Vender uma casa nem sempre é um processo fácil e rápido. Existem vários aspetos que deve ter em consideração para facilitar o negócio, obter mais interessados e maximizar o preço final. Saiba como ter sucesso nesta sua "missão".
Defina um preço competitivo
Um dos pontos que pode influenciar imediatamente o número de interessados é o preço da habitação. O objetivo é ganhar o máximo dinheiro possível, mas, deve ser realista no que diz respeito ao valor real da sua casa. Lembre-se que casas sobrevalorizadas não só se tratam de um problema para o comprador, como para o banco. Um preço exagerado só dificulta a venda.
Por isso, procure saber que preços estão a ser praticados no mercado para uma casa idêntica à sua. Não se deixe influenciar pelo preço que vê nos anúncios, visto que os imóveis podem estar à venda há meses. A estratégia para obter, rapidamente, vários compradores é colocar a casa à venda por um preço ligeiramente abaixo de mercado. Assim, ao obter vários interessados, vai criar concorrência entre si e levá-los a fazer propostas superiores.
Leia ainda: Vai comprar casa para vender posteriormente? Saiba como valorizá-la
Torne a descrição do anúncio apelativa
Outro dos aspetos relevantes para vender a sua casa é a descrição do anúncio. Assim, quer esteja a tentar vender a título particular, ou através de uma imobiliária, o objetivo da descrição mantém-se: deve ser clara, completa e expor todos os pontos diferenciadores da sua habitação. Por exemplo, a localização (se está perto de escolas, transportes públicos, restaurantes, locais ao ar livre para fazer exercício ou para as crianças brincarem, etc.), o certificado energético, se tem piscina ou divisões específicas para lazer, entre outros aspetos que podem fazer da sua casa única e convencer o comprador.
Mas, atenção, existe o risco de usar demasiadas palavras que chamam à atenção do comprador e, isso, pode ter o efeito inverso. Por isso, forneça no anúncio toda a informação relevante, enfatizando os pontos diferenciadores, mas, sem torná-lo num "fogo de vista" para não desiludir o comprador quando visitar a sua casa.
Leia ainda: Vou vender a minha casa. Devo contratar um mediador imobiliário?
Aposte em fotografias de boa qualidade
As fotografias da casa são a primeira coisa que o comprador vai ver. E, geralmente, acabam por ditar se vai contactá-lo, ou não, para agendar uma visita. Para mostrar o que, realmente, vale a sua casa, deve apostar tudo neste ponto. Fotos com bastante luz natural, tiradas num ângulo que favoreça certas zonas da casa, mostrando a sua área real, etc. contribuem, em grande medida, para um comprador decidir rapidamente. Se tiver de esperar por um dia solarengo para tirar as melhores fotografias, então espere, vai valer a pena.
Além disso, evite tirar as fotografias com o telemóvel, ainda que as suas câmaras fotográficas possam ser de qualidade. Uma boa máquina fotográfica pode conseguir melhores resultados. Se perceber que precisa de contratar um fotógrafo, deve vê-lo como um bom investimento. Perante centenas de anúncios, se quiser destacar-se da concorrência, é neste ponto que deve apostar primeiro.
Leia ainda: Obras em casa? Há novos apoios à eficiência energética
Foto principal do anúncio é o seu cartão de visita
A somar à qualidade das fotos, deve ter em consideração que a foto principal do anúncio é a que vai captar, ou não, a atenção do possível comprador. Por isso, deve mostrar os pontos diferenciadores do imóvel, de modo a suscitar o interesse em ver mais. Além disso, assumindo que a primeira foto realmente capta a atenção, deve garantir que as seguintes mantêm o nível de qualidade. Caso contrário, a expectativa diminui e a probabilidade de ser contactado para uma visita é menor.
Leia ainda: Comprar uma casa para arrendar: 4 aspetos a ter em conta
Organize e mantenha a casa limpa
Ter a casa organizada e limpa é um fator decisivo na hora de vender. O espaço pode até parecer mais pequeno se tiver demasiadas coisas numa só divisão. Por isso, veja o que realmente interessa ter e até que ponto melhoram a decoração das divisões. O primeiro impacto é crucial e quanto maior a sua casa parecer, mais probabilidade terá de fechar o negócio.
Deve ainda garantir aspetos como janelas em boas condições, jardim bem tratado e limpo, chão sem quaisquer sinais de danos, um exterior bem decorado e com uma pintura nova, etc., para passar a confiança de que a casa não necessita de quaisquer intervenções. Se conseguir criar esta impressão positiva, torna-se mais fácil conseguir o preço de venda que deseja.
Leia ainda: Como vender a sua casa: através de uma imobiliária ou sozinho?
Destaque o espaço para um escritório
Um espaço para escritório é, mais do que nunca, uma mais valia. Com a pandemia, muitas famílias tiveram de se adaptar ao teletrabalho e, para um melhor desempenho, ter escritório em casa tornou-se uma prioridade. Por isso, destacar esta divisão vai trazer-lhe vantagens em relação à concorrência.
Disponibilidade total para visitas
Se pretende vender a sua casa rapidamente tem de estar disponível para agendar visitas. Agendamentos em cima da hora causam sempre transtorno, no entanto, se os possíveis compradores não virem a casa, nunca conseguirá fazer negócio. A sua habitação pode ter potencial, mas, ninguém comprará sem a ver. Assim, se não estiver disposto a tornar este processo flexível, corre o risco da sua casa ficar no mercado por um longo período de tempo.
Pode ainda fazer "casa aberta" durante um fim de semana, ou num dia em particular, e juntar nesta ocasião todos os interessados. No entanto, tenha em consideração que existem pessoas que preferem agendar para ver a casa em privado e com mais calma. Por isso, a sua disponibilidade é uma peça chave nestas ocasiões.
Leia ainda: Minimalismo: o poder da transformação em casa
Mostre a casa durante as horas de maior luminosidade
Ao mostrar a sua casa durante as horas de maior luminosidade, torna todo o ambiente mais inspirador e atrativo. Porém, tenha atenção aos detalhes. Ou seja, no caso de a casa ter alguns defeitos ou danos, estes também se tornam mais visíveis. Daí a importância de garantir pequenas manutenções, de forma a maximizar o preço de venda.
Leia ainda: 11 aspetos a ter em conta antes de fazer obras em casa
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário