Muitas vezes subscrevemos serviços que, após um tempo e por várias razões, pretendemos cancelar. No entanto, nem sempre isto é tarefa fácil e pode tornar-se penoso para um cliente cancelar a subscrição de um serviço.
Muitas empresas apostam em modelos de negócio assentes em serviços de subscrição, em que o cliente paga um valor mensal que é mais rentável para si. Por seu turno, as empresas apostam nos famosos períodos de fidelização, que permitem às empresas oferecem certas vantagens aos seus clientes.
Ainda assim, existem certos aspetos que deverá conhecer e precaver-se, no que toca a serviços de subscrição. Mostramos-lhe alguns pontos que deve ter em consideração, caso vá subscrever (ou já tenha) um serviço.
Ver o período de fidelização
Um dos pontos que deve ter sempre em atenção em serviços de subscrição é precisamente o período de fidelização. Muitas empresas são agressivas nos seus pacotes de serviços e, como tal, tentam "agarrar" o cliente pelo maior período possível. Assim sendo, este tem de estar sempre presente no contrato, junto com certos detalhes.
As condições do contrato de fidelização deverão conter, primeiramente, a duração do período de fidelização. Tenha em atenção que um período de fidelização, por lei, não pode exceder os 24 meses. Portanto, se porventura lhe for apresentado um período superior a este, desconfie.
Juntamente com o período, também devem estar descritas as vantagens que justificam o mesmo. Estas vantagens podem incluir, por exemplo, descontos na mensalidade, equipamentos a um preço mais acessível, canais extra, pacotes de chamadas gratuitas, entre outras.
Adicionalmente, deverão também estar descritos os eventuais custos no caso de cancelar o contrato durante o período de fidelização.
De forma a proteger-se, saiba que só lhe podem ser exigidos encargos pelo cancelamento do contrato antes do término do período, se efetivamente tiver sido informado sobre o período de fidelização e tiver concordado com ele.
Ler as cláusulas do contrato antes de assinar
Como boa prática, deve sempre ler cuidadosamente as cláusulas de um contrato antes de assinar seja o que for. Tenha especial atenção às cláusulas que indicam se o período de fidelização se renova automaticamente.
Muitas vezes alguns clientes não avisam a empresa que pretendem terminar o contrato com a antecedência mínima de 30 dias, e este acaba por se renovar automaticamente por mais 12 meses.
Para serviços de streaming, ou outras contas online, deve também ler as FAQs (perguntas mais frequentes) para perceber se tem custos de cancelar.
Saiba também que, caso a subscrição do serviço seja realizada por telefone, o contrato tem obrigatoriamente de ser assinado pelo cliente e devolvido à empresa que fornece ou presta o serviço. Assim sendo, tendo em conta que esta documentação tem de ser não só assinada mas também enviada para a empresa, o contrato não será válido caso algum destes passos falhe.
Isto evita qualquer tipo de problema no ato de cancelamento de contratos realizados por telefone, visto que sem a assinatura estar presente, pode denunciar o contrato a qualquer momento.
Leia ainda: Como cancelar um contrato feito por telefone
Saber como cancelar e que custos pode ter associados
Na altura de cancelar um serviço de subscrição, deve ter em atenção que poderá ter de suportar encargos. Assim, estes encargos devem estar explicitamente descritos no contrato que assinou e entregou à empresa.
Se falarmos de serviços de telecomunicações, poderá cancelar um serviço utilizando por um formulário de cancelamento que pode estar disponível na página da Internet da empresa.
Neste pedido deve incluir certas informações, tais como: a sua identificação como cliente (por exemplo, o número de cliente que costuma vir na sua fatura), manifestar o seu desejo em cancelar e contrato e, por fim, indicar quais o(s) serviço(s) que pretende cancelar. Certifique-se que inclui os documentos necessários em anexo, que podem ser exigidos pela empresa para cancelar o contrato (por exemplo, documento de identificação, entre outros).
Um dos pontos importantes a referir e que deve ter extrema cautela é que os encargos, na eventualidade de cancelamento antecipado, não podem ser considerados automaticamente como a soma do montante das mensalidades devidas até ao término do período de fidelização.
Outra questão, que também poderá surgir e que deve ser do seu conhecimento, é que no ato da cobrança de encargos, é da responsabilidade da empresa atestar que o cliente concordou com o período de fidelização. Caso contrário, não lhe poderá exigir qualquer tipo de custo pelo incumprimento desse período.
Gerir mensalmente para não pagar serviços que já não utiliza
Por último, é recomendável que esteja atento a eventuais despesas que possam ainda estar a ser cobradas a si indevidamente, mesmo depois de já ter seguido todos os passos para rescindir o contrato de serviços de subscrição.
Sendo assim, se algo lhe for cobrado indevidamente, contacte primeiro lugar a empresa que fornece esse serviço (poderá ter custos associados nas chamadas).
Se eventualmente o seu operador não conseguir resolver o problema ou se não ficar satisfeito, pode ser apresentar uma reclamação por escrito. Por fim, se mesmo assim o problema persistir, pode recorrer a uma entidade de resolução de conflitos de consumo.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.