Animais

Como ter um animal de estimação sem sobrecarregar o orçamento familiar

Gostaria de ter um animal de estimação, mas não quer sobrecarregar o seu orçamento familiar? Saiba como gerir as novas despesas

Animais

Como ter um animal de estimação sem sobrecarregar o orçamento familiar

Gostaria de ter um animal de estimação, mas não quer sobrecarregar o seu orçamento familiar? Saiba como gerir as novas despesas

Um animal de estimação pode ser o seu novo melhor amigo, mas vai fazer com que muita coisa na sua vida mude. Para além dos cuidados a ter com o animal, tem de contar com um acréscimo de despesas no seu orçamento familiar. Se já tomou a sua decisão ou vai tomá-la em breve, tenha em conta as dicas que se seguem. Na verdade, é possível poupar ao cuidar do seu animal de estimação.

Porquê ter um animal de estimação?

Muitos são os estudos que provam que ter um animal de estimação ajuda na saúde física e mental. Para além disso, os animais de estimação são sempre uma boa companhia para toda a família.

Se o animal que escolher para se juntar à sua família for, por exemplo um cão, pode até levá-lo a fazer mais exercício físico e atividades ao ar livre.

Face a estes benefícios, fica quase irresistível acolher um animal de estimação.

Leia ainda: IRS e os animais: as despesas que podem ser incluídas e os benefícios fiscais

Já pensou em adotar?

Escolher o seu animal de estimação pode revelar-se uma tarefa difícil, sobretudo porque deve ter em conta vários aspetos. Desde logo, vai precisar de analisar a sua rotina diária e estilo de vida. Alguns animais precisam de mais atenção e cuidados que outros, por isso não são a melhor opção para alguém com uma rotina agitada e que passe pouco tempo em casa.

Contudo, parte da sua decisão pode ser mais fácil se decidir adotar o seu animal de estimação. A adoção tem várias vantagens. Em primeiro lugar, não tem qualquer custo, enquanto que, se escolher comprar, os preços podem ser muito altos dependendo da raça.

Outra vantagem da adoção passa pelo facto de o animal já trazer as vacinas em dia, ter chip e, em muitos casos, já vem esterilizado. Estas são algumas das mais relevantes e pesadas despesas que pode ter com um animal de estimação e, desta forma, não vão impactar o seu orçamento familiar.

Para adotar um animal de estimação pode consultar a associação de resgate animal da sua câmara municipal. Pode também ver outras associações como a Adopta-me e Animalife que funcionam em todo o país.

Seguro para animais: será mesmo preciso?

A maioria dos seguros para animais são apenas para gatos e cães (ainda que também existam na área da saúde para os chamados "exóticos", como é o caso dos coelhos). Porém, pode encontrar diferentes opções e vai poder escolher a melhor para a sua situação e a do seu animal. Alguns seguros para animais são de responsabilidade civil, outros de saúde e alguns oferecem as duas coberturas.

Um seguro de responsabilidade civil é usado no caso do seu animal de estimação causar danos a terceiros. Este tipo de seguro é mais barato que um seguro de saúde. O seguro de saúde pode oferecer descontos em consultas de rotina e em situações de acidentes/doenças que possam acontecer.

jovem mulher a fazer ioga, em casa, em posição de equil~ibroio de pernas erguidas e o seu cão ao lado a reproduzir o movimento

Apesar do seguro poder parecer mais uma despesa no seu orçamento, deve ponderar a sua contratação já que pode compensar a longo prazo. Qualquer coisa que o seu animal faça no veterinário, tem valores muito altos. Desde vacinas, exames até medicação que possa vir a ser necessária, os preços são muito altos. O seguro de saúde para animais pode pagar uma percentagem significativa destes custos.

Leia ainda: Seguro para animais: como proteger o seu melhor amigo

Alimentação

No que toca à alimentação do seu animal, existem vários cuidados a ter. Muitos donos de animais escolhem marcas mais caras por serem mais conhecidas, mas nem sempre são as únicas opções saudáveis. Pode comprar comida e guloseimas para o seu animal de marcas mais baratas, apenas deve ter em atenção alguns aspetos.

A comida ideal varia de animal para animal, mas alguns ingredientes devem estar presentes. Quando for escolher a ração do seu animal deve procurar nos ingredientes por cereais, a quantidade certa de carne (não pode ser pouca, mas também não deve ser muita, especialmente se for para animais mais velhos) e se tem legumes e frutas. Estes elementos são essenciais, mas é preciso também ter em atenção se não possui "alimentos de segunda categoria", uma vez que estes fazem mal ao seu animal.

Para além da ração, também são importantes os "petiscos". Estes servem para resposnder a vários aspetos, nomeadamente, cuidar da saúde dentária do animal, ajudar no desenvolvimento e crescimento, bem como no funcionamento dos órgãos e para o bem-estar.

Para tratar da saúde dentária pode procurar "snacks e petiscos" que ajudem a tratar do tártaro e mau-hálito. Para o crescimento, desenvolvimento e funcionamento do organismo são necessários petiscos ricos em nutrientes e vitaminas. Em relação ao bem-estar, procure uma "guloseima" saudável e que dê uma sensação de prazer ao animal.

Relembramos que não se deve dar a nossa comida aos animais e devem ser evitados alimentos com corantes. Para garantir a saúde do animal também não lhe deve dar muitos petiscos.

Se tiver em atenção estas indicações não vai precisar de gastar muito dinheiro na alimentação do seu animal, basta analisar as diferentes ofertas que existem no mercado.

Acessórios

Porque cuidar também é brincar, não se esqueça dos brinquedos do seu animal.

Não precisa de gastar muito dinheiro com estes acessórios. Entre na tendência e pondere comprá-los em segunda mão ou em lojas online, que costumam ter preços mais baratos. Aqui também vai encontrar outros acessórios como camas, caixas transportadoras, cintos para andar no carro, gaiolas e outros objetos que o seu animal pode precisar.

Educação

Uma das responsabilidades de ter um animal de estimação, como um gato ou um cão, é ter de educá-lo. É importante que o animal saiba o que pode ou não fazer em casa. Os cães são dos animais que mais atenção precisam na hora de educar. Precisam de se habituar a uma rotina de ir à rua, saber onde se podem deitar, aprender a não roer, entre várias outras coisas. Pode tornar-se uma tarefa cansativa e por isso muitas pessoas acabam por inscrever os seus animais em escolas de obediência ou contratar treinadores.

Porém, este tipo de serviços podem ser caros. Se tem tempo para ensinar o seu animal procure informação e dicas na internet e utilize apps (aplicações) de treino para animais. Neste processo, tenha sempre à mão "petiscos" que incentivem o animal a fazer o que lhe é pedido e para recompensá-lo.

Leia ainda: Seguros obrigatórios: Responsabilidade civil, automóvel e animal

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.