Há um ditado popular que diz que “é de pequenino que se torce o pepino”. E no dinheiro não é exceção. Ensinar aos mais novos desde cedo o que é o dinheiro e a sua importância é muito importante.
Para assinalar o Dia Mundial da Criança, fomos saber o que é que os mais novos pensam sobre o dinheiro e poupança. “De onde vem o dinheiro?”, “Para que serve?”, “O que é a poupança?” são algumas das perguntas a que responderam na pele de pequenos doutores.
Os conceitos de literacia financeira devem começar a ser incutidos desde cedo.
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Quando devo começar a falar de dinheiro e poupança?
Não existe uma idade exata para começar. No entanto, o aconselhado é que a partir dos 3/4 anos de idade já comecem a ter noção de alguns conceitos básicos, através de jogos ou brincadeiras, por exemplo. Depois, ao longo dos anos, e com a entrada na escola, podem ser introduzidos novos conhecimentos da poupança e da gestão de dinheiro.
Duas das ferramentas para a educação financeira são, por exemplo, a mesada e a semanada. Através destes instrumentos, os pais podem ensinar às crianças alguns conceitos base que os ajudarão a lidar com as suas finanças pessoais, nomeadamente o valor do dinheiro e a importância de o saber gerir.
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A importância dos jogos e livros infantis na hora de falar de dinheiro com crianças
Descomplicar conceitos financeiros pode ser um desafio. Assim, os jogos e os livros são ótimas ferramentas para conquistar a atenção dos mais novos. Numa primeira fase deve procurar contos e histórias que transmitam valores básicos, como a ganância, a poupança e a partilha.
À medida que a idade vai avançando, as crianças já terão a capacidade para assimilar outros conceitos, se estes forem explicados de forma simples e atrativa. Mais uma vez os livros e jogos didáticos assumem um papel fundamental na hora das crianças aprenderem a gerir o seu dinheiro.
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Os três mealheiros
A técnica dos três mealheiros é também uma forma de ajudar os mais novos a gerirem o seu dinheiro. Cada um dos mealheiros tem uma finalidade diferente - gastar, poupar e ajudar.
No mealheiro "gastar" deve ser colocado o dinheiro para as despesas já existentes ou para aquelas que a criança pretende realizar no imediato.
O mealheiro "poupar" serve para que coloque dinheiro de parte para futuras compras ou projetos. Além de que é uma forma de ir ganhando o hábito de guardar sempre uma parte do que recebe para criar poupança.
E, por fim, o mealheiro "ajudar" tem como objetivo introduzir uma noção de solidariedade e partilha à criança.
Desta forma, os mais novos vão perceber que não devem gastar tudo aquilo que recebem e que a sua semanada ou mesada deve ser rentabilizada de várias formas.
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Como ajudar as crianças a gerirem o seu dinheiro
Os pais devem procurar ensinar os filhos a gerirem o seu dinheiro mas sem interferirem nas escolhas dos mais novos. Se, por exemplo, a criança gastar toda a semanada ou mesada, deve explicar-lhe as limitações do dinheiro e não lhe dar mais dinheiro. A semanada e a mesada vão incutir-lhes a noção de responsabilidade de tomar decisões sobre o seu dinheiro.
É também importante incluir as crianças nas conversas sobre as despesas familiares, de forma a que estas entendam que o dinheiro não é um recurso inesgotável.
E, claro, dar o exemplo. Ao presenciarem boas práticas de gestão do orçamento familiar, os mais novos vão perceber melhor como devem agir.
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