João Ramos, médico de medicina geral e familiar e apresentador da rubrica "Diga, Doutor" na RTP 1, foi o convidado do último Conversas sem Preço. À conversa com Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, foram abordados temas como a vulnerabilidade financeira e de como esta pode ter impacto na saúde das pessoas.
O Dr. João Ramos deu também várias dicas sobre como se pode poupar na saúde e admitiu que tem sentido "que as pessoas se sentem desapoiadas, daí a medicina privada ter crescido como cresceu".
Entre as dicas de poupança nesta área, o médico de medicina geral de familiar destacou a importância de a pessoa fazer uma lista com todos os medicamentos que toma e questionar o médico. "Há pessoas que chegam à minha consulta, a dizer que se sentem muito dispersas. E é aí que tu percebes que se calhar o reumatologista deu um brufen, mas o ortopedista deu ibuprofeno. Eu já vi uma pessoa a tomar um medicamento em triplicado", conta.
O Dr. João Ramos adianta que, além de poder prejudicar a saúde, esta é também uma despesa desnecessária que o doente vai ter.
O médico salientou ainda a importância de sabermos os nossos direitos. "Todo o cidadão que resida em Portugal tem direito a estar num centro de saúde", exemplificou.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #medicamentos,
- #poupar,
- #saúde,
- #Seguro de Saúde,
- #serviço nacional de saúde
Deixe o seu comentário
4 comentários em “Conversas sem Preço com Dr. João Ramos”