O mês de maio de 2020 foi marcado por um novo aumento dos valores estipulados pelos bancos para os imóveis que estão a ser comprados através de crédito habitação. O valor mediano da avaliação bancária atingiu mesmo um nível histórico.
A pandemia provocada pelo Covid-19 ditou cautela e as avaliações bancárias dos imóveis até desceram em abril. Dois meses depois, essa descida já foi ultrapassada e os últimos dados apontam para um aumento das avaliações feitas pelos bancos para concederem crédito, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Este indicador é muito relevante para quem está a querer comprar casa com recurso a crédito, uma vez que os bancos financiam, no máximo, 90% do valor do imóvel.
Assim, o valor mediano da avaliação bancária aumentou 8,9%, quando comparado com o mesmo mês do ano passado, para um total de 1.114 euros. Este valor registado em maio está 3 euros acima dos preços registados em abril e 91 euros acima dos preços de maio de 2019, de acordo com os dados divulgados pelo INE.
Leia ainda: Imóveis podem ser avaliados através de alternativas tecnológicas
Preços sobem para nível recorde
Os valores agora conhecidos representam novos recordes. Os dados do INE recuam até 2011 e não há nenhum valor superior a este para a média do país.
Analisando os dados por regiões, o cenário não é muito diferente. Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo, Algarve e Região Autónoma dos Açores registaram todos aumentos dos preços praticados nas avaliações bancárias para níveis nunca antes vistos.
A única exceção foi a Região Autónoma da Madeira, que viu o preço mediano da avaliação bancária diminuir 0,5% ou seis euros face ao mês de abril. Contudo, importa realçar que esta região a última vez que registou uma queda de valores foi em janeiro, não tendo ainda sentido qualquer impacto da pandemia. E, apesar desta queda registada em maio, continua a ser a terceira região do país onde os preços são mais elevados.
Leia ainda: Quais as perspetivas para o mercado imobiliário?
Algarve supera pela primeira vez os 1.500 euros
A região do Algarve é a que tem os preços mais elevados de todo o território nacional, com o valor mediano a atingir os 1.512 euros. Assim, os valores concedidos nesta região superaram, pela primeira vez na história, os 1.500 euros por metro quadrado.
A segunda zona com os valores mais elevados no país é a Área Metropolitana de Lisboa, onde o preço mediano cresceu para 1.485 euros, o que também corresponde a um valor recorde.
Do lado oposto está o Alentejo, onde o valor mediano do metro quadrado se situou nos 827 euros. Apesar de ser o valor mediano mais baixo de todo o território nacional, também corresponde a um novo recorde.
Leia ainda: Poupar em tempos de covid-19: O que ganho em transferir o meu crédito habitação?
Número de avaliações bancárias desliza
Apesar destes aumentos dos valores dos imóveis, o número de avaliações caiu mais de 20% em maio, quando comparado com o mesmo mês do ano passado, realça o INE.
Assim, no mês em análise foram realizadas cerca de 19 mil avaliações bancárias a imóveis, o que representa menos 21% do que em maio de 2019, algo que é justificado com o contexto atual.
Leia ainda: Covid: “Não tem havido constrangimentos” nas escrituras
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário
Um comentário em “Bancos aumentam avaliação dos imóveis para valores recorde”