1. "Não tenho nada para fazer de momento. O que devo fazer de seguida?"
O trabalhador deve ser autónomo, dividir o seu trabalho e saber quais os projetos que pode agarrar. Quando não souber o que fazer ajude um colega de trabalho, entre num novo projeto ou retome uma tarefa antiga, mas não pergunte o que tem de fazer.2. "Essa não é a minha tarefa!"
Mesmo que lhe peçam para fazer algo que não estava na descrição do emprego, não se deve recusar a fazê-lo. Pedir ajuda pode custar mas custa ainda mais receber um não como resposta.3. "Não consigo!"
Pior do que não querer ajudar é não saber ajudar, não saber como fazer algo. Fale com alguém que esteja dentro do assunto sempre que se encontrar preso numa tarefa.4. "Passei a noite em claro para terminar este trabalho."
Apesar de se valorizar o esforço extra feito pelo trabalho, a eficiência é mais premiada. Um empregador não aprecia ter trabalhadores que precisam constantemente de tempo extra para terminarem alguma tarefa. O que impressiona é fazer as coisas bem e dentro do tempo.5. "Não tive tempo."
A gestão do tempo é sua responsabilidade. A numeração das prioridades também. Dizer ao patrão que não teve tempo suficiente para fazer algo soa a desculpa aos ouvidos deste.A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
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