Pode ser dono, ou dona, de uma empresa. Pode ser responsável pelo recrutamento de uma organização ou ter uma função que inclui gerir uma pessoa ou uma equipa. A verdade é que, independentemente do seu cargo, é sempre importante dar feedback a um colaborador.
É essa a base de qualquer relação profissional, que deve ser preservada a todo o momento. Transmitir feedback a um colaborador contribui para o aumento da sua produtividade. Em termos práticos, isto quer dizer que a empresa só tem a ganhar com este tipo de gestão.
Descubra como transmitir este feedback de forma eficaz, numa comunicação transparente e focada em objetivos.
Estabeleça objetivos (e comunique-os)
Manter uma comunicação transparente é sempre importante. O colaborador deve estar alinhado com os objetivos da empresa. Neste caso, também estamos a falar dos objetivos do próprio—ou seja, aquilo que é esperado dele. E, para que seja alcançável, ele deve identificar-se com eles.
Se algo mudar na empresa, ou até mesmo no cargo em si, o colaborador tem de saber. Para além de o deixar alinhado com a missão da empresa onde trabalha, também o faz sentir parte da equipa (ainda mais).
Por isso, é essencial que tenha a sua equipa sempre a par de alterações e novidades. Até porque, se um colaborador as ouvir de outra pessoa, pode interpretá-las mal - o que poderá provocar danos na organização.
As dificuldades também existem
Dar feedback a um colaborador é um desafio. Mas isso que torna o percurso interessante - e com muitos benefícios.
Um colaborador deve, por isso, perceber que o caminho não é fácil, que vão existir dias bons e dias maus. Que, depois de uma conquista, pode vir a pior das dificuldades - e que não há mal nenhum nisso.
O colaborador tem de ter esta noção desde o momento em que começa a trabalhar e ser acompanhado periodicamente de forma a conseguir contornar as adversidades e a corrigir o caminho, se for necessário. Daí ser tão importante que o seu feedback seja claro, e honesto, desde o início.
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Pense antes de falar
Antes de dar feedback a um colaborador, deve pensar no que vai dizer. Tem de ter um plano. Pode, até, não passar de um plano mental, mas é importante que o tenha. É essencial que saiba os pontos que vai abordar na conversa.
Assim, além de garantir um feedback eficaz, e que não se desvia do assunto que tem a falar, foca-se nas questões que necessitam de ser abordadas com cada colaborador, o que contribui, ativamente, para o aumento de produtividade.
Seja claro e razoável
Estes são os dois conceitos que tem de ter em conta na hora de estabelecer objetivos.
É muito importante que seja claro e razoável. Não estabeleça metas que não pode cumprir. Não defina prazos curtos e inatingíveis. Não será justo responsabilizar as pessoas por não conseguirem atingir um objetivo, à priori, que foi mal traçado.
A verdade é que mais vale começar "devagar", com uma perspetiva alcançável, realista e que, ao mesmo tempo, desafie o colaborador.
Por isso, diga ao colaborador o que espera dele (desde cedo) e que o acompanhe com alguma regularidade. Só assim vai conseguir fazer uma boa gestão - enquanto transmite um feedback eficaz e claro desde o primeiro momento.
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O caminho é trabalhoso, mas compensador
Ao encaminhar um colaborador desde que ele começa a trabalhar consigo, está a criar uma abordagem única, que vai trazer-lhe muitos benefícios. Ao transmitir feedback a outra pessoa, ajuda-a no seu crescimento pessoal e profissional.
Outro dos benefícios de adotar uma abordagem do género é perceber se aquela é a função indicada para determinado colaborador. E com este tipo de acompanhamento, o colaborador também terá melhores noções de seu próprio trabalho. Será que poderia ter perfil para outra oportunidade dentro da empresa? Será que consegue atingir os objetivos a que se propôs? Estas e outras perguntas são válidas e capazes de acelerar o processo.
Transmitir feedback a um colaborador pode parecer complexo, mas é mais simples do que imagina. Comece de forma simples, mas sempre com um plano em mente. Seja flexível ao ponto de ajustar o plano consoante as suas necessidades e as do colaborador.
Ouvir aquilo que o colaborador tem para dizer vai, também, ajudá-lo no seu trabalho e torná-lo num melhor líder.
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