Pequenos gestos podem fazer grandes diferenças. Seja na preservação do ambiente, dos relacionamentos pessoais, ou até na sua vida financeira. Já pensou que pode estar a perder imenso dinheiro ao despender de 10 euros por dia sem ponderar? Saiba como esses 10 euros, que parecem uma pequena quantia, podem valer uma fortuna no futuro.
Porque se torna mais fácil gastar dinheiro no momento?
Se poupar para o futuro é claramente a forma mais inteligente para viver confortavelmente a longo prazo, por que razão tantas pessoas gastam o seu dinheiro desenfreadamente? Um grande problema da maioria das pessoas é que o período de tempo (10, 15, 20 anos) é demasiado grande para ser totalmente compreendido. Até mesmo um período de 10 anos, aos olhos de grande parte da população, é uma miragem.
No entanto, poupar para o futuro é sempre uma atitude inteligente, pois:
- Não precisa de se preocupar tanto, caso perca o seu emprego repentinamente;
- Consegue aguentar as suas despesas por um longo período de tempo, mesmo que decida mudar algo na sua carreira e necessite de se despedir;
- Pode investir e rentabilizar o seu dinheiro;
- Consegue fazer face a despesas inesperadas de saúde.
Todas estas possibilidades são preventivas e ajudam-no a ter sempre a consciência tranquila de que, numa fatalidade, o seu estilo de vida não será afetado.
Leia ainda: Finanças pessoais para crianças e jovens: Sê dono do teu dinheiro
Qual a importância de definir um orçamento?
Mesmo que não tenha em mente alcançar algum objetivo específico (seja poupar uma certa quantia de dinheiro ou pagar alguma dívida de cartão de crédito), ter um orçamento pessoal é bastante importante para uma melhor saúde financeira. Saber onde gasta o seu dinheiro e planear com antecedência as despesas futuras, pode ajudar a que apenas gaste o dinheiro necessário, sem entrar em “loucuras”.
A somar a isto, pelo facto de um orçamento "não o deixar" gastar mais do que precisa, isso significa que pode utilizar esse dinheiro para outros fins. Rentabilizá-lo é uma dessas opções.
Leia ainda: 8 micro gastos que deve ter em atenção no orçamento familiar
Porquê poupar dinheiro para o futuro?
Ninguém pode prever o futuro. Poupar dinheiro permite-lhe ter uma reserva de emergência para que esteja melhor preparado para lidar com algum imprevisto. Além de haver a possibilidade de perder o seu emprego, pode ter que cuidar de um ente querido inesperadamente ou pagar por uma reparação dispendiosa do seu carro. Como se tratam de despesas com as quais nem sempre estamos a contar acabamos por não as considerar no nosso orçamento.
No entanto, não existem só razões "assustadoras" que comprovam a importância de poupar dinheiro. Existem certos desejos que requerem sacrifício durante algum tempo para os alcançar. Por exemplo, poupar dinheiro também é bastante importante para fazer outras coisas, tais como: dar uma entrada melhor para uma habitação, ir de férias para um local que sempre sonhou, comprar o carro desportivo que tanto ambiciona, entre outras razões. Porém, não se esqueça que os dias são longos, mas os anos são curtos. Quanto mais cedo poupar, mais rapidamente conseguirá o que tanto deseja.
Leia ainda: Quer investir parte da sua poupança? A informação é a chave do sucesso
Outros aspetos a ter em conta
Nem todo o rendimento deve ser fruto do trabalho
Mais importante do que ganhar dinheiro através do trabalho árduo, é saber como rentabilizá-lo. O seu tempo, tal como o de toda a gente, é limitado. A diferença está no que fazemos com o nosso tempo.
Se não encontrar uma maneira de fazer dinheiro enquanto dorme, irá trabalhar até morrer.
Warren Buffet
Existem certos aspetos financeiros que não é possível controlar, tal como a inflação e o congelamento de progressões salariais. Por isso, torna-se cada vez mais essencial conseguir ter outras formas de rendimento para que, com esses simples 10 euros "a mais" na nossa carteira, consiga investir e se tornem numa quantia considerável ao longo do tempo.
Leia ainda: O que são juros simples e juros compostos?
Ainda que poupar seja importante, não se esqueça de viver
Embora poupar estes 10 euros por dia tenha um grande impacto no futuro, não deve deixar de usufruir de alguns prazeres que dão significado à sua vida. Prescindir daquilo que o faz realmente feliz, em prol de uma poupança que lhe retira todos estes prazeres, não é uma boa estratégia. Nesse caso específico, tente equilibrar estas duas vertentes.
Leia ainda: 10 estratégias para poupar mais
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário