Sabe se as suas contribuições para a Segurança Social estão em ordem? Para evitar problemas no futuro e longas filas de espera nas lojas do cidadão, reunimos, neste artigo, os passos necessários para encontrar a resposta a esta questão. Assim, saiba como consultar os seus descontos para a Segurança Social.
Para ter direito à reforma tem obrigatoriamente de descontar para a Segurança Social – a chamada carreira contributiva. Porém, se pretende assegurar a qualidade de vida quando chegar o momento da reforma, deve começar por colocar em prática duas medidas fundamentais:
- Fazer uma poupança para a reforma;
- Garantir que os descontos para a Segurança Social estão em dia.
Leia ainda: FEFSS: Como funciona este apoio aos pagamentos da Segurança social?
Qual a importância de conhecer a sua carreira contributiva?
Em primeiro lugar, é fundamental que verifique se os descontos estão certos e se não existe nenhum erro. Por outras palavras, imagine que a sua atual ou anterior entidade empregadora não fez os descontos corretamente? O mais “pequeno erro” pode condicionar futuros rendimentos a que tenha direito, nomeadamente:
- Valor a receber de pensão de velhice na reforma;
- Valor do subsídio de desemprego, caso perca o emprego.
Isto porque, quanto mais descontos efetuar para a Segurança Social maior será a sua reforma ou subsídio de desemprego, já que os mesmos influenciam o rendimento. Assim sendo, seja empregado ou patrão, deve verificar se os seus descontos estão em dia.
Como posso verificar os descontos para a Segurança Social?
A qualquer momento pode consultar o seu histórico de contribuições. Tem, concretamente, duas formas de o fazer:
- Diretamente num balcão de atendimento da Segurança Social;
- Através do site da Segurança Social Direta.
Se pretender que seja mais fácil e rápido, faça a consulta via online, na Segurança Social Direta. Dessa forma, evita deslocações e possíveis filas de espera.
Por conseguinte, se escolher esta última hipótese, deve efetuar os seguintes passos para verificar os descontos para a Segurança Social:
Pode entrar no site da Segurança Social - www.seg-social.pt.
Passo 2 - Entrar em Segurança Social Direta
Neste segundo passo, pode aceder à Segurança Social Direta de duas formas:
- Chave Móvel Digital;
- Aplicação de autenticação gov.pt – neste caso, tem de ter um leitor de cartões de cidadão que pode comprar em qualquer espaço vendedor de eletrónica de consumo.
Passo 3 - Escolher carreira contributiva
Na página principal da Segurança Social Direta, efetue as seguintes escolhas:
- clique com o rato na opção “EMPREGO”;
- e selecione a opção “CARREIRA CONTRIBUTIVA”.
Passo 4 - Saber quantos anos tem de descontos
Chegado a esta fase, tem de aceder à área da “Carreira Contributiva”. Aqui encontrará uma lista com todos os anos em que trabalhou e descontou para a segurança social. Por fim, deve verificar se nesta lista estão todos os anos de trabalho.
Passo 5 – Analisar detalhadamente a sua carreira contributiva por ano
Para saber mais detalhes sobre as suas contribuições para a Segurança Social, selecione o ano que pretende verificar - clique em “VER DETALHES”.
Passos 6 – Analisar detalhadamente cada mês
Neste último passo, pode escolher o mês que pretende e encontrar os descontos feitos por si ou pela entidade para a qual trabalha ou trabalhou no ano em causa.
Leia ainda: Declaração Anual de Rendimentos à Segurança Social: O que fazer?
Sabe quanto desconta para a Segurança Social?
Os valores das contribuições para a Segurança Social estão relacionados com vários fatores, nomeadamente com:
- Modalidade de trabalho;
- Contrato que tem com a organização;
- Situações muito particulares (por exemplo, no caso de ter algum grau de deficiência).
De salientar que, tem sempre a possibilidade de consultar a tabela de contribuições para a Segurança Social com todos os detalhes que necessita de saber.
Caso se encontre em situação regular – ou seja, sem qualquer desconto especial, as contribuições são as seguintes:
- Trabalhadores por conta de outrém: 34,75% (em que a entidade empregadora desconta 23,75% e o trabalhador desconta 11%)
- Trabalhadores por conta própria: 21,4%
- Empresários em nome individual: 25,2%
Leia ainda: Simulador Segurança Social Trabalhadores Independentes 2022
Encontrou um erro nos seus descontos para a Segurança Social? O que fazer
Ao verificar os seus descontos para a Segurança Social, pode estar tudo bem, mas também suceder o contrário. Assim, se os valores apresentados nos seus recibos de vencimento não baterem certo com os descontos que a Segurança Social indica, deve entrar em contacto com os serviços da Segurança Social ou com a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) para perceber o que pode fazer para regularizar a sua situação contributiva.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário