Já ouviu falar em Marketing Pessoal mas não sabe o que é? Sabe o que significa, mas não está a par de como pode melhorar o seu marketing para criar novas oportunidades na sua carreira? Então, este artigo pode ser útil para si.
De seguida, vamos falar um pouco sobre o que é o Marketing Pessoal e o impacto que ele pode ter na sua carreira. Conheça ainda 8 dicas para melhorar o seu marketing e ter sucesso na sua divulgação.
O que é o Marketing Pessoal?
O Marketing Pessoal é um conjunto de estratégias que têm como objetivo melhorar ou fortalecer a imagem, mas também a reputação de um profissional, através da sua promoção pessoal. Mas ao contrário do que pode pensar, uma boa estratégia de Marketing Pessoal não passa apenas pela exposição permanente. Para ter sucesso é preciso trabalhar segundo diversos conceitos e técnicas, sendo a produção de conteúdo e o posicionamento uma das bases do sucesso.
Se analisarmos um pouco este assunto, a perceção que as pessoas têm de si, mesmo que não corresponda à realidade, acaba por ter um impacto direto na sua vida pessoal e profissional. E por isso mesmo, quando decide implementar uma estratégia para melhorar a sua imagem deve pensar sempre na valorização dos seus atributos pessoais e profissionais. Ou seja, deve explorar as suas habilidades, experiências, e a capacidade que tem para estabelecer novos contactos através de networking. No fundo, o que se pretende é que crie credibilidade e visibilidade dentro dos seus objetivos.
Ainda há uns anos, este tipo de marketing era utilizado maioritariamente por quem é freelancer ou empresário, com o objetivo de atrair mais clientes, aumentar o seu público e as suas vendas. Contudo, numa sociedade cada vez mais digitalizada e com profissionais cada vez mais instruídos, o marketing pessoal é uma ferramenta útil, e em muitos casos quase essencial, para se destacar no mundo profissional. Caso represente uma empresa ou uma marca, ao dar um rosto a esta, não só a humaniza, como também vai mostrar ao seu público de forma credível, que existe uma pessoa por trás especializada e influente nessa área.
Quanto melhor for a sua capacidade de conexão com o seu público, maior será a probabilidade de criar um elo de ligação, levando essas pessoas a seguir e aceder aos pedidos e recomendações. Mas se não sabe bem como melhorar o seu marketing pessoal, de seguida deixamos algumas dicas que o podem ajudar.
8 dicas para melhorar o seu Marketing pessoal
1 - Pense na sua missão e valores
A maioria de nós está habituado a ver nos sites das marcas e empresas um separador dedicado à missão e valores. E não é por acaso que isso é tão comum. Afinal, todas as marcas devem saber qual é a sua missão no mercado, quais são os valores que representam e defendem, mas também qual a sua visão dentro do mundo empresarial. E se pretende elevar o seu marketing pessoal para outro patamar é fundamental que pense em si como uma marca. Por isso, antes de começar a desenvolver o seu marketing, aconselhamos que em primeiro lugar pense sobre o que é que o move e o que quer oferecer ao seu público. Questione-se também quais são realmente os seus objetivos e qual é a sua visão a longo prazo.
Só após responder a estas perguntas e refletir sobre estes temas é que deve pensar na sua estratégia para alcançar os seus objetivos e passar a mensagem que pretende ao seu público. Não se esqueça que ao saber claramente quais são os valores pode facilmente atrair um grupo de pessoas que se identifique consigo, pois têm os mesmos valores em comum. Afinal, os nossos valores guiam-nos, fazem-nos tomar posições e afastam-nos de alguns caminhos. Isto é válido na vida pessoal, mas também na vida profissional.
2 - Pesquise sobre marketing e marketing digital
Se vai criar uma estratégia de marketing pessoal sozinho e não está a par dos conceitos básicos de marketing e marketing digital, o melhor é pesquisar um pouco sobre o assunto. Embora não precise de ser um especialista em marketing para criar uma estratégia para si, a verdade é que existem algumas técnicas, conceitos e ferramentas que podem ser muito úteis.
