O desenvolvimento sustentável requer mudanças disruptivas na forma como a nossa sociedade e os negócios estão organizados. O modelo de economia circular oferece uma nova oportunidade de inovação e integração entre ecossistemas naturais, negócios, a nossa vida quotidiana e a gestão de resíduos.
O que é a economia circular e quais os seus princípios
A economia circular assenta na restauração e reutilização de produtos, componentes e materiais, maximizando a sua utilidade e valor em todos os momentos. Já num sistema de economia linear os bens são produzidos, utilizados e descartados.
Uma economia circular funciona de maneira diferente. Os produtos e serviços numa economia circular são projetados de forma a permitir a sua reutilização, seja nos ciclos biológico ou técnico.
A economia circular pressupõe partilha, reutilização, reparação e reciclagem de materiais e produtos existentes, permitindo que o seu tempo de vida se prolongue. Com esta abordagem é possível reduzir o desperdício.
O objetivo é aproveitar todos os produtos e reduzir a necessidade de comprar novas matérias-primas, enquanto a produção e o transporte tiram partido das energias renováveis.
Leia também: Dicas para diminuir a sua pegada ecológica
Extensão da vida útil dos produtos e materiais
É possível desenhar e planear alguns produtos e componentes para que possam ser reutilizados, reparados e reciclados/reproduzidos. Mas fazer produtos para durarem para sempre não é a única solução.
Quando se trata de produtos como alimentos ou embalagens, poderemos recuperar os materiais para que eles não acabem em aterros sanitários. Além disso, a energia solar, energia eólica, energia das marés, entre outras, são as principais fontes de energia renovável que devem ser mais utilizadas para estender a vida útil dos produtos.
Leia ainda: Como dar uma segunda vida a objectos que já não utiliza
Regeneração de sistemas naturais
Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.
Antoine Lavoisier
Este princípio diz respeito a inúmeros agentes que trabalham entre si para criar fluxos eficazes de materiais. Na natureza, é assim que a cadeia alimentar funciona. Se uma espécie entrar em vias de extinção, poderá afetar muitas outras espécies, porque são interdependentes.
Ao devolver nutrientes valiosos ao solo e a outros ecossistemas, podemos melhorar assim os nossos recursos naturais.
Leia ainda: Alternativas ao plástico que vão poupar o ambiente e a sua carteira
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário