta. Mas mesmo que esta não seja uma opção viável para si, comece gradualmente a substituir parte da sua rotina diária por caminhada. Se for de transportes, saia algumas paragens antes do trabalho e faça o resto a pé e, se for de carro, experimente deixá-lo mais longe e vá também a pé.
O ideal seria andarmos entre meia hora a uma hora por dia e esse tempo pode perfeitamente ser repartido.
Se tem dúvidas recorra ao Youtube
Hoje em dia é possível aprender praticamente tudo no Youtube. Lá, encontramos milhões de vídeos com a resposta a quase todas as nossas questões e necessidades. O exercício não é exceção e conseguimos encontrar imensos canais dedicados exclusivamente à prática de exercício físico, quaisquer que sejam os seus gostos e preferências neste campo.
Veja aqui alguns exemplos de aulas de exercício que pode encontrar no Youtube:
Adira a um desafio de 30 dias
É certo que os desafios de fitness com a duração de 30 dias são uma moda e são de curta duração, mas poderão ser uma boa casa de partida para ganhar o gosto ao exercício físico. Por vezes, ter uma data de início e de fim, poderá funcionar como uma motivação para se pôr - literalmente - a mexer.
Se acompanha blogs de fitness, é comum encontrar estes desafios algumas vezes por ano, mas se não conhece nenhum, pode sempre recorrer ao Pinterest para inspiração. Experimente pesquisar por “desafio de 30 dias” e veja as inúmeras sugestões que aparecem! É só escolher e começar. 🙂
Veja abaixo o exemplo de um dos exercícios de 30 dias que circulam pelo Pinterest. Pode ver os 30 dias de exercício aqui.
Fazer exercício é como tratar das suas finanças pessoais: apesar de recomendarmos o Boonzi como a aplicação ideal para gerir a sua vida financeira, o importante é que faça essa gestão. No exercício é a mesma coisa: independentemente do local, do método e das suas preferências, o importante é que o pratique. 🙂
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #abdominais 30 dias,
- #caminhadas Lisboa,
- #desafio 30 dias abdominais,
- #exercício ao ar livre,
- #exercício físico,
- #exercício físico grátis,
- #exercício grátis,
- #yoga grátis
Deixe o seu comentário
4 comentários em “7 formas de praticar exercício gratuitamente”