Fazer uma assinatura digital em pdf (Adobe Reader)
Para inserir uma assinatura num documento no Adobe Reader deve ir a Ferramentas > Preencher e assinar > Assinar e seguir as indicações consoante o que pretende fazer. Pode utilizar digitalização da sua assinatura, desenhar a mesma ou digitar o seu nome. É possível aumentar ou diminuir o tamanho da assinatura e mudar o seu local no documento.Fazer uma assinatura digital em Microsoft Word
Num documento de Microsoft Word deve clicar no separador "Inserir" e no canto superior direito, no grupo "Texto", clique em "Adicionar uma Linha de Assinatura do Microsoft Office".Na caixa de diálogo "Configuração da Assinatura", digite as informações que serão apresentadas sob a linha da assinatura (nome, título, e-mail).Clique duas vezes na linha de assinatura criada pelo Word (X) para criar o seu ID digital. Guarde o documento. Pode escrever o seu nome na caixa gerada ou pode clicar em “Selecionar Imagem” para inserir uma imagem com uma assinatura digitalizada. Clique por fim em Assinar.Fazer uma assinatura digital com cartão de cidadão
Para criar uma assinatura digital qualificada, conferindo validade a um documento, é necessário assinar com o Cartão de Cidadão, ou então utilizar certificados digitais emitidos por entidades certificadoras qualificadas, como a Multicert ou DigitalSign. Para assinar documentos com o cartão de cidadão necessita de ligar um leitor de cartões ao computador e instalar a aplicação informática que é disponibilizada no site do Cartão de Cidadão. Depois deve:- escrever e guardar o documento que pretende assinar;
- inserir o Cartão de Cidadão no leitor;
- selecionar o certificado de assinatura;
- digitar o seu código pin de assinatura;
- confirmar a aposição do certificado de assinatura no documento.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário