As competências digitais tornaram-se cada vez mais importantes para o mercado de trabalho, que está em constante mudança com as novas tecnologias. É neste contexto que o Governo lançou um novo apoio para desenvolver competências neste domínio digital.
Neste artigo, explicamos o que são competências digitais e qual a sua importância nos dias de hoje, e damos a conhecer em que consiste a nova medida Cheque-Formação + Digital.
O que são competências digitais?
Ter este tipo de competências significa aprender e colocar em prática capacidades relacionadas com o digital. Em outras palavras, falamos da capacidade de utilizar dispositivos eletrónicos, redes, plataformas e ferramentas para aceder e gerir diferentes informações e dados.
É importante ter facilidade em lidar com o digital no decorrer das situações profissionais do dia-a-dia. E as constantes mudanças introduzidas pelas novas tecnologias requerem uma atualização regular destes conhecimentos.
Quais são as vantagens da literacia digital?
Com a tecnologia cada vez mais presente na vida pessoal e profissional das pessoas, ter aptidões básicas nas Tecnologias de Informação e Comunicação tem inúmeras vantagens.
Pensamento crítico
Atualmente, com o acesso generalizado à internet, pode aceder a qualquer tipo de comunicação, informação, vídeos e imagens em qualquer língua, a partir de qualquer dispositivo.
Nesse sentido, este acesso livre pode originar partilha de notícias falsas e conteúdos incoerentes e manipulados. Assim, é necessário ter um filtro para distinguir informações verdadeiras das que não o são, filtro este que é aprimorado com literacia digital.
Criatividade e inovação
A grande quantidade de conteúdos, lúdicos ou informativos, aos quais tem acesso, pode estimular o seu pensamento e gerar novas ideias que permitem inovar em alguma área da sua vida pessoal ou profissional.
Autonomia e adaptação
As competências digitais dão-lhe o potencial de usar as novas tecnologias de forma autónoma não só para entretenimento como também para melhorar a sua aprendizagem e aumentar a sua produtividade.
Do mesmo modo, permitem que se adapte da melhor forma ao mundo digital.
Segurança
Com o digital a entrar na sua vida, a segurança dos seus dados pode ser comprometida com o desconhecimento deste meio. Por exemplo, quantas vezes já recebeu um email suspeito a indicar-lhe para carregar num determinado link? As tentativas de phishing têm aumentado e é fulcral saber identificá-las.
Dessa forma, as habilidades ao nível do digital garantem maior perceção destas possíveis ameaças e soluções para as contornar.
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Resolução de problemas
Da mesma forma, as competências digitais ajudam a identificar, analisar e resolver problemas de modo lógico e coerente.
Cheque-Formação + Digital: Uma forma de melhorar as competências digitais
Uma das formas de melhorar os seus conhecimentos digitais é através da educação, com a realização de cursos e formações nas áreas das novas tecnologias.
A medida Cheque-Formação + Digital está integrada no Programa Emprego + Digital 2025 e tem como objetivo desenvolver as qualificações dos trabalhadores na área digital. Sob o mesmo ponto de vista, visa:
- Favorecer a manutenção dos empregos;
- Desenvolver qualificações;
- Progredir no mercado de trabalho.
Num contexto de globalização e transformações, as competências digitais permitem dotar o profissional de novas capacidades para o seu atual ou futuro emprego.
Quem se pode candidatar?
Esta medida é válida para todos os trabalhadores por conta de outrem, trabalhadores independentes, empresários em nome individual e sócios de Sociedades Unipessoais.
Como é realizada a candidatura?
Esta oportunidade tem um regime de candidatura aberta que pode ser submetida online através do IEFP.
As candidaturas são aprovadas até ao limite anual da dotação do orçamento e o apoio máximo é de 750 euros, por destinatário e por ano, para formação no âmbito do digital.
O apoio pode ser utilizado em que áreas formativas?
Esta medida destina-se a trabalhadores que optem por fazer cursos ou formações nas seguintes áreas de conhecimento:
- Comércio digital;
- Ferramentas de produtividade e colaboração;
- Cibersegurança;
- Gestão de redes sociais;
- Indústria 4.0;
- Business Intelligence;
- Programação;
- Robótica;
- CRM;
- Automação;
- Análise de dados;
- Design UX/UI.
Importa realçar que as formações devem ser realizadas em entidades certificadas pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) ou em entidades que tenham, nos seus diplomas de criação ou autorização de funcionamento, o desenvolvimento de atividades formativas.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
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