Ser freelancer ou trabalhador independente permite-lhe a liberdade de trabalhar onde e quando quiser, mas também requer alguma disciplina. Conheça 4 dicas que temos para gerir melhor o seu pequeno negócio.
Empreender um caminho como freelancer ou trabalhador independente não é algo fácil. Viver sem um ordenado fixo, mas com as mesmas despesas do dia-a-dia é um desafio constante, por isso a palavra de ordem é poupar. Hoje partilhamos consigo quatro dicas essenciais para gerir um pequeno negócio como freelancer e que o vão ajudar a poupar dinheiro. Fique atento/a!
1. Abrir atividade como trabalhador independente
O primeiro passo para começar uma carreira como freelancer é abrir atividade nas finanças como trabalhador independente.
Para quem está a começar, este tipo de atividade é mais vantajoso do que abrir uma empresa: durante o primeiro ano, fica isento de pagamentos à segurança social, não precisa de ter contabilidade organizada e até 12.500€ de faturação anual (de categoria B) também não é obrigatório fazer retenção na fonte de IRS nem cobrar IVA nos recibos verdes (art.º 53 do Cód. IVA).
2. Encontrar um contabilista e escolher “outras atividades”
A partir do momento em que ultrapassar os 200.000€ de faturação anual, passa a ter outras obrigações fiscais. Uma delas passa pela necessidade de ter a contabilidade organizada (feita por um Contabilista Certificado, anteriormente designados por TOC): para isso, deve pedir orçamento a alguns escritórios de contabilidade em Lisboa, escritórios de contabilidade no Porto ou na zona geográfica que mais lhe convier.
Acredite que os orçamentos e as avenças vão variar! Um bom contabilista também saberá dar-lhe outros dicas sobre como poupar, como escolher CAEs com IVA reduzido ou até sobre como gerir melhor os seus gastos.
3. Procure um espaço de co-working
Outra dica para poupar dinheiro é procurar um espaço de co-working para realizar as suas atividades. Um dos aspetos que podem ser mais difíceis para quem é freelancer é trabalhar sozinho.
Por isso, trabalhar num espaço de co-working é uma forma de combater a solidão, partilhar ideias e quiçá ser mais produtivo. Mas procurar um espaço de co-working também pode significar uma poupança significativa ao fim do mês.
Como quase todos estes espaços incluem internet, eletricidade e ar condicionado, esta é uma boa alternativa para os meses de Inverno e não terá de aderir a contratos com períodos longos de fidelização.
Procure ainda espaços de co-work gratuitos, como é o caso do espaço My Auchan
4. Fazer um orçamento mensal e controlar os custos
Sem surpresas, uma das melhores formas de poupar dinheiro é fazer um orçamento mensal. Faça uma lista das suas despesas fixas (aquelas que tem mesmo, mesmo que pagar), cumpra essas obrigações e organize o resto do seu mês a partir daí. Deixe sempre algum dinheiro de parte para lhe servir de fundo de maneio para os meses em que tem menos trabalho. Controlar os gastos é um fator chave de sucesso, por isso seja rigoroso na gestão do seu orçamento!
Poupar na gestão do pequeno negócio de freelancer não significa necessariamente pôr em causa a qualidade do negócio ou fazer sacrifícios que podem comprometer a sua qualidade de vida. O maior segredo estará sempre numa boa organização, planeamento e na atribuição da devida atenção aos pormenores fiscais e de poupança.
(Artigo atualizado com os valores máximos de isenção do pagamento de IRS e IVA e de obrigação de contabilidade organizada)
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #Freelancer,
- #Trabalhador independente
Deixe o seu comentário
9 comentários em “Dicas para a gestão de um negócio de freelancer que ajudam a poupar ”