Como já deve saber, a partir deste ano ninguém poderá entregar a declaração do IRS em papel. Em contrapartida, haverá mais de três milhões de agregados com as suas declarações pré-preenchidas e prontas a entregar de forma automática. O mundo está a mudar e a tendência é simplificar processos outrora trabalhosos e difíceis. O que lhe propomos neste artigo vem nesse sentido: simplificar a organização das despesas dedutíveis em IRS.
Partindo do princípio que utiliza o software de finanças pessoais que temos vindo a sugerir desde sempre - o Boonzi - também a gestão do seu orçamento familiar é agora mais simples pela funcionalidade de importar extractos bancários com (apenas) um copy & paste, ao invés de registar manualmente despesa a despesa.
Se é utilizador do Boonzi (se não é, pode experimentar gratuitamente durante 30 dias), terá todas as transacções de todas as contas bancárias registadas no Boonzi. Com alguns passos simples é fácil filtrar e localizar as despesas dedutíveis para apresentar na declaração. Abaixo, explicamos como pode localizar estas despesas.
- Abra a secção de Transacções;
- No topo, na zona azul, mude o filtro do Período para No ano anterior;
- Altere o filtro Mostrar para despesas
- Mude o filtro Agrupar por para Categoria
- Agora, na caixa de Pesquisa, em baixo à esquerda, escreva o nome da categoria dedutível que pretende consultar. O Boonzi mostrará só a categoria pesquisada, e no cabeçalho da mesma, o somatório dos valores.
Existem outras formas de obter o mesmo resultado, por exemplo, consultando os diversos relatórios do Boonzi, filtrados pelo ano anterior.
Como excluo as despesas com saúde não dedutíveis?
Este caso não é tão imediato, excepto se tiver categorizado desde o início do ano as despesas de saúde com duas categorias diferentes, separando as dedutíveis das não dedutíveis. Caso não o tenha feito, poderá sempre editar as transacções de despesas com saúde, criando uma categoria separada para as dedutíveis. Depois poderá filtrá-las com o processo descrito acima.
E no caso dos juros de créditos à habitação?
Se separa a prestação do crédito à habitação em duas componentes – juros e amortização -, conforme indicado no guia Como posso gerir o meu crédito à habitação (ou outros créditos) no Boonzi, bastar-lhe-á fazer o filtro descrito acima e consultar o total da categoria de juros.
Anexar facturas
Quando apresenta a declaração de IRS, poderá ser submetido a uma fiscalização aleatória, em que precisará das facturas para comprovar as despesas. Para simplificar o processo de organização das facturas, poderá digitalizá-las e anexá-las a cada transacção. Veja aqui como anexar facturas às transacções.
Poupe dinheiro obtendo a dedução máxima
Visto que durante o ano importa os seus extractos bancários para o Boonzi, assegura que não lhe escapa uma única despesa no momento de apresentar a sua declaração de IRS, o que o ajuda a recuperar ou poupar dinheiro.
Esperamos que este artigo lhe tenha sido útil. E por falar em IRS, não se esqueça dos prazos. Veja este nosso artigo e não deixe passar nenhum prazo relativo ao IRS. 🙂
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #despesas dedutíveis irs,
- #despesas dedutiveis irs 2018,
- #despesas irs,
- #irs 2018,
- #irs 2018 datas,
- #irs 2018 entrega,
- #irs 2018 prazos
Deixe o seu comentário
8 comentários em “Preparar o IRS: como organizar as despesas dedutíveis no IRS”