Por exemplo, pesquise um pouco sobre a análise SWOT, veja quais são os alicerces de uma boa estratégia de marketing, e faça pequenas formações sobre o assunto caso seja necessário. Hoje em dia existem vários cursos gratuitos sobre marketing onde pode ficar com uma breve noção de como aplicar várias estratégias e conceitos. Um dos casos mais conhecidos é o próprio Atelier Digital do Google, que disponibiliza cursos completos ou módulos sobre várias temáticas.
3 - Crie uma presença digital forte nas redes sociais
Depois de já estar a par dos conceitos básicos de marketing e marketing digital é hora de criar a sua presença digital. É óbvio que a maioria de nós já tem as suas próprias redes sociais, que usa para efeitos de lazer ou de comunicação pessoal. Mas quando falamos em Marketing Pessoal é fundamental olharmos para a nossa presença digital com outros olhos, porque queremos destacarmo-nos profissionalmente.
Embora a opinião dos especialistas em marketing se divida, provavelmente não precisa de ter uma presença extremamente ativa em todas as redes sociais para melhorar o seu Marketing Pessoal e atingir os seus objetivos. O ideal é começar com um site pessoal ou um blog, e manter ao máximo o seu perfil ativo nas redes sociais onde está o público que lhe interessa. No mundo empresarial, o Linkedin é extremamente útil para estabelecer contacto com outros profissionais. Já as outras redes sociais permitem-lhe aproximar-se e interagir de forma mais descontraída junto do seu público.
No fundo, ao ter uma forte presença digital vai aumentar a possibilidade de ser encontrado facilmente. E se a sua estratégia tiver por base a criação de conteúdos relevantes, então o seu público pode aceder e refletir sobre os mesmos. Mas não se esqueça que os seus objetivos também devem ser explícitos para as pessoas perceberem o que podem esperar de si.
Por fim, não se esqueça que o mundo digital permite-lhe chegar um número elevado de pessoas através de publicidade, a valores bastante acessíveis. No entanto, deve primeiro desenvolver um pouco a sua imagem pessoal e quando tiver a base criada, e talvez alguma oferta em mente para o seu público, então pode ser interessante fazer um pequeno investimento.
4 - Aplique-se e seja criativo na identidade do seu Marketing Pessoal
Embora não seja obrigatório, quanto mais criativo for ao criar a sua imagem pessoal, mais probabilidade tem em despertar a curiosidade do seu público e ao mesmo tempo ser lembrado. Por exemplo, se for criar um logotipo, pense bem no conceito que pretende e use a sua criatividade. Caso pretenda criar um site pessoal ou um blog, invista algum tempo a pensar num bom nome, na imagem que pretende, mas nunca se esqueça que tudo deve permitir uma fácil navegação e perceção. Existem sites muito bonitos e criativos, mas que os seus utilizadores não conseguem de forma intuitiva aceder a funções básicas.
Por último, tenha atenção à sua própria imagem e às fotografias que utiliza. Lembre-se que estamos a falar do seu marketing pessoal e profissional, e as suas fotografias devem transmitir sempre a imagem que quer passar. Tente ao máximo utilizar fotografias com qualidade, e se possível que não transmitam demasiado ruído visual, através de fundos com muita informação.
5 - Não se esqueça da importância do networking
Hoje em dia, o networking assume um papel muito importante na vida profissional. Ao entrar em contacto com várias pessoas de forma orgânica e falar abertamente sobre diversos temas de interesse com outros profissionais, está a abrir portas para possíveis oportunidades e propostas. Afinal, as relações pessoais assumem um papel extremamente relevante no mundo profissional e são um pilar quando falamos em Marketing Pessoal.
Por isso, não tenha receio de expandir a sua rede de contactos, participar em eventos, entrar em contacto com profissionais da mesma área, etc. A verdade é que se for ativo neste sentido, quando surgirem oportunidades tem uma maior probabilidade das pessoas pensarem em si para fecharem negócios, criarem parcerias ou até para preencher um determinado cargo.
6 - Aproxime-se do seu público
Independentemente de qual é o seu objetivo para investir em Marketing Pessoal, a proximidade com o seu público é essencial para alcançar o sucesso. Quem quer atrair novos clientes deve ter a disponibilidade necessária para responder às suas dúvidas e aos comentários. Para além do seu público não se sentir ignorado, a forma como responde e a atenção que é dada, pode fazer toda a diferença na hora de um cliente decidir comprar um produto seu ou da concorrência. E o mesmo se aplica a outros objetivos.
Já no caso de criar um site ou um blog, não se esqueça de comunicar com a sua lista de contactos que tem vindo a angariar. Afinal, essas pessoas subscreveram ao seu site ou blog por algum motivo, e por isso mesmo deve periodicamente comunicar com essas pessoas com informação útil e relevante.
7 - Nunca se esqueça que a produção de conteúdo deve ser relevante para o seu público
Desde o início do artigo que temos referido que a criação de conteúdo deve ser a base de uma estratégia de Marketing Pessoal. Quando falamos de conteúdo, referimo-nos a artigos, publicações, vídeos, etc. Afinal, tem que alimentar os seus meios de comunicação com algo que realmente interesse a quem o segue ou encontra. E neste aspeto é fundamental ter o seu público em mente. Quanto mais relevantes forem os seus conteúdos e trouxerem algo de novo ao seu público, maior será a probabilidade das pessoas terem interesse em acompanhá-lo no futuro. Por isso, se tem conhecimentos numa determinada área não tenha receio em falar sobre isso. Pesquise sobre o assunto, estruture os seus argumentos, e pense numa forma criativa de abordar os mesmos.
Lembre-se que as pessoas são bombardeadas hoje em dia com imensa informação. Por isso, não se foque apenas em si ou naquilo que pretende vender. Foque-se em disponibilizar conteúdo útil para o seu público, que tenha a missão de ajudá-los ou guiá-los num determinado tema. Isto não quer dizer que não possa usar a sua visão e experiência, mas a forma como apresenta esse conteúdo deve ser relacionável para quem está a ler.
8 - Crie parcerias para divulgar o seu Marketing Pessoal
Inicialmente não é fácil conseguir chegar ao seu público sem investir em publicidade. Por isso, uma boa forma para contornar essa situação é criar parcerias que possam publicar o seu conteúdo em sites, blogs e redes sociais. Para além de conseguir uma maior exposição, tem a possibilidade de atrair mais público para os seus canais. Este tipo de parceria pode ser feita através de trocas de exposição, publicações de artigos, entrevistas, etc. No entanto, deve ter em atenção que apenas se deve associar a pessoas e empresas que partilhem minimamente dos seus valores e estejam relacionadas com os seus objetivos.
Para além destas, pode sempre tentar a publicação do seu conteúdo através de um comunicado de imprensa para a comunicação social. Contudo, deve saber que os meios de comunicação pretendem conteúdo que realmente seja pertinente ou que possa despertar interesse nos seus leitores. Crie primeiro uma estratégia e só depois é que deve começar a tentar divulgar o seu conteúdo.
Qual é o impacto que o Marketing Pessoal pode ter na sua carreira?
Quando existe uma boa estratégia de Marketing Pessoal o impacto na sua carreira pode ser realmente surpreendente. Afinal, através de uma boa estratégia consegue aumentar o seu público, atrair atenção para o seu trabalho, mostrar as suas competências e especialidades, mas também fazer de si uma autoridade na área que atua. Em termos práticos, isto pode trazer-lhe novas propostas de trabalho, fazê-lo subir na carreira, e até criar novas parcerias que podem levar ao nascimento de um novo negócio.
A verdade é que a exposição pode ser um pouco assustadora inicialmente, mas quando é feita de forma objetiva e planeada, pode trazer-lhe inúmeras oportunidades. Tenha isso em consideração.
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