Muitas vezes não temos a noção do impacto que a mudança de janelas pode ter na nossa vida. Há questões climatéricas e acústicas que são relevantes. Conseguir melhorar o isolamento da nossa casa pode implicar mais-valias ao dia a dia.
Estas melhorias podem passar por poupanças mensais com a climatização do espaço, mas também pelo conforto que é conseguido, através da redução do ruído. Neste caso vamos abordar o impacto que as janelas eficientes têm na melhoria do isolamento acústico.
Leia ainda: Janelas eficientes contribuem para a redução da fatura energética
Janelas eficientes e o isolamento acústico
Os vãos envidraçados de uma casa são um dos elementos construtivos mais débeis no que respeita ao nível de isolamento acústico. Por este motivo, quando se decide a substituição das janelas antigas por novas janelas eficientes, é necessário considerar, além dos requisitos técnicos relativos ao isolamento térmico, qual o grau de atenuação acústica pretendido.
A melhoria do grau de isolamento acústico de uma janela depende do nível de impermeabilidade ao ar, o qual é garantido pelo tipo de perfis e vedantes utilizados na caixilharia, do tipo e quantidade de pontos de fecho das ferragens, do material empregue na instalação da janela ao vão e o tipo de vidro. Com estes parâmetros bem definidos, as caraterísticas técnicas de isolamento acústico de uma janela podem variar na ordem dos 20 decibéis (dB).
No caso de uma janela eficiente, a atenuação acústica pode variar entre 32 e 45 dB.
Isolamento acústico em função da solução de janela | Atenuação acústica |
Janela eficiente (vidro duplo 6 mm + caixa de 14 mm + 4 mm) | 32 dB |
Janela eficiente com vidro de atenuação acústica (vidro duplo com laminado 4,4 mm) | 45 dB |
Leia ainda: Quer reduzir os consumos de energia? O casA+ dá uma ajuda
Isolar dos ruídos exteriores indesejáveis
Os ruídos que afetam os edifícios podem ser provenientes quer do exterior quer do interior do próprio edifício, e ter origem em fontes móveis ou fixas. No caso do ruído proveniente do exterior, aquele que tem origem no tráfego (rodoviário, ferroviário ou aéreo) é o que, no domínio das fontes móveis, tem maior importância para a escolha da solução adequada de janela eficiente.
O isolamento dos ruídos exteriores indesejáveis de uma janela eficiente, dependem do cumprimento dos seguintes requisitos:
- Correta produção da janela em fábrica
- Escolha adequada da solução de janela (janelas de abrir com ou sem oscilo-batente em detrimento de soluções de correr);
- Escolha adequada do tipo de vidro;
- Correta montagem da janela ao vão.
Por este motivo, é indispensável garantir a qualidade em todas as fases (desde a produção até à instalação em obra).
Leia ainda: Obras em casa? Há novos apoios à eficiência energética
Investir na instalação de janelas eficientes
A substituição de janelas é um bom investimento e, pode ter enormes vantagens para os proprietários dos edifícios: cada 1.000 euros investidos na melhoria destes elementos pode traduzir-se em ganhos até 1.500 euros ao final de 10 anos ou até 3.700 euros ao final de 25 anos.
Os benefícios proporcionados podem ser diretos (poupança de energia) e indiretos (mais conforto e menos gastos com a melhoria da saúde), bem como a valorização do seu património (aumenta o valor da venda ou do arrendamento do imóvel).
As janelas eficientes têm capacidade de melhorar a qualidade de vida, quer ao nível do ruído, quer ao nível da temperatura. Além disso, é possível conseguir reduzir a fatura energética, uma vez que as janelas eficientes podem proporcionar uma redução do consumo energético de até 40%.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário
Um comentário em “Qual o impacto das janelas eficientes na melhoria do isolamento acústico?”