1. Forças
Como forças da empresa podemos ter:- Potencial de clientes alargado;
- Localização privilegiada;
- Qualidade do espaço e dos equipamentos da cozinha;
- Quantidade de trabalhadores;
- Atendimento pessoal e cuidado;
- Pratos de cozinheiros conceituados.
2. Fraquezas
Já como exemplos de fraquezas para esta empresa podemos ter:- Pouca divulgação do espaço;
- Custos elevados de mão de obra;
- Demora na confeção dos pratos;
- Produtos sem diferenciais competitivos;
- Qualidade de certos pratos;
- Não servir pratos para fora;
- Horário de trabalho.
3. Oportunidades
Já como exemplos de oportunidades podemos dar:- Abertura de empresas nas proximidades;
- Diminuição do IVA na restauração;
- Saída de um concorrente do mercado;
- Avaliação de restaurantes por críticos locais;
- Programa de fidelização de clientes;
- Incentivos à modernização de espaços e equipamentos;
4. Ameaças
Quanto a ameaças, podemos dar exemplos de:- Elevada concorrência instalada nas imediações;
- Aumento de preços pelos fornecedores;
- Uma má critica recebida publicamente;
- A competição apresenta um novo preço ou um serviço inovador;
- Obras na rua do restaurante;
- Aumento do preço da energia.
Resultado da avaliação SWOT
Depois de se realizar uma análise SWOT deve impor-se medidas que consigam estancar as fraquezas e maximizar as forças. O objetivo será sempre superar as ameaças, tentando beneficiar ao mesmo tempo das oportunidades. O resultado da análise poderá levar a medidas como:- Apostar numa campanha de marketing;
- Criação de um serviço de take-away;
- Formação de trabalhadores;
- Melhoria dos processos de confeção dos pratos;
- Oferta de uma refeição diária após dez refeições completas;
- Diminuição de preço de determinados menus.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
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