O stress é um problema sério nos dias de hoje que não deve ser ignorado logo aos primeiros sinais. De facto, a nossa rotina diária apressada, as preocupações familiares, os problemas financeiros, a pressão dos objetivos a cumprir, quer seja seja no trabalho ou nos estudos, provocam um desgaste mental para o qual nem todas as pessoas estão preparadas ou sabem lidar. Assim, é essencial aprender a evitar e combater o stress, para ter uma melhor qualidade vida.
O stress pode levar a sua saúde ao limite. Ou seja, o stress pode causar sintomas físicos e psicológicos, como sensação de falta de ar, pressão no peito, tremores, mas também pensamentos negativos, o que pode condicionar o seu dia a dia e aumentar o risco de desenvolver doenças.
A chave do sucesso passa por encontrar o equilíbrio emocional. Nesse sentido, é essencial organizar-se e aprender a conciliar trabalho, família e um tempo só para si. Aprenda a evitar o stress desnecessário.
Leia ainda: Apps para ajudar a reduzir o stress no trabalho
Como posso evitar e combater o stress?
Evitar e combater o stress é possível, mas a forma de o fazer varia de pessoa para pessoa. Afinal, uma determinada situação pode causar stress a uns e a outros não. Por outro lado, uma determinada terapia ou conselho pode servir para si e para outra pessoa pode não fazer sentido.
Assim sendo, seguem-se algumas dicas que podem ajudar a evitar e combater o stress.
1) Faça pausas no trabalho
Não passe horas seguidas a trabalhar sem fazer uma pausa. Ou seja, faça pausas de 10 a 15 minutos a cada duas horas de trabalho. Desta forma, vai manter o foco, aumentar a concentração e, consequentemente, vai ser mais produtivo. Por outro lado, uma pequena pausa vai ajudar a sua mente a relaxar e assim desacelerar o cérebro sempre ligado a questões do trabalho.
2) Beba muita água
Os especialistas recomendam a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia. Se o fizer, ao mesmo tempo que relaxa e combate outras doenças, melhora a sua memória e concentração.
3) Evite passar muito tempo sem comer
Tente comer com intervalos pequenos, idealmente, de 3 em 3 horas. Assim, evita o stress e mau humor provocado pela fome. Afinal de contas, estar concentrado e ser produtivo com fome, pode ser difícil para qualquer um de nós.
4) Evitar e combater o stress: pratique desporto
Em primeiro lugar, a prática de desporto traz inúmeros benefícios à sua saúde e um deles é evitar e combater o stress. Durante a atividade física, o nosso corpo liberta hormonas que dão uma sensação de bem-estar. Assim, não importa o horário ou o tipo de desporto, o importante é praticar exercício. Ajuda a libertar a pressão e stress que acumula na sua rotina diária.
5) Evite discussões
Uma das maiores causas do stress são as discussões, sejam elas em contexto profissional ou familiar. Assim, evite-as e ganhe qualidade de vida. Aprenda a controlar as situações e a relativizar os problemas, pois a discussão não vai resolver. Pelo contrário, pode aumentar os seus níveis de stress. Respeite a opinião dos outros, aceite que nem todos têm uma opinião igual à sua. Opte pelo diálogo.
Leia ainda: 5 truques para lidar com o stress numa situação de endividamento
6) Evite ambientes desagradáveis
Muitas vezes, o stress é consequência do ambiente ou do contexto onde estamos inseridos. Assim, evite estar em ambientes ou em situações que o deixam desconfortável, stressado ou nervoso. Por exemplo, estar em ambientes com muito barulho, no meio de uma discussão alheia, num funeral de alguém que não lhe é chegado, no meio do trânsito ou transportes públicos lotados, etc. Ou seja, tudo aquilo que o incomoda.
Infelizmente, existem situações de stress das quais nunca poderemos fugir. Mas, muitas podemos evitar ou atenuar os seus efeitos.
7) Evitar e combater o stress com produtos naturais
Os ansiolíticos só devem ser tomados quando receitados pelo médico. Assim, privilegie os produtos naturais. Existem diversos remédios naturais à base de plantas medicinais que podem ser úteis para ajudar a acalmar o sistema nervoso.
8) Faça terapia
As técnicas de relaxamento podem ajudar a acalmar e encontrar o equilíbrio emocional. Por conseguinte, pondere procurar um psicoterapeuta quando considerar que já não consegue controlar as suas emoções e sente que o stress está a apoderar-se de si, afetando a sua qualidade de vida diária.
Este profissional poderá indicar algumas estratégias para se acalmar. Pode ainda ajudá-lo a conhecer melhor o seu corpo e mente. Desta forma, vai poder adotar estratégias que lhe permitam evitar e lidar com situações de stress.
9) Disfrute das refeições
Faça todas as refeições, saboreie a comida e, se possível, aproveite-as para conviver, seja em família, com amigos ou colegas de trabalho.
Aproveite o almoço para se distrair. Desfrute deste breve intervalo e tente esquecer os problemas do trabalho por instantes. Por outro lado, aprecie a comida e uma boa conversa sobre um qualquer assunto, menos sobre trabalho. Faça o mesmo ao lanche e ao jantar. E, sobretudo, evite falar demasiado sobre o dia de trabalho.
10) Ouça música ou leia um livro
Caso goste, ouça música que lhe traga boas energias ou leia um livro que o ajude a desviar o foco e a reduzir a tensão que um longo dia de trabalho acaba por trazer.
Se o trabalho o permitir, ouça um som relaxante. Caso não seja possível, faça-o em casa, ajudá-lo-á a esquecer os problemas. Por outro lado, também um bom livro pode levá-lo para lugares longínquos, onde pode esquecer as preocupações do seu dia a dia.
11) Quer evitar e combater o stress? Faça coisas diferentes
Fazer algo diferente pode gerar um sentimento de esperança no futuro e melhorar o seu humor. Por exemplo, plante uma árvore ou flor, adote um animal de estimação ou tenha um gesto ou ato de solidariedade para com alguém. Normalmente, praticar o bem contribui para a realização pessoal.
12) Tenha uma alimentação equilibrada e saudável
Tenha uma alimentação o mais saudável possível. Portanto, evite os doces, gorduras e álcool, já que tendem a deixar o organismo com menos defesas. Os especialistas sugerem que opte por alimentos saudáveis que ajudam a evitar doenças e a aliviar o stress. Por exemplo, o salmão e as amêndoas têm um poder relaxante.
13) Organize e planeie o seu tempo
É fundamental conseguir conciliar o trabalho com a sua vida pessoal. Por conseguinte, nada melhor que organizar e planear, dentro do possível, o seu tempo. É fundamental viver para além do trabalho. Dedique tempo a si e aos que mais ama. Aproveite cada um dos momento dedicado a atividades que lhe dão prazer e estabeleça objetivos que o motivem a acordar todos os dias e ter força para resolver os problemas.
14) Evitar e combater o stress: seja positivo e confiante
Tente ser positivo, mesmo em situações aparentemente complicadas, ou numa simples segunda-feira. Isto é, a forma como encara os seus problemas, determina em grande parte a dimensão e importância que eles realmente têm no seu quotidiano.
15) Mostre gratidão e saiba perdoar
Seja grato e aprenda a perdoar. Mostre gratidão por tudo o que tem e pelo que fazem por si. Sempre que possível aprenda a perdoar e a aceitar o erro do outro. Dessa forma, retira pressão de si e relativiza os problemas.
Mesmo no meio de problemas e situações de stress, existem sempre coisas boas e algo de positivo a retirar.
16) Evite conflitos
Se sabe que vai ter uma reunião difícil ou que vai ser obrigado a conversar com alguém que o incomoda, prepare-se antes de forma a conseguir controlar-se. Evite entrar em choque com essa pessoa.
17) Dormir é essencial para evitar e combater o stress
Dormir (bem) é essencial para a sua saúde física e mental. A fadiga aumenta o stress e reduz a capacidade de concentração. Por outro lado, se não descansar, não tem a energia necessária para fazer tudo aquilo que gosta ou necessita. Deste modo, os problemas aumentam e o stress também. Atenção, pode mesmo entrar num ciclo vicioso sem fim.
18) Faça todos os dias algo que lhe dê prazer
É muito importante fazer com regularidade algo de que gosta. Por exemplo, pode ser uma comida, uma brincadeira, um programa de televisão, um passeio, estar com amigos, namorar, qualquer coisa…. Afinal, o importante é ter tempo para si e fazer algo que lhe transmita bem-estar e prazer.
Em suma, tente viver sem stress. Adote estratégias para evitar e combater o stress. A qualidade de vida está, muitas vezes, em pequenos gestos que estão ao alcance de todos.
Leia ainda: Ganhe consciência digital para bem da sua saúde mental;
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